O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu, nesta terça-feira (26), a permissão para a entrada das bandeiras com mastros nos estádios de futebol. Os artefatos foram proibidos nas praças esportivas do Estado de São Paulo desde 1996. A decisão cabe recurso.
LEIA TAMBÉM: FPF muda horário do jogo entre Lusa x Juventus
De acordo com a decisão, proferida pelo juiz Fabrício Reali Zia, o direito está condicionado ao intuito de “manifestação festiva e amigável”, que está previsto no Estatuto do Torcedor.
A decisão veio em resposta à representação da Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) quanto à possibilidade da entrada controlada das bandeiras nos estádios.
O magistrado considerou que o Estatuto do Torcedor, lei federal e que permite a entrada de hastes e suportes de bandeiras nos estádios, tem valor superior a lei estadual anterior, que proibia a entrada das bandeiras com mastros.
Entretanto, a entrada destes materiais deve seguir as diretrizes da Polícia Militar, que especificará o material, tamanho máximo, quantidade, setor específico para a utilização, além de outros critérios a serem definidos. A decisão cabe recurso.
Vários outros estados permitem a entrada de bandeiras de mastro, tais como Minas Gerais e Rio de Janeiro. As torcidas já pleiteavam este retorno há anos, recebendo pareceres favoráveis.
Aleluia!!!!! Os estádios voltarão a ficar mais coloridos e bonitos. Eu particularmente sou a favor das bandeiras. Inclusive levava minha bandeira com mastro de cano de PVC ao Canindé durante a adolescência. Lógico que espero que as torcidas tenham atitudes civilizadas para o bem das pessoas e do esporte. Pra cima deles, Lusa!
Lembrei do tempo de Corações Unidos, era com satisfação que colocava faixa, montava bandeiras e fazia festa todo jogo, que tempo bom que espero conseguir revê-los, VAI LUSA PÔ!
quando proibiram os mastros das bandeiras diminuiu violência ???? – N Ã O
quando proibiram a cerveja, diminuiu a violência ???? – N Ã O
a violência é do cidadão que tem um espírito primitivo
Proibir as bandeiras deu o mesmo efeito de torcida única…nenhum
Os caras começaram a se matar em lugar e hora combinado.
Tem diferença entre torcedor, sócio torcedor, torcedor de uniformizada e bandido. Cada um no seu quadrado
Parabéns a este juiz que agiu com bom senso! O tremular das bandeiras nas dependências dos estádios é bonito e empolgante!!! Quem fizer besteira com os mastros, que seja punido pelo que fizer!
Como é difícil entrar num estádio em São Paulo! Não pode bandeira, não pode cartaz (a PM faz censura prévia), não pode bebida, não pode nem entrar com uma dessas garrafas de água de hoje em dia que parecem papel! Entrar num estádio na Coreia do Norte deve ser mais fácil que isso. Até quando a população vai aceitar isso?