Início Notícias de Portugal O ano começou e a bola rolou em Portugal

O ano começou e a bola rolou em Portugal

0

Antonio Quintal

No segundo dia do ano novo, a bola voltou a rolar pelo Campeonato Português da Liga onde a liderança mudou de dono.

Sporting joga melhor vence o Porto e retoma a liderança.                    Com o Estádio de Alvalade completamente lotado, Sporting e Porto fizeram o primeiro grande clássico de 2016 e a vitória ficou com os donos da casa que foram melhores e mereceram vencer.  Partida aguardada com enorme expectativa por parte do publico lusitano já que estava em jogo a liderança do campeonato. No primeiro tempo houve certo equilíbrio, com as duas equipes bem cautelosas evitando sofrer o gol. Antes do placar ser aberto, o Porto teve um chance de ouro de marcar quando Aboubakarf ficou frente a frente com Rui Patrício que fez notável defesa e evitou o tento azul e branco. O primeiro gol dos Leões surgiu de uma falta cometida por Max Rodriguez no lado direito da defesa do Porto. A cobrança foi feita por Matheus Pereira pelo alto onde encontrou o argelino Slimani que subiu e testou no canto direito de Casillas que não conseguiu fazer a defesa. Na etapa final o Porto, procurou mais o ataque, mas praticamente não criou nenhuma situação de embaraço para Rui Patrício. O Sporting procurou explorar os contragolpes e teve boas situações de gol. Em duas ocasiões a bola chocou-se contra a trave do espanhol Casillas. Aos o artilheiro Slimani fez o segundo e jogou por terra as esperanças do Porto em chegar ao empate. Final de jogo com a importantíssima vitória do Sporting que retornou ao primeiro lugar na competição.


Benfica jogou o suficiente para vencer em Guimarães.    Longe de apresentar um futebol brilhante, o Benfica venceu o V.Guimarães no Estádio D.Afonso Henriques por 1 a 0 gol de Renato   marcado aos   da fase final. No primeiro tempo os donos da casa tiveram duas boas chances de marcar, mas faltou qualidade na hora da definição. Já os encarnados tiveram uma oportunidade com o brasileiro Jonas onde o jovem goleiro   praticou espetacular defesa. Na fase final o Benfica foi superior, teve mais posse de bola e mais força ofensiva. As mexidas feitas pelo técnico Rui Vitória surtiram o efeito desejado, os encarnados cresceram na partida e mereceram ficar com os três pontos. Surpreendentemente o time da casa mostrou cansaço e falta de preparo físico na metade do segundo tempo, além de não ter nenhuma criatividade ofensiva.

Depois de muito tempo a Acadêmica volta a vencer.                              No sábado, jogando no Estádio Cidade de Coimbra, a Acadêmica venceu o União da Madeira por 3 a 1 e voltou a vencer no campeonato. Os “Estudantes” começaram a todo vapor e logo aos 7’, da primeira parte, o brasileiro Ricardo Nascimento abriu o marcador. Os insulares reagiram e conseguiram o empate ainda na fase inicial, aos 22’ quando Paulo Monteiro aproveitou a cobrança de grande penalidade. Na etapa final os mandantes chegaram ao segundo gol aos 22’ com Fernando Alexandre. O gol que sacramentou o triunfo da equipe de Coimbra foi assinalado aos 39’ por João Real. Realmente o time comandado pelo técnico Felipe Gouveia foi melhor e mereceu a vitória.  Quanto aos madeirenses, depois de causarem furor contra Benfica e Sporting, parece terem acordado para a realidade da prova.

Boavista perde em casa e entra na zona da degola.                             Parece mesmo que o destino do Boavista será a II Liga. A equipe da cidade do Porto não faz um bom campeonato e ontem foi surpreendida pelo Moreirense no Estádio do Bessa quando perdeu por 3 a 0. Pior ainda é parar na zona do rebaixamento, já que a Acadêmica venceu e empurrou os axadrezados para a forca. Os gols da equipe de Moreira de Cônegos foram apontados por Iuri Medeiros aos 16’ do primeiro tempo, Rafael Martins aos 5’ e pelo Vitor Gomes aos 32’ da fase final. Ótimo resultado para o Moreirense que chega aos 17’ pontos e vai se distanciando do fogo.

