Início Colunas Coluna do André Carlos Zorzi André Carlos Zorzi: Matemática ajuda, mas a Lusa, não

André Carlos Zorzi: Matemática ajuda, mas a Lusa, não

Entre os ruins, conseguimos ser o pior. Assim fica difícil

13
Foto: Ronaldo Barreto/Ag.Paulistão

Vocês lembram quando a Lusa conquistou duas vitórias seguidas na elite do Paulistão pela última vez? Foi entre a 10ª e a 11ª rodadas da Série A1 de 2014: 2 a 1 no Comercial e 2 a 0 no Mogi Mirim. Faz nove anos, a serem completados agora, dia 26.

+ Ex-Lusa, Caio Mancha vai à Vila e assiste jogo contra o Santos

Se a gente vencer o São Bento no Canindé na próxima rodada, há grandes chances de chegarmos ao último jogo com chances reais de não cair. Afinal, agora a Ferroviária pega Palmeiras e Inter. O São Bento pega a gente e o Red Bull, isso se perder o jogo que falta contra o São Paulo. A Inter pega Guarani e Ferroviária. E o Ituano joga contra Red Bull e Santos, além do São Bernardo, três bons adversários. Que dá, dá. Mas e a Lusa?

Passamos o campeonato inteiro a uma vitória de voltar para a briga. Com derrota atrás de derrota em confrontos diretos e dois empates, fomos nos arrastando. Os outros times também são muito ruins, e foi nisso que me inspirei para acreditar ao longo do torneio. Não somos os únicos em crise, com torcida protestando, com um time que deixa a desejar, sem fazer valer o fator casa… Mas entre os ruins, somos os piores. Que feito!


A goleada contra o Santos foi um balde de água fria. Num momento em que o saldo de gols continuava sendo vital em termos de classificação, deixaram o alvinegro desenterrar o trator do Canindé e passar por cima da gente. Não basta a tabela ingrata, a fase ruim, agora a moral está lá em baixo, e a torcida vai pro jogo com a paciência zerada.

Fica aqui um desafio aos atletas: calem a nossa boca. Mostrem que a Lusa ainda não caiu, ao contrário do que muita gente pensa. Que dá para ir para a última rodada a uma vitória da permanência. Só depende de vocês.

Eu, sinceramente, ainda torço, mas não acredito mais.

Seguimos rumo ao tetra! – mas agora da série A2.

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

13 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jose
1 ano atrás

Tá na hora de experimentar o goleiro contratado eu acho, embora não seja culpado o goleiro titular é o mais vazado do campeonato.

Renato
1 ano atrás
Responder para  Jose

Meu Deus, o único jogador que tem um pouco de noção do que é futebol é o Tomazella, aí a pessoa fala para trocar o goleiro, só rindo. Vai jogar com uma defesa inteira de pé de rato, e uns volantes que não sabem nem andar na sua frente, para ver se não toma gols, é só assistir os jogos e ver que a bola não saía da área da LUSA.

Elvio Martins
1 ano atrás
Responder para  Jose

Pelo amor de Deus…….. nosso problema não é goleiro. Cadê um meio campo que organize jogadas para os atacantes e cadê atacante com um mínimo de qualidade pra fazer gols.

Fernando Duarte
1 ano atrás

O que acontece se eu não acreditar? Nada. Quero ter esperança? Sim. Os dois últimos adversários são bicho papão? Não, nem de perto.Milagre existe? Sim às vezes .12 pontos escapamos? Sim. Estou triste, na verdade arrasado, mas só vou chorar a hora que souber que acabou e isso ainda não aconteceu. Sou brasileiro e além de não desistir nunca, temos na alma portuguesa a certeza que a única coisa que acreditamos é a luta e a vitória. Eu acredito!!

Renato
1 ano atrás
Responder para  Fernando Duarte

Não vai ganhar nem do São Bento, pode acreditar.

