Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil na Wikipedia
Aos 27 anos, a ginasta americana Simone Biles se tornou a primeira atleta a ser nove vezes campeã do US Championship, competição nacional dos Estados Unidos.
Com uma carreira lendária, as vitórias da atleta geram muitas apostas esportivas e expectativa nos fãs do esporte, sempre de olho nas competições onde ela está presente.
Biles é dona de quatro medalhas de ouro em Olimpíadas, apontada como um dos nomes mais fortes da história da ginástica. Ela deve estar presente nos Jogos Olímpicos de Paris.
O eneacampeonato de Simone Biles
Com a disputa do US Championship em Fort Worth, Texas, Simone Biles conquistou o eneacampeonato sob os olhares de sua mãe, Nellie Biles, que estava na torcida e se emocionou.
Foram dois dias de competição, somando 119.750 pontos, uma vantagem de 5.900 pontos para a Skye Blakely, vice-campeã. Em terceiro lugar, Kayla DiCello teve 8.950 a menos.
Vale destacar que Simone Biles teve as seguintes notas no último dia de competição:
- Salto – 15.000;
- Barras assimétricas – 14.400;
- Trave de equilíbrio – 14.800;
- Exercício de solo – 15.100.
Com isso, ela falhou apenas no salto virado, mas também ficou com o título nele. Outro ponto interessante é que a lenda americana varreu as cinco modalidades, conquistando todas as medalhas de ouro nos aparelhos individuais, além de vencer no geral.
Com o seu nono título, mostra toda a sua superioridade no retrospecto, já que de 2013 para cá, ela só não foi campeã em 2017, 2020 e 2022.
“Eu não poderia estar mais orgulhoso de como estou me saindo nesta época do ano, apenas ganhando essa confiança. Repetidamente, voltando à frente da multidão. E apenas fazendo o que faço nos treinos”, disse Simone Biles, após a nona conquista.
Agora, Simone Biles já foca nas Olimpíadas de Paris 2024. Ela irá participar de uma seletiva nacional em Mineápolis, no final de junho. Serão cinco ginastas representando os Estados Unidos.
Biles pausou carreira em 2021
No ano de 2021, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, Simone Biles chegou como a favorita para o outo. Porém, ela desistiu de disputar quatro das cinco finais que conseguiu vaga, alegando exaustão mental.
Com isso, tirou dois anos para se recuperar, justamente no auge da sua carreira, focando em cuidar da saúde mental, retornando aos 26 anos. E no seu retorno, ela impressionou todo o mundo da ginástica artística.
Com um salto nas classificatórias no Mundial da FIG de Antuérpia, a americana conseguiu a maior pontuação já registrada, mostrando que estava realmente de volta, mesmo após o tempo sem competições.
Ela chegou a dar declarações que deixar de disputar aquelas finais das Olimpíadas foi a sua maior vitória, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental e não apenas focar no lado esportivo.
Agora, com a saúde mental em dia e focada nos jogos, tem tudo para buscar conquistas em Paris. Inclusive, plataformas como a Betano oferecem mercados de palpites na ginástica, com opções atrativas para as Olimpíadas.