Porto vence no Restelo
Jogando ontem no Estádio do Restelo, o Porto derrotou o Belenenses, 2 a 1. Os gols do Porto foram assinalados na primeira etapa. Logo aos 9’ o argelino Brahimi abriu a contagem. Depois de dez minutos, o zagueiro Tonel marcou contra e aumentou a vantagem dos portistas. No segundo tempo o espanhol Ortunho fez o gol do Belenenses. Dessa forma o Porto ficou com os três pontos que o mantém na terceira colocação.
Nacional vence bem na Choupana e respira mais aliviado
Na abertura da rodada, o Nacional venceu o Paços Ferreira por 3 a 0 no Estádio da Madeira na noite da ultima sexta-feira. Ao final da primeira etapa, os mandantes venciam pela contagem mínima, gol contra de Marco Baixinho aos 18’. Na etapa final os madeirenses definiram a vitória nacionalista com gols de Rui Correia aos 27’ e Luis Aurélio aos 31’. Com essa vitória o Nacional chega aos 25’ pontos e se afasta um pouco mais da zona da degola.
Boavista perde no Bessa e continua ameaçado pelo rebaixamento
No sábado, em pleno Estádio do Bessa, o Boavista foi derrotado pelo Rio Ave por 2 a 1. Os visitantes começaram melhor e aos 23’ da primeira parte, Helder Postiga marcou o primeiro gol. Na segunda etapa os axadrezados empataram aos 4’ com Renato Santos. O tento da vitória do Rio Ave foi apontado aos 33’ pelo belga Kayembe. Resultado que mantém o time da cidade invicta nas ultimas colocações e ameaçado pelo descenso.
Arouca e Braga não mexeram no placar
Também no sábado, Arouca e S.Braga se enfrentaram no Estádio Municipal de Arouca e não foram capazes de mexer no placar diante de apenas 740 espectadores. Resultado que não muda a colocação das duas equipes.
Estoril faz a lição de casa como manda o figurino
Se apresentando para 827 torcedores no Estádio Coimbra da Mota, Estoril, o Estoril não teve maiores dificuldades para vencer o V.Setúbal pelo clássico placar de 3 a 0. Em jornada das mais inspiradas o artilheiro Léo Bonatini assinalou os três gols do time canarinho. Aos 18’ e aos 40’ da primeira fase e aos 19’ do tempo final o atacante brasileiro colocou a bola no fundo da meta dos visitantes.
Marítimo vence nos Barreiros e mantém Acadêmica na rabeira. Jogando no Estádio dos Barreiros diante de 6.756 espectadores, o Marítimo venceu a Acadêmica por 1 a 0. O gol dos insulares foi marcado aos 4’ do período complementar pelo senegalês Diawara. Para o Marítimo a vitória aumentou a distancia dos últimos lugares. Para a equipe de Coimbra, a derrota aumenta o risco de descenso.
A zebra correu solta em Moreira de Cônegos.
Ontem no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, perante 2.129 assistentes, o Moreirense foi surpreendido pelo lanterna Tondela e foi derrotado por 2 a 1. A representação de Moreira de Cônegos abriu o marcador logo aos 11’ com o brasileiro Rafael Martins. Ainda na etapa inicial, os visitantes empataram. Aos 25’ o brasileiro Nathan Junior cobrou grande penalidade e igualou. No segundo tempo, aos 60’ a turma de Tondela conseguiu o tento da virada quando Rafael Martins marcou contra e definiu a história do jogo. Mesmo vencendo, o Tondela não conseguiu deixar a ultima colocação e provavelmente não conseguirá isso até o final do campeonato. Para os donos da casa a derrota foi péssima,pois deixaram escapar grande oportunidade de se distanciar dos últimos colocados.
Sporting tropeça em Guimarães e sente aproximação do Benfica
Na noite da ultima segunda-feira, em jogo realizado no Estádio D.Afonso Henriques, diante de 19.924 torcedores, V.Guimarães e Sporting não foram capazes de mexer no placar. A partida fez parte da 24ª rodada. Depois de mais esse empate, os Leões de Alvalade seguem na liderança do campeonato, mas sentem a aproximação do Benfica que venceu nesta jornada e está nos calcanhares do Sporting.
Benfica vence fácil o União e encosta no Sporting
Jogando na Catedral da Luz, o Benfica não encontrou maiores dificuldades para bater o União da Madeira por 2 a 0 diante de 44.485 espectadores. O brasileiro Jonas abriu a contagem para os encarnados logo aos 5’ da primeira parte. Na etapa final a contagem foi encerrada aos 31’ quando o artilheiro do campeonato marcou pela segunda vez no jogo. Com essa vitória e o empate do Sporting em Guimarães, as Águias encostam de vez no líder Sporting e podem ultrapassá-lo no grande clássico entre ambos que será jogado na próxima rodada. A diferença caiu para apenas um ponto e com certeza, o estádio de Alvalade irá tremer na briga pela liderança.
Próxima rodada:
Paços Ferreira x Marítimo
Sporting x Benfica
Tondela x Arouca
União Madeira x Belenenses
V.Setúbal x Moreirense
Boavista x Nacional
Academica x V.Guimarães
S.Braga x Porto
Rio Ave x Estoril
II LIGA
Chaves vence Benfica B e segue firme rumo ao acesso. Mostrando estar preparado para conseguir voltar à Liga na próxima época, o D.Chaves foi ao Seixal e lá derrotou o time B do Benfica pela contagem mínima. O gol da vitória do Chaves foi marcado aos 39’ do primeiro tempo pelo brasileiro Sandro Lima.Resultado que mantém o Chaves como o líder dos clubes que podem conquistar o acesso.
