Início Notícias da Portuguesa Portuguesa vence o XV novamente e avança à semifinal da Copa Paulista

Portuguesa vence o XV novamente e avança à semifinal da Copa Paulista

Com gols de Anderson Magrão e Cristiano, a Portuguesa venceu o XV de Piracicaba fora de casa e avançou à semifinal.

35
Portuguesa se classifica à semifinal da Copa Paulista (Foto: Divulgação/Portuguesa)

A Portuguesa garantiu vaga na semifinal da Copa Paulista 2024. Na tarde deste sábado (14), no Estádio Barão da Serra Negra, a Lusa venceu o XV de Piracicaba por 2 a 1, com gols de Anderson Magrão e Cristiano.

No jogo de ida, no estádio do Canindé, a Rubro-Verde venceu por 1 a 0, gol de Cristiano, o que deu a vantagem mínima para o segundo embate. Portanto, com o novo triunfo, agora como visitante, a vaga foi conquistada com autoridade.

O oponente lusitano sairá do confronto entre Votuporanguense e Capivariano, marcado para o mesmo dia, mas às 18h, na Arena Plínio Marin, casa do primeiro citado. Na ida, a equipe de Votuporanga venceu por 1 a 0, na Arena Capivari, portanto terá uma boa vantagem.

Caso tenha pela frente o Votuporanguense, a Portuguesa joga a primeira em casa e decide a vaga na decisão fora de casa, e levando em conta a semi diante do Capivariano será o oposto, com o jogo de ida em Capivari e a volta tendo a Lusa como mandante.


O JOGO

A partida começou muito estudada, com o dono da casa tendo mais atitude, correspondente a desvantagem no placar agregado. Com 14 minutos no relógio, após análise no VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira deu pênalti de Maurício por toque da bola na mão, dentro da área. Na cobrança, Victor Braga mandou no ângulo, sem chance para Rafael Pascoal, e abriu o placar para o XV de Piracicaba: 1 a 0. Com isso, o placar agregado ficou em 1 a 1, o que levava a disputa para as penalidades.

Após ter a defesa vazada, a Portuguesa passou a ser mais ousada e Maceió, em cabeçada, assustou o adversário aos 20 minutos. Com 23 no relógio, o mandante tentou a resposta após escanteio, que Júnior Sergipano , por pouco, não converteu no segundo gol. Aos 27, a Lusa era mais ativa no campo de ataque, mas nervosa errava na definição das jogadas. No minuto seguinte, Paulinho ultrapassou em velocidade pelo lado esquerdo, invadiu a área, mas cruzou para ninguém, desperdiçando uma grande oportunidade para o XV.

Com 31 no cronômetro, a Rubro-Verde levou perigo após bola cruzada pelo meio, o goleiro saiu mal, mas a bola foi para longe da área da equipe alvinegra. Com 35 minutos, a Portuguesa quase chegou ao empate quando, aproveitando vacilo da defesa adversária, Cristiano arriscou da entrada da área para grande defesa do goleiro oponente. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, Anderson Magrão aproveitou sobra para balançar as redes e empatar o placar para a equipe lusitana: 1 a 1.

O gol deixou o placar agregado em 2 a 1 para a Lusa, que voltou a jogar a responsabilidade para a equipe visitante, que por sua vez, foi ao ataque em busca do segundo gol, agora com mais requintes de nervosismo. Por sua vez, novamente com a vantagem, a Rubro-Verde tentou desacelerar a partida na reta final da primeira etapa. Com 46 no relógio, Cristiano arriscou de muito longe, mas a bola subiu e não levou ao arqueiro Gabriel Coutinho nenhum susto. Com 51 no cronômetro, o mandante tentou um último ataque, mas Rafael Pascoal saiu muito bem e pegou. A primeira metade do confronto terminou aos 53.

“A gente sabe que é um jogo difícil, dois times capacitados a conseguir esse feito. É um jogo de detalhe, os dois times estão procurando o gol, em um detalhe não sei se foi ou não (pênalti), tomamos o gol e tivemos e a felicidade de empatar o jogo. Está equilibrado, o detalhe que vai fazer a diferença, espero que a gente continue fazendo um bom jogo e continuamos trabalhando para isso”, disse Anderson Magrão, na saída para o intervalo.

No retorno para o segundo tempo, o técnico Alan Dotti não promoveu substituições e o time permaneceu o mesmo, pelo menos para os minutos iniciais. Diferente da primeira, a segunda etapa começou mais movimentada, com os times buscando o ataque, principalmente o XV de Piracicaba. Com 8 minutos no relógio, Luiz Flávio de Oliveira, após analisar uma possível mão da na bola de Ben-Hur na área, observou no VAR e não identificou uma penalidade, que seria a segunda da equipe da casa no jogo.