Nacional foi salvo pelo “gongo”.                                                                No Estádio da Madeira, na Choupana, Nacional e Arouca fizeram bom jogo com muitos gols e o placar, 2 a 2, refletiu o que aconteceu nas quatro linhas. Os visitantes abriram a contagem aos 13’ com um gol de Zequinha. Os mandantes empataram aos 18’ quando Salvador Agra aproveitou a cobrança de uma grande penalidade. No ultimo minuto da fase inicial o Arouca marcou seu segundo gol com David Simão. Na etapa final o time nacionalista martelou muito até alcançar a igualdade que veio aos 49’ com Luís Aurélio. Pelas circunstancias que foi conquistado, o empate teve sabor de vitória para os jogadores da Madeira. Já os comandados de Lito Vidigal saíram irritados do gramado por cederem a igualdade no ultimo minutos dos acréscimos.

Marítimo só empata nos Barreiros.                                                         No Estádio dos Barreiros, o Marítimo não foi além de um empate por um gol com o Estoril.  O artilheiro Marega abriu a contagem para o time da casa aos 25’ do tempo inicial e deu a falsa impressão que os madeirenses venceriam o jogo.Na etapa complementar os amarelinhos cresceram de produção e buscaram a igualdade que veio aos 25’ quando o brasileiro Léo Bonatini converteu uma penalidade máxima. Depois do jogo o técnico Ivo Vieira reconheceu os méritos do Estoril enquanto Fabiano Soares dizia que seu time poderia ter vencido fora de casa.

Em Setúbal mais um empate.                                                                   No Estádio do Bonfim, tivemos outro empate na rodada onde V.Setúbal e S.Braga ficaram no 1 a 1. Os alviverdes começaram a todo vapor e logo aos 4’ o artilheiro coreano Suk Hyun abriu o marcador para os donos da casa. Vantagem que foi mantida até o final da primeira parte. Na segunda etapa os bracarenses pressionaram muito e chegaram ao empate na marca dos 17’ quando o brasileiro Marcelo Goiano marcou. Ao final da partida os dois treinadores mostraram satisfação pelo resultado. O técnico Quin Machado enalteceu a força do S.Braga enquanto  Paulo Fonseca elogiou o bom futebol do Setúbal. Parece mesmo ter sido bom para todos a divisão dos pontos.

Bom jogo e empate para Paços Ferreira e Belenenses.                           O que não faltou nessa rodada foi empate, e no Estádio da Capital do Móvel tivemos mais um deles onde Paços Ferreira e Belenenses empataram por 2 a 2. O time de Belém começou melhor e aos 6’ Tiago Caeiro fez 1 a 0. Passados seis minutos e os mandantes empataram com Bruno Moreira que aproveitou a cobrança de grande penalidade. Na segunda etapa Andrezinho colocou os mandantes à frente aos 30’ e aos 32’ os visitantes colocaram números finais no placar. Resultado melhor para o Belenenses que chegou aos 17’ pontos e vai se afastando do porão da classificação.

Zebra em Vila do Conde.                                                                              A zebra da rodada ficou por conta do Tondela que foi ao Estádio dos Arcos em Vila do Conde e lá derrotou o favorito Rio Ave por 3 a 2 em jogo dos mais movimentados. Ao final da primeira etapa os donos da casa venciam por 1 a 0, gol marcado por Tarantini aos 32’. Na etapa final as redes não pararam de balançar. O venezuelano Jhon Murillo empatou aos 12’ e incendiou sua equipe que passou a ser mais perigosa. Aos 24’ o brasileiro Wagner Borges virou o placar para os visitantes. Aos 27’ o Tondela ampliou para 3 a 1 com o brasileiro Nathan Junior. Aos 45’ o cabo-verdiano Heldon diminuiu o prejuízo para o Rio Ave. Depois de quatro meses sem vencer no campeonato, o Tondela, agora orientado pelo internacional Petit conseguiu sua primeira vitória longe de casa, a segunda no campeonato. Apesar de vencer, o Tondela continua segurando a lanterna da competição.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 7 Sporting 38 15 12 2 1 26 7 +19 a
2 8 FC Porto 36 15 11 3 1 30 9 +21 a
3 Benfica 34 15 11 1 3 35 10 +25 a
4 Braga 26 15 7 5 3 20 8 +12 a
5 7 V. Setúbal 22 15 5 7 3 27 22 +5 a
6 7 Paços Ferreira 22 15 6 4 5 21 17 +4 a
7 8 Rio Ave 21 15 6 3 6 24 23 +1 a
8 Arouca 20 15 4 8 3 19 17 +2 a
9 V. Guimarães 19 15 5 4 6 16 21 -5 a
10 Marítimo 18 15 5 3 7 21 28 -7 a
11 Estoril Praia 17 15 4 5 6 12 18 -6 a
12 Belenenses 17 15 4 5 6 18 32 -14 a
13 7 Moreirense 17 15 4 5 6 15 18 -3 a
14 8 Nacional 16 15 4 4 7 14 17 -3 a
15 U. Madeira 14 15 3 5 7 9 21 -12 a
16 7 Académica 13 15 3 4 8 14 27 -13 a
17 8 Boavista 10 15 2 4 9 9 21 -12 a
18 Tondela 8 15 2 2 11 9 23 -14 a

