Início Notícias da Portuguesa Presidente da Lusa vai à FPF e critica erros de arbitragem no...

Presidente da Lusa vai à FPF e critica erros de arbitragem no Paulistão

Antonio Carlos Castanheira compareceu à sede da FPF para reclamar sobre lances polêmicos em jogos da Lusa no Paulistão

44
Foto: Rodrigo Corsi/Ag Paulistão

Dois dias após o executivo de futebol Eduardo Ferreira questionar a atuação da arbitragem no clássico entre Portuguesa e Palmeiras na última quarta-feira (28), o presidente Antonio Carlos Castanheira compareceu na sede da Federação Paulista de Futebol, nesta sexta-feira (1). O mandatário lusitano manifestou o descontentamento com os erros de arbitragem cometidos contra a Lusa no Paulistão.

+ TJD-SP remarca julgamento de Zé Ricardo e Henrique Dourado

De acordo com o que foi apurado pelo NETLUSA, o dirigente se reuniu com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, por mais de três horas, onde apresentou um dossiê de quase 16 páginas e um vídeo com lances mostrando as falhas cometidas em jogos da Rubro-Verde.

Em seguida, ambos os presidentes conversaram com a comissão de arbitragem por quase duas horas. O conteúdo da conversa foi mantido em sigilo. Contudo, a FPF demonstrou um incômodo ao concordar que foram muitos erros cometidos contra a Portuguesa.


No vídeo, foram divulgados lances polêmicos em seis partidas (Inter de Limeira, Ponte Preta, São Bernardo, Corinthians, Água Santa e Palmeiras). Ou seja, metade dos jogos na primeira fase do Paulistão.

Os árbitros dos jogos em questão foram Thiago Luis Scarascati (São Bernardo e Palmeiras), Luiz Flavio de Oliveira (Corinthians e Ponte Preta), Edina Alves Batista (Inter de Limeira) e João Vitor Gobbi (Água Santa). Este último, apitará o jogo entre Lusa x Mirassol, no sábado.  

Esta não foi a única vez que a Lusa faz uma queixa com relação a arbitragem na FPF no Paulistão deste ano. Na estreia diante da Inter de Limeira, José Roberto Cordeiro e Edgard Montemor, então vice e executivo de futebol, respectivamente, questionaram os lances do jogo. O mesmo ocorreu nas partidas diante Corinthians, Ponte e São Bernardo. Contudo, esta foi a primeira em que o presidente lusitano foi presencialmente.

Em pareceres encaminhados pela FPF para a Rubro-Verde que o NETLUSA teve acesso, a entidade máxima do futebol paulista admite que ocorreram erros de arbitragem em alguns jogos. Entre eles, estão a não marcação de pênalti a favor da Lusa no jogo entre Inter de Limeira, a falta em Chrigor no lance que originou o primeiro gol da Ponte Preta, assim como o pênalti a favor da Lusa contra o time campineiro, assim como a penalidade em favor da Rubro-Verde no embate contra o São Bernardo.

Confira os lances questionados pela Portuguesa junto a FPF:

Inter de Limeira x Portuguesa

O vídeo, com mais de sete minutos, conta com lances polêmicos nos jogos da Portuguesa no Paulistão, divulgadas pela imprensa, incluindo declarações dos comentaristas dos confrontos, além de gravações da própria Lusa.

Falta por trás em Victor Andrade aos 35 minutos do primeiro tempo no jogo entre Inter de Limeira x Portuguesa. O jogador recebeu amarelo, quando deveria ser cartão vermelho.

O lance do pênalti, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Ponte Preta x Portuguesa

O lance aos 44 minutos do primeiro tempo, quando Chrigor foi derrubado e, em seguida, saiu o primeiro gol da Ponte Preta, anotado por Jeh.

O segundo lance foi aos 49, quando Chrigor foi derrubado com falta na linha de dentro da área, mas não foi apontada a falta.

No segundo tempo, nos primeiros minutos, Giovanni Augusto chutou e o marcador ponte pretano tocou na bola com a mão. O árbitro Luis Flavio de Oliveira não assinalou a penalidade.

São Bernardo x Portuguesa

Aos 42 minutos, Zé Ricardo foi derrubado com falta dura pelo jogador do São Bernardo e o juiz não assinalou a penalidade.

Outro lance mostra a bola batendo no braço do jogador do São Bernardo, dentro da área.

Corinthians x Portuguesa

O lance discutido pela Portuguesa foi o pênalti de Patrick em Fagner aos 41 minutos do primeiro tempo.

Portuguesa x Água Santa

O lance ocorreu no início do segundo tempo, quando Paraizo foi derrubado dentro da área após contra ataque da Lusa, quando o jogo apontava já 1 a 0 para a Portuguesa.

Portuguesa x Palmeiras

O primeiro lance ocorreu aos 47 do primeiro tempo, quando Murilo derrubou Giovanni Augusto dentro da área, mas o árbitro não apontou a penalidade.

O segundo ocorreu no segundo tempo, na expulsão de Victor Andrade assinalada pelo VAR.

O terceiro lance foi quando o goleiro Weverton derrubou Henrique Dourado dentro da área, nos acréscimos da etapa final, não sendo assinalada a cobrança de pênalti.

ASSISTA! Arbitragem rouba a cena no clássico:

44 comentários

  1. Aleluia!!! Antes tarde do que nunca! Essa é a postura que os torcedores da Lusa querem do seu Presidente! Esses erros de arbitragem já viraram esculhambacao! Não é possível que se repitam tantas vezes! Basta… Basta.. Basta!!! Não merecemos isso, respeito é o que exigimos!!!

  2. Foi assim
    Ele chegou e disse na recepção
    – Quero falar com o responsável
    A secretária perguntou
    – Quem eu devo anunciar
    Ele respondeu
    – Diga que é o presidente da Portuguesa
    A secretária
    – Presidente o presidente da Portuguesa está aqui na recepção querendo falar com o senhor
    Aí o Presidente da Federação
    – Oxi ele não morreu ontem ?

    Moral da história
    Ninguém sabia quem era Castanheira
    Ninguém sabia que ele era Presidente
    Ninguém sabia quem era Portuguesa

  3. Amanhã é jogo da vida ou da morte, se não ganhar,a série a 2 vai estar muito próxima, porque torcer só não basta ,torcedor não joga bola , torcedor não contratou jogadores ruins

  4. Certoooo, até que enfim Casta!!! Agora vem na mídia também 👍. Espero que apitem certo nesses dois últimos jogos e que NÃO cometam “erros” contra o Santos (se por acaso a Lusa se classifique).

  5. Com a morte do Da F Lupa, acabou o nosso carma. Amanhã, já saberemos os resultados de Guarani, Santo André e Ituano qdo entrarmos em campo. Vamos à vitória pra comemorar triplamente: livre da A2, classificada pra D e pras quartas do Paulista.

  6. Incrivel o que aconteceu em Ribeirao Preto….O Var e acionado em uma situacao de penalty para o Guarani…Mas isso depois que o jogo ja estava totalmente em andamento…Os jogadores foram para cima da arbitra e o Var deu o penaltye….Depois os caras cobram o penalty e goleiro defende….ninguem mais ninguem iria reclamar de invasao da area pois os dois times o fizeram….O var pede para repertir o penalty…Essas coisas so nao acontecem para nos…Gente o futebol no Brasil nao da….Ja tirou o meu tesao de ir de campinas ate o caninde amanha…cara como e dificil ser tocedor dessa budega…

  7. Faltou reclamar do pênalti do Marcos Rocha no Victor Andrade.
    O presidente trikas não fez mais que a sua obrigação ao reclamar.
    Deveria fazer um estágio com o presidente do São Bernardo para aprender como montar um time competitivo com poucos recursos, mas o seu interesse está no Morumbis.

  8. Ganhando amanhã e o santo André não vencendo, está resolvido. Espero que a postura desse time seja a que a torcida deseja, e não a moleza que foi em ribeirão preto. Espero que o Curintia tenha oferecido uma grana pra esses pernas de pau jogarem a bola e que o Henrique dourado seja titular, afinal foi contratado pra jogar e tem que chamar a responsabilidade nesse momento e não deixar tudo nas costas dos moleques da base. Se não sabem jogar bola, que compensem na vontade. É o minimo que se espera.

  9. Castanheira vai ter que montar uma tenda ao lado da FPF ! Isto porquê ontem houve uma ajuda descarada pro Guarani poder empatar o jogo ! Essa juizinha não deveria apitar nem jogos de várzea porquê leva porrada ainda no primeiro tempo ! Mais um pênalti inexistente a nos prejudicar ,desta vez de forma indireta E se o cara errasse a segunda batida ,haveria a terceira , até que ele marcasse o gol ! Castanheira , a FPF não deve ter oferecido nem cafézinho, já que a Lusa é apenas um fantasma ambulante dentro da competição ( segundo ela ) ! Você foi porque tem medo de ser amaldiçoado pela torcida ,como já aconteceu com o” Lupa Lusa Cadáver” ! Ele morreu depois de ter matado a Portuguesa De Desportos ! Todo o cenário sendo armado para que Ramalhão e Lusa sejam rebaixados ! Contra fatos ocorridos não há argumentos !!!! Aí cabe suspirar e chorar !

  10. Um milagre outra vez é nossa única esperança! O problema é que neste ano existem clubes ,próximos da degola , com um pouco mais de força junto ‘a federação ! Guarani e Ituano têm mais” ajuda de mão espírita ” em relação a São Bento e Ferroviária no ano passado ! Orelha em pé e sirene ligada (ameaça de mísseis ) nos arredores do Canindé !!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile