Por Antonio Quintal*
Ontem foi dia de festa no Estádio do Dragão, em jogo válido pelas quartas de rinal da Liga dos Campeões da Europa, o Porto venceu o grande Bayern de Munique, 3 a 1, e deu passo importante para chegar às semifinais da competição.
O time do Porto jogou muita bola, iniciou o jogo marcando a saída de bola dos alemães e se deu bem. Logo aos 3’, Jackson Martinez roubou a bola de Xabi Alonso, entrou na área e driblou o goleiro Neuer, que derrubou o atacante do Porto. Pênalti que Quaresma cobrou e abriu o caminho da grande vitória portista. Muito inspirada, a equipe portuguesa manteve forte ritmo na marcação e no ataque. O bom futebol do Porto foi premiado. Aos 10’, foi a vez de Quaresma “bater a carteira” do brasileiro Dante e chutar no canto direito da meta alemã.
Com dois gols no placar com apenas dez minutos, o Porto ganhou mais personalidade, mais confiança e passou a controlar a partida. Perdido por um, perdido por dez, o Bayern partiu ao ataque para buscar algo melhor. Aos 28’, houve um cochilo dos zagueiros portugueses e Thiago Alcântara aproveitou para fazer o primeiro gol germânico. Primeiro tempo encerrado com 2 a 1 para os mandantes.
Na segunda etapa a representação portuguesa chegou ao terceiro gol na marca dos 20’. Lance de muita habilidade e precisão de Jackson Martinez que fechou as contas. A verdade é que o onze luso mostrou muito sentido coletivo, principalmente na hora de marcar. Entendo ser esta a grande arma dos comandados de Lopetegui.
O Porto começou o encontro com: Fabiano, Danilo, Indi, Maicon, Alex Sandro, Casemiro, Óliver, Herrera, Quaresma, Jackson Martinez e Brahimi. Durante a fase final entraram: Rúben Neves, Evandro e Hernani, que substituíram Óliver, Quaresma e Brahimi.
Pelo lado alemão atuaram: Neuer, Rafinha, Lahm, Dante, Boateng, Bernat, Gótze, Xabí Alonso, Thiago Alcantara, Müller, Lewandowski. Sendo que entram Rode e Badstuber nos lugares de Gótze e Xabi Alonso.
A notável e histórica vitória azul e branca foi assistida por 50.092 torcedores que compareceram ao Dragão.
A segunda partida será disputada em Munique. Os portugueses levam a vantagem de dois gols para o território alemão.
Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal
* Jornalista e torcedor da Lusa.
Foto: Getty Images