Próxima Rodada

16ª Rodada

06/01 U. Madeira 15:00 Boavista h2h
Arouca 16:00 Estoril Praia h2h
Tondela 16:00 Paços Ferreira h2h
Moreirense 16:15 V. Guimarães h2h
Belenenses 18:00 Nacional h2h
Braga 18:15 Académica h2h
Benfica 19:00 Marítimo h2h
FC Porto 20:15 Rio Ave h2h
V. Setúbal 20:15 Sporting h2h

II Liga

Grande vitória do Chaves em Santa Maria da Feira.                                    No chamado jogo de seis pontos realizado no Estádio Marcolino de Castro em Santa Maria da Feira, o Desportivo de Chaves levou a melhor diante do Feirense por 1 a 0. Resultado que valeu ao Chaves a liderança das equipes que brigam pelo acesso à Liga. O gol da vitória foi marcado aos 15’ do segundo tempo por Luís Silva. O Feirense deixou escapar a chance de se distanciar do adversário na tábua de classificação.

Jogo de muitos gols e empate em Covilhã.                                              No Complexo Desportivo de Covilhã jogaram S.Covilhã e Acadêmico de Viseu. Ao final da partida o placar acusava o empate por dois gols. Depois de terminar o primeiro tempo em branco as duas equipes voltaram mais dispostas e logo aos 3’, o time de Viseu marcou com Forbes. Passados oito minutos e o brasileiro Clayton Leite aumentou a vantagem dos visitantes. A reação dos locais começou quando ninguém esperava. Aos 42’ o francês Bilel Aouacheria diminuiu e aos o brasileiro Davidson cobrou uma grande penalidade e deixou tudo igual. Para a equipe de Viseu o resultado teve sabor de derrota já que vencia por dois a zero até os 43’ da fase final. Para os Leões o empate pode ajudar muito na fuga da degola.

Santa Clara vence nos Açores.                                                                Jogando diante de sua torcida no Estádio São Miguel, Ponta Delgada, Açores, diante de apenas 491 torcedores, o Santa Clara derrotou o Olhanense por 1 a 0. O gol da vitória açoriana foi marcado aos 40’ do segundo tempo por Hugo Santos. Mesmo sem fazer um bom jogo os locais ficaram com os pontos.

Freamunde bate o Benfica B.                                                                    Diante de 660 torcedores presentes ao Estádio do Complexo Desportivo de Freamunde, o Freamunde venceu o time B do Benfica pela contagem mínima. O gol do time da casa foi apontado aos 23’ da primeira parte por Pedrinho.Com essa vitória os Capões se aproximam da zona de classificação à subida ao principal campeonato do país.

Tudo igual em Famalicão.                                                                          No Estádio Municipal de Famalicão, deu empate, 1 a 1, no encontro entre Famalicão e Penafiel. Os donos da casa abriram o placar aos 34’ do primeiro tempo com Feliz Vaz. Na etapa final aos 18’, o senegalês Yero deixou tudo igual. Empate que atrapalhou os planos do Famalicão na briga pelo acesso e de nada ajudou os visitantes que continuam no buraco negro.

Gil Vicente ganha no Faro e sobe na classificação.                             Quem se deu bem na rodada foi o Gil Vicente. A equipe gilista foi ao Faro e em pleno Estádio São Luis venceu o Farense por 2 a 0. Não houve gols no primeiro tempo. Na parte final os visitantes marcaram aos 2’ e aos 9’ com o artilheiro nigeriano Simy Nwanhwo que entrou no intervalo e mudou a história da partida. Vitória que impulsiona o time de Barcelos ao bloco dos pretendentes ao acesso.

Ufa! O Leixões ganhou uma.                                                                        O Leixões voltou a vencer no campeonato. Atuando diante de sua massa torcedora, a equipe de Matosinhos venceu o Oliveirense por 3 a 1 no Estádio do Mar. Os mandantes começaram atacando e logo aos 5’ o brasileiro Bruno Lamas fez 1 a 0. Ainda na primeira etapa, aos 43’, Petras aumentou a vantagem. Na segunda etapa, aos 4’, Ricardo Barros ampliou para 3 a 0 e somente aos 39’ Pedro Oliveira diminuiu para a representação de Oliveira de Azeméis. Resultado importantíssimo para o Leixões na briga para fugir da despromoção.