Paulo Garcia
1 ano atrás

Até pode vencer o São Bento (importante lembrar que para eles o empate é um ótimo resultado, portanto vão jogar fechados), mas não ganha do Mirassol na casa do adversário. Assim, talvez termine com 10 pontos. E com esse número não vai escapar da queda…

LUSITANO
1 ano atrás

Já caiu… esquece!!! O time é horroroso…. muito ruim…. não existe milagre!!!

ACC: FDP!!!! VTNC!!! RENÚNCIA JÁ!!!!

Lucas Pilla
1 ano atrás

Poxa depois de tanto tempo, cair dessa forma é lamentável. Espero casa cheia no próximo jogo é decisão pelo menos 1 mil torcedores é obrigação! Força Lusinha!!!!

Paulo Garcia
1 ano atrás
Responder para  Lucas Pilla

Mil torcedores é casa cheia?????

RODRIGO SERRA
1 ano atrás
Responder para  Paulo Garcia

Na fase que estamos deveria ser publico zero
Pede para o Acc vende esse jogo tbm para fazer renda sei lá para o que ? Pq as dívidas continuam e seu torcedor desprestigiado, maltratado e ainda por cima irá levar a culpa por não ajudar se tornando sócio torcedor.
CASTANHEIRA já tenha o discurso pronto em caso de concretização da queda . Verme igual os anteriores

CARLOS ALBERTO MACHADO
1 ano atrás

Impressionante como alguns ainda acreditam…
Estamos há sete jogos esperando por uma famigerada vitória. Vinte e um pontos disputados e apenas dois conquistados.
O grande problema é quem poderia fazer um golzinho? Afinal todos os atacantes contratados tem uma peculiaridade, não sabem fazer gols.
Outra coisa é certa : vamos tomar gol. Tem sido assim…
Além do mais, temos, sem dúvida, o pior elenco dentre todos os participantes.
ACC, TC e MJ nos condenaram antes mesmo do campeonato começar.

Luiz Carlos Pires de cotia SP
1 ano atrás

Como o avô ( velho torcedor da lusa) agora vai explicar para seu neto pequeno e ainda não entende de futebol ( que ele quer que o neto torça prá lusa) que a lusa foi campeã e que ganha muitos jogos e é bom time pra torcer ( dizia o avô quando levava seu neto aos jogos ano passado na série A2 ) de um ano pra cá ele cresceu mais um pouco e sua mente tambem ,e agora o neto pergunta ao avô ;: avô o que é série A2 ? , o quê é rebaixamento ? o que é time sem divisão? a lusa foi campeã ano passado mas escuto sempre que ela nunca ganha títulos não tô entendendo ?????? Resumindo ; coitado do avô que precisou enganar/ iludir seu neto pra torcer pela portuguesa e agora torce más não tá entendendo ainda certas coisas e coitado mais ainda do neto que vai sofrer sua vida inteira torcendo pela lusa por influência do avô más não vai mudar em torcer pra outro clube em homenagem ao avô . Uma história emocionante/ triste mas que é uma realidade que acontece muito nos meandros do Canindé e tambem acontece com paí e filho em bem menos proporção já que o pai não vai querer dar esse sofrimento ao filho , enquanto o avô já é uma das última alegria da vida em ver que vai morrer mas ao menos fez seu neto ser torcedor da lusa e parece não assimilar que seu neto vai sofrer torcendo pra lusa que ele ensinou.

Eduardo
1 ano atrás

Coração de torcedor, sobretudo da Lusa, é uma coisa muito louca. Na home do NetLusa tem uma matéria que diz que nossa chance de cair é de 95,7%. Aí, bem ao lado, tem o link para essa coluna que diz que “a matemática ajuda”. Como assim? A matemática praticamente já nos rebaixou. Mas aí, como também sou desses loucos, me agarro agora num fiapo de esperança. Quero ver se os times que tínhamos esquecido de secar, tipo Inter de Limeira e o próprio São Bento, ainda podem ser ultrapassados por nós se somarmos os 6 pontos. E provavelmente só vou me iludir e sofrer um pouco mais…

wpDiscuz
Sair da versão mobile