Início Notícias Premier League é cada vez mais brasileira: mas por quê?

Premier League é cada vez mais brasileira: mas por quê?

0

A Premier League é a principal competição de futebol de Inglaterra e uma das ligas mais assistidas, ricas, e antigas do planeta. Desde sua criação na década de 90, já foi o palco de muitos craques brasileiros, desde o inesquecível Gilberto Silva ao inquestionável Richarlison. Mas na atualidade, é mais brasileira do que nunca…

Revolução brasileira em Inglaterra?

É inegável que o número de jogadores brasileiros na Premier League tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Na totalidade da década de 90, apenas sete jogadores brasileiros conseguiram marcar um gole na Premier League:

• Branco (Middlesbrough)
• Emerson (Middlesbrough)
• Fumaça (Newcastle)
• Isaías (Coventry City)
• Juninho (Middlesbrough)
• Sylvinho (Arsenal)
• Emerson (Chelsea)

Contudo, apenas entre 2020 e a atualidade, já foram mais de 30 os jogadores brasileiros a marcar o primeiro gole na liga inglesa, desde Raphinha (Leeds) e Allan (Everton) a Antony e Casemiro (Manchester United). Mas por quê?

Quais são as causas do maior interesse da Premier League em jogadores brasileiros?


A presença de jogadores brasileiros numa competição internacional atrai sempre um maior interesse da torcida brasileira. Estima-se, por exemplo, que mais brasileiros recorram a casas de apostas como a Bet365 para apostar na Premier League quão maior for o número de craques brasileiros em competição.

Contudo, a reforçada aposta da Premier League no Brasil não tem uma motivação comercial: está relacionada com política, futebol, e o mercado de transferências internacional.

Brexit

O Brexit é um dos principais fatores a considerar porque acabou facilitando muito a transferência de jogadores brasileiros para Inglaterra. Após a imposição do Brexit (que consistiu na saída do Reino Unido da União Europeia), tornou-se mais fácil para cidadãos não-europeus obter um visto para trabalhar no Reino Unido. Isso pode ter motivado muitos times ingleses a apostar em jogadores brasileiros em prol de jogadores europeus, como vinha acontecendo.

Aposta em talentos precoces

Anteriormente, os times da Premier League só contratavam jogadores brasileiros após eles se destacarem em outras ligas europeias. Mas em 2023, os times da Premier League compraram mais jogadores diretamente a times brasileiros do que em qualquer outro ano. Foram os casos de:

• Andrey Santos (Vasco da Gama – Chelsea)
• Luizão (São Paulo – West Ham)
• Willian (Corinthians – Fulham)
• Marquinhos (São Paulo – Arsenal)

Este fenômeno se relaciona com a crescente popularidade de uma nova política de contratação na Europa: contratar jogadores de campeonatos sul-americanos quando estes ainda são muito novos para gastar menos dinheiro e contribuir para a sua formação técnica e tática.

A transferência de Vinicius Júnior do Flamengo para o Real Madrid é talvez o exemplo mais conhecido desta nova política de contratação.

Nova reputação do jogador brasileiro

Finalmente, a aposta da Premier League em jogadores brasileiros também é causada pela nova reputação internacional dos craques da canarinha.

Anteriormente visto como franzino, taticamente indisciplinado, e individualista, o jogador brasileiro tem uma nova reputação em Inglaterra e não fica atrás de ninguém ao nível do físico e do conhecimento tático.

O caso do brasileiro Joelinton, do Newcastle, é exemplar. Joelinton é um jogador extremamente físico que provou todo seu conhecimento tático quando deixou de jogar como centroavante para se tornar no principal volante/meia do Newcastle. Melhorou muito desde que se fixou no meio-campo, onde faz uma excelente dupla com Bruno Guimarães, outro brasileiro.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
wpDiscuz
Sair da versão mobile