Portimonense vence Farense e continua na briga para subir. Outro time que cresceu muito no campeonato e reúne condições de subir é o Portimonense. Jogando no Estádio Municipal de Portimão, o time casa venceu o Farense por 1 a 0 onde encontrou dificuldades para furar a retranca contrária. O gol do triunfo foi marcado aos 35’ da etapa final pelo zagueiro brasileiro brasileiro Jadson Morais.
Oriental atrapalha planos do Gil Vicente. No Estádio Eng.Carlos Salema, Lisboa, Oriental e Gil Vicente empataram por um gol. O time da casa marcou o primeiro gol aos 9’ da fase inicial quando Carlos Saleiro soube aproveitar a cobrança de uma penalidade máxima. O empate gilista ocorreu aos 43’ com o gol do nigeriano Simy Nwankwo. No segundo tempo, apesar da luta das duas equipes, o placar não foi mexido. Resultado que tirou do Gil Vicente a chance de se aproximar das primeiras colocações. Para o Oriental o empate pouco serviu e a queda parece inevitável.
Olhanense bate Sporting B e fica na zona de conforto. Jogando no Estádio José Arcanjo, com pouco mais de 500 torcedores presentes, o Olhanense venceu o Sporting B, 1 a 0, somou mais três pontos e se mantém na zona de conforto na tábua de classificação. Não sobe, mas também não cai. O gol da vitória foi apontado aos 24’ da etapa final quando Betinho marcou contra.
Boa e necessária vitória do Leixões em Matosinhos. No Estádio do Mar, o Leixões se impôs diante do D.Aves e venceu por 3 a 1. Logo aos 4 da fase inicial os mandantes marcaram o primeiro gol com Ricardo Barros. Aos 43’ os visitantes chegaram ao empate com o nigeriano Théo Mendy. Passados dois minutos e Ricardo Barros recolocou o Leixões à frente. Na segunda parte o time de Matosinhos definiu a sorte da partida aos 11’ quando Bruno Lamas fechou as contas. Importante vitória do Leixões que assim vai se distanciando dos últimos lugares.
Penafiel ganha e respira mais aliviado. Outro que venceu em casa,3 a 0,e respira mais aliviado é o Penafiel que passou pelo V.Guimarães B. Aos 35’ do período inicial Caetano abriu o placar. Aos 45’, Zidnaba aumentou a vantagem dos donos da casa. No tempo de complemento Caetano voltou a marcar aos 30’ e definiu o resultado positivo para os anfitriões.
Tudo igual na Tapadinha. No Estádio da Tapadinha, Atlético e Acadêmico de Viseu se enfrentaram e empataram por 1 a 1. O suíço Cephas Malele abriu o placar para os atleticanos aos 33’ da primeira fase. Quando faltavam seis minutos para o fim de jogo a representação de Viseu chegou ao empate com o gol de Tiago Borges.
Outra boa vitória do S.Covilhã fora de casa. Dando seqüência à sua série de bons resultados o S.Covilha venceu o S.Braga B dentro do Municipal de Braga por 2 a 0. Aos 21’ da primeira parte Zé Pedro colocou os visitantes à frente. Na etapa final, aos 41’, o espanhol Éder Diez passou a régua e sacramentou a vitória dos Leões de Covilhã.
Freamunde bate lanterna e mantém chances de promoção. De olho no acesso, o Freamunde soube se servir do fato de jogar em seu reduto e venceu o ultimo colocado Oliveirense por 1 a 0. Aos 3’ da primeira etapa Diogo Ramos marcou o único gol do jogo. Vitória que coloca o Freamunde em boas condições de lutar pela promoção à Liga.
Santa Clara vence nos Açores e luta para evitar a forca. Precisando vencer para se safar da zona do rebaixamento,mo Santa Clara fez sua parte ao derrotar o Mafra no Estádio São Miguel, Ponta Delgada por 1 a 0. O gol açoriano foi assinalado aos 27’ do primeiro tempo pelo moçambicano Reginaldo.
Na Póvoa, quem manda é o Varzim. Jogando no Estádio da Póvoa, o Varzim bateu o Porto B por 2 a 0. Os gols do Varzim só foram marcados na segunda parte. Aos 33’ Nelsinho cobrou grande penalidade e aos 47’ Chérif fechou as contas a favor dos mandantes.
No chamado jogo de seis pontos o Famalicão levou a melhor e chegou ao segundo lugar. No ultimo jogo da rodada, o Famalicão venceu o Feirense por 1 a 0 no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão. Quando todos imaginavam que a partida fosse encerrada sem gols, o médio Diogo Santos marcou o gol do triunfo dos mandantes aos 43’ da fase complementar. Vitória importantíssima do Famalicão que assim chega ao topo da classificação e fica em ótimas condições de continuar galgando o acesso. Tristeza para os jogadores de Santa Maria da Feira que suportaram a pressão durante boa parte do jogo e sofreram o gol nos últimos minutos. Pior, perderam o lugar para os vencedores.
TAÇA DE PORTUGAL
Pelas semifinais da Taça de Portugal, nesta quarta-feira teremos dois jogos. Em Vila do Conde o Rio Ave enfrenta o S.Braga. Na outra partida, o Porto recebe o Gil Vicente. Vale lembrar que nos jogos anteriores, chamados de ida, em Braga o time da casa venceu o Rio Ave por 1 a 0 e hoje joga pelo empate. Em Barcelos o Porto passou com facilidade pelo Gil Vicente, 3 a 0, e assim pode até administrar um pequena derrota para chegar à final no Jamor. Ao que tudo indica, a final da Prova Rainha será disputada por Porto e S.Braga.
Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.