Início Notícias da Portuguesa Superliga paulista? Em 1999, Lusa foi prejudicada por elitismo

Superliga paulista? Em 1999, Lusa foi prejudicada por elitismo

Melhor classificada do que o Santos em 1998, Portuguesa teve que jogar primeira fase em 1999

3
Foto: Acervo/Gazeta Press

O fim de semana foi de grandes novidades em todo o mundo do futebol. Enquanto em São Paulo a FPF divulgou a retomada da Série A2, na Europa, 12 dos maiores clubes do continente criaram uma Superliga. A nova competição não teria rebaixamento de seus fundadores e tem como ideia fazer com que esses clubes tenha uma arrecadação maior do que com a atual Liga dos Campeões.

O futebol paulista passou por diversas situações, como publicou o 1902futebol. Em uma delas, a Portuguesa acabou prejudicada. Em 1998, o regulamento do Paulistão previa que dos 16 clubes, 12 iniciavam na primeira fase. Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e os quatro melhores do estadual de 1997 disputaram o Rio-São Paulo.

A Portuguesa se classificou para a segunda fase, que foi dividida em dois grupos de seis equipes. Com 18 pontos ganhos, a Lusa ficou sem segundo lugar da chave, à frente do Santos, e se classificou para a semifinal, onde foi prejudicada pela atuação do árbitro argentino Javier Castrilli.

Em 1999, a FPF repetiu o regulamento. A Lusa, porém, ficou de fora do torneio regional e novamente teve que encarar a primeira fase do estadual, enquanto o Santos, quinto colocado, teve o benefício de entrar mais adiante.


Vale destacar que tanto em 1998 quanto em 1999, os times que entraram na segunda fase ficaram livres da ameaça de rebaixamento, que só ocorria em um quadrangular disputado entre os quatro piores times da fase inicial.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Myrian Gimenes da Silva
3 anos atrás

Aparece Taubaté. Ou algum capitão do mato te prendeu??? A FPF já prejudicou a Portuguesa 4.568 vezes e as outras 4.568 foi o nosso fogo amigo, tipico, tradicional e frequente dentro do Canindé!!!!

Luiz Gustavo - Santos/SP
3 anos atrás

A Portuguesa sempre foi prejudicada por “se intrometer” nas fases decisivas e finais dos torneios. Aí virou costume e até hoje os safados metem a mão na Lusa.

Pedro
3 anos atrás

Só para lembrar que o regional, que era o torneio Rio-São Paulo, não tinha classificação no paulista nem no carioca, era sempre os 4 grandes do Rio e os 4 grandes de SP, só houve uma diferença no ano de 2002, que foi o ultimo, uma pena, deveria voltar, ou fazer uma copa do sudeste, ou ambos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile