Em sete rodadas da Série A2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa já disputou duas partidas às 11h. Neste domingo (20), a Lusa visita o Linense no mesmo horário. Partidas na parte da manhã, além do excesso de jogos, são os grandes problemas para manter o elenco 100%. A afirmação é do preparador físico Kaio Soares.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares comemora sinergia entre time e torcida da Lusa
“De maneira geral, o elenco tem reagido bem, o grupo desempenha um bom papel e isso demonstra que estão adaptados. Claro que tem pontualidades, as individualidades biológicas, um ou outro requer algum cuidado. Mas é natural”, explicou.
“Temos jogadores que podem sofrer mais. Se ele está sem jogar, até se adaptar à maratona pode sofrer um pouco mais e, por outro lado, quem está jogando muito pode sofrer por não ter como se recuperar. A margem é bem pequena para acerto. Fator horário e jogos pertos são prejudiciais no desgaste”, complementou.
Uma mostra do desgaste é a perda de peso de um jogador. O preparador físico rubro-verde explica a diferença. “A normalidade é perder dois quilos, dois quilos e meio por jogo. Às 11h, com essas temperaturas altas, perde-se quase quatro quilos, um sinal muito grande de desidratação, e que fica mais evidente”, contou.
Mas como fazer para se adaptar aos jogos às 11h? Kaio Soares afirmou que a única mudança é no horário do treino que antecede à partida. “É treinar nos horários de jogos, então iniciamos os trabalhos às 11h durante o período que antecede essa partida. Mas da prática de treinamento não tem diferença”, disse.
E jogos à noite?
O preparador físico da Lusa destacou que os jogadores preferem disputar partidas no período da noite. No entanto, de acordo com ele, o principal problema é a quantidade de jogos em um curto espaço de tempo.
“O jogador se sente melhor atuando a noite, com temperatura amena. Mas é a sequência de dias de jogos que influencia, tem recuperação ruim, não tem tempo hábil para o organismo retornar ao normal com jogos em dias tão próximos”, concluiu Kaio Soares.
A Lusa ocupa a liderança da Série A2, com 19 pontos, cinco a mais que o próprio Linense, o segundo colocado. A partida entre as duas equipes está marcada para as 11h deste domingo, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Como de praxe, o NETLUSA transmite o jogo com narração de Gomão Ribeiro (em áudio).
Alguém sabe me informar porque a Lusa só joga em casa no meio de semana, de olhar a tabela todos os jogos de final de semana são fora de casa. É opção da Portuguesa ou da “querida” Federação Paulista?
Isso tbm acontecia muito na série B
A tabela só é divulgada depois do conselho técnico, com aprovação dos dirigentes. Se isso não foi visto pelo Castanheira, não dá pra reclamar da FPF.
Se empatar, já tá lindo…
Com certeza tem tv e dinheiro no meio , aí não adianta reclamar que e sacanagem em casa no meio de semana a noite , fora aos domingos de manhã.
Muitos clubes jogam de quarta e sábado, ou quinta e domingo. A Lusa ainda tem mais tempo de recuperação do que a média dos clubes de Série A. Se reclama só jogando Série A2, como vai sonhar em jogar Série A, Copa do Brasil e Libertadores, simultaneamente? Essas reclamações constantes mostram que a mentalidade de time pequeno ainda é bem presente no Canindé. Até parece que a Portuguesa fará uma maratona de 80 jogos na temporada, e que todos os outros clube do Brasil só jogam uma vez por semana.
Vamos superar o desgaste e a falta de critérios desse calendário, VAI LUSA PÔ! VAMOS SUBIR LUSAAAAA.