Por Antonio Quintal*
Depois da vitória do Porto, 3 a 1, semana passada no Estádio do Dragão, muita gente entendeu que o time português estava próximo de garantir sua vaga nas semifinais da competição. Infelizmente para os torcedores tripeiros, não foi isso que aconteceu ontem na Allianz Arena, em Munique, onde o Bayern arrasou o Porto por 6 a 1.
A bola rolou e o massacre alemão começou. Exercendo forte pressão, principalmente na saída de bola e não deixando o time português “respirar” o Bayern tomou conta do jogo e chegou logo ao primeiro gol.
Aos 14’, Thiago Alcântara abriu o marcador. Passados oito minutos e Boateng marcou o segundo. O Porto não conseguia sair do seu campo de defesa e era massacrado pelos alemães. Aos 27’ Lewandowski fez o terceiro, Müller anotou o quarto aos 36’ para Lewandowski marcar o quinto antes do final da primeira etapa. O assustado Porto mal chegava ao campo de defesa do Bayern. O goleiro Neuer praticamente não tocou na bola durante a primeira fase.
No segundo tempo os germânicos diminuíram o ritmo e o Porto conseguiu colocar um pouco de equilíbrio na partida. Aos 28’ o colombiano Jackon Martinez anotou o tento de honra dos portugueses. O Porto ainda tentou algumas ações ofensivas sem obter sucesso. Ainda houve tempo para Xabi Alonso cobrar falta aos 43’ e marcar o sexto gol alemão.
O fato é que além da melhor condição técnica do time do Bayern, o Porto não contou com os dois laterais Danilo e Alex Sandro. Isso provocou improvisações na defesa portuguesa e ficou claro também que os reservas não corresponderam.
Festa do Bayern e dos quase 70.000 torcedores presentes.
BAYERN: Neuer, Rafinha, Lahm, Boateng, Badstuber, Bernat, Gotze, Xabi Alonso, Thiago Alcantara, Müller, Lewandowski. Técnico Guardiola. Entraram ainda Dante, Rode e Weiser que substituíram Thiago Alcantara, Rafinha e Gotze.
PORTO: Fabiano, Reyes, Maicon, Marcano e Indi, Casemiro, Oliver e Herrera, Quaresma, Jackson Martinez e Brahimi. Técnico Lopetegui que mexeu no seu time com as entradas de Ricardo Pereira no lugar de Reyes, Ruben Neves no posto de Quaresma e Evandro no de Brahimi.
O sonho do Porto virou pesadelo.
Agora só resta ao Porto brigar para ser Campeão Português.
Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.
* Jornalista e torcedor da Lusa