Em Portimão deu a lógica.                                                                        No Estádio Municipal de Portimão, o Portimonense fez a lição de casa e venceu o Varzim por 2 a 0. Os gols dos alvinegros só saíram na etapa final. Aos 8’ Jorge Pires marcou o primeiro e aos 13’ o brasileiro Jadson Morais aumentou a vantagem dos mandantes.

Sporting B perde no Alcochete.                                                           Na Acadêmia do Alcochete, o time B do Sporting foi batido pelo S.Braga B por 1 a 0. O gol bracarense foi apontado aos Carlos Fortes aos 35’ da fase inicial.

Porto B goleia em casa.                                                                          No Estádio Dr.Jorge Sampaio, Vila Nova de Gaia, o time B do Porto goleou o time B do V.Guimarães por 5 a 2. O brasileiro Bruno Mendes abriu o placar para o Braga aos 14’ da fase inicial. Aos 25’,outro brasileiro, Gleison Moreira empatou para os donos da casa. Passados cinco minutos e o panamenho Ismael Diaz cobrou pênalti e virou o marcador para o Porto. Ainda na primeira parte,aos 40’, Denis Martins empatou para o Vitória e Ismael Diaz fez o terceiro do locais. Na etapa final Francisco Ramos aos 18’ e o colombiano Leonardo Ruiz aos 23’ passou a régua a favor dos tripeiros.

Oriental vence Atlético em jogo muito disputado.                                   No Campo Eng. Carlos Salema, Lisboa, o Oriental, de virada, venceu o Atlético da Tapadinha por 2 a 1. Os atleticanos marcaram primeiro, aos 36’ da fase inicial o suíço Cephas Malele abriu o placar. No período complementar veio a reação dos donos da casa. Aos 7’ o brasileiro Fernando empatou e aos 40’ Carlos Saleiro decretou a vitória do Oriental que continua na penúltima colocação.

Tudo igual em Mafra.                                                                                 Em Mafra, Mafra e Desportivo de Aves empataram por um gol.Os visitantes terminaram a primeira etapa vencendo gol de Nélson Pedroso aos 45’. Na etapa final os mandantes buscaram o gol de empate que veio aos 40’ com o brasileiro Alisson. Péssimo resultado para o Mafra que se encontra no pelotão do inferno.  Já para a turma de Vila das Aves o empate não deixa de ser um bom negócio.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 FC Porto B 49 23 15 4 4 52 27 +25 a
2 7 Chaves 40 23 10 10 3 28 19 +9 a
3 8 Feirense 39 23 10 9 4 27 21 +6 a
4 Freamunde 39 23 11 6 6 28 18 +10 a
5 7 SC Braga B 37 23 10 7 6 26 21 +5 a
6 7 Gil Vicente 37 23 10 7 6 29 21 +8 a
7 7 Portimonense 36 23 9 9 5 33 29 +4 a
8 8 Sporting B 35 23 10 5 8 29 26 +3 a
9 Famalicão 33 23 8 9 6 31 26 +5 a
10 7 Ac. Viseu 32 23 8 8 7 26 29 -3 a
11 8 Olhanense 31 23 9 4 10 22 26 -4 a
12 8 Atlético CP 31 23 8 7 8 22 21 +1 a
13 V. Guimarães B 30 23 8 6 9 25 28 -3 a
14 Desp. Aves 30 23 8 6 9 23 21 +2 a
15 7 Santa Clara 28 23 8 4 11 25 28 -3 a
16 8 Varzim 28 23 7 7 9 23 27 -4 a
17 8 Farense 27 23 7 6 10 24 27 -3 a
18 8 Benfica B 27 23 8 3 12 24 33 -9 a
19 Sp. Covilhã 26 23 5 11 7 22 29 -7 a
20 Penafiel 26 23 6 8 9 23 29 -6 a
21 Mafra 24 23 5 9 9 19 22 -3 a
22 Leixões 24 23 5 9 9 25 31 -6 a
23 7 Oriental 19 23 5 4 14 25 36 -11 a
24 8 UD Oliveirense 17 23 3 8 12 20 36 -16 a

Vale lembrar que os seis últimos serão rebaixados.

Sair da versão mobile