Com 12 minutos, o Rubro-Verde chegou com perigo em cobrança de falta pelo lado esquerdo, mas o ataque não concluiu a gol. No instante seguinte, aos 13, Cristiano arriscou de muito longe e marcou um golaço para a Lusa, assumindo a liderança no placar: 1 a 2. Além disso, a equipe mandante conseguiu folga no placar agregado, passando a ser de 3 a 1. O XV, por sua vez, precisaria de pelo menos dos gols para levar a decisão da vaga paras as penalidades, mas os minutos seguintes foram de muito nervosismo e pouca efetividade.

O time da casa, com 25 minutos, dominava as ações ofensivas, mas permanecia com baixa assertividade, enquanto a Portuguesa esperava para sair nos contra-ataques, na tentativa de aumentar ainda mais a vantagem. Instantes depois, após bola recuada, o goleiro do XV quase se complicou após pressão do ataque lusitano, mas conseguiu tirar a bola da área a tempo. Com 34 no relógio, a Lusa, mesmo estando na frente no placar e no agregado, passou a ser mais frequente no campo de defesa adversário. No minuto seguinte, o Alvinegro mandou uma bola na trave e Rafael Pascoal quase colocou a bola para dentro, o que poderia mudar o enredo do confronto.

O comandante lusitano realizou as duas primeiras alterações com 39 do segundo tempo, com as entradas de Kauã e Eliel, nas vagas de Maceió e Carlos Henrique. Na reta final do jogo, o XV de Piracicaba partiu com tudo para o ataque em busca do segundo gol, exigindo da defesa lusitana, que se mostrava efetiva. O time da casa tentou, mas a arbitragem encerrou o embate aos 52 minutos, com a vitória da Rubro-Verde, de virada, garantida: 1 a 2. O placar agregado ficou de 3 a 1 para a equipe lusitana, classificada à semifinal da Copa Paulista.

“Muito feliz. Primeiro que a gente queria classificar, falei depois do outro jogo que a gente viria aqui para vencer o jogo, conseguimos isso junto com a classificação. Agora é pensar na semifinal, não sabemos quem vem ainda, mas independente de quem venha a camisa da Portuguesa é pesada e temos que entrar para vencer todos os jogos. Hoje nós entramos e merecemos o resultados”, declarou Cristiano, após a classificação.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Ben-Hur, Glauco, Maurício e Pedro Henrique; Ferreira, Elvis e Cristiano; Carlos Henrique (Eliel), Anderson Magrão e Maceió (Kauã).
Técnico: Alan Dotti

XV DE PIRACICABA: Gabriel Coutinho (Ramon Azevedo); Kellyton, Gilberto Alemão (Luiz Gustavo), Júnior Sergipano (Luís Acevedo) e Gabriel Augusto; Paulinho, Willian Monteiro (Haruna) e Serginho; Vitor Braga, Luís Araújo (Artur) e Lucas Duni.
Técnico: Leandro Samarone

35 comentários

  1. Parabéns a todos ! Mais uma vez o time mostrou garra e deu o sangue . O Dotti é um cara simples, tipo que os boleiros gostam e sabe armar o time de acordo com o adversário. Para aqueles que 2 semanas atrás diziam aqui neste canal qte a Lusa já era , engulam essa !
    Vai LUUUUSAAAA!!!

  2. Assisti o jogo! O Time da Lusa é um bom time! Merece ser campeão! Sendo campeão para 2025 precisa contratar mais 1 bom atacante, 1 bom armador, 2 laterais assim poderá almejar coisas maiores como passar de fase na copa do Brasil(com sorte é bom futebol até terceira fase) classificar no paulista e estruturar p série D(será o campeonato mais difícil p lusa em 2025) mas confio muito nessa diretoria jogadores e comissão técnica
    Bora lusa ser campeão!!!

  3. Oho juizinho ruim esse do var, que arrumaram pro jogo da lusa ,torcedor do xv só pode ,,mas o mais importante é que a lusa venceu e passamos de fase, e de virada só no aguardo do adversário

  4. Ganhou é o que interessa, mas que é um sofrimento para a bola e para o torcedor essa copa paulista, é.
    Obs Tá aparecendo umas “figurinhas carimbadas” aqui ultimamente, é constatação não é critica não, acho legal.

    • Daniel, eu sou um deles que critico mas tambem elogio quando vamos bem…Uma pergunta para voce: Nessa fase de quartas que enfrentamos o XV, voce garantia que a Portuguesa voce vencer no Caninde ? Eu nao ! E em Piracicaba, voce garantia ? Eu nao ! …Entao e isso…Aqui e Portuguesa mas infelizmente estamos nesse buraco que sem granca, SAF, etc vai ser dificil. Ja era dificil quando tinhamos uma melhor estrutura.

  5. Tabu????? Que tabu???? Atropelamos o XV apesar do campo horrível e do VAR que estava louquinho para arrumar pênalti para os donos da casa. Mais uma etapa vencida. Vamos para a próxima. Longe de jogar um belo futebol o time parece estar mais compacto em campo. Alguns jogadores cresceram nesta fase, casos específicos de Elvis e Cristiano, que nunca critiquei!!!!! Kkkkkk

  6. Muito bom ver que o time bem remontado está evoluindo a cada jogo e vai chegar bem na semi…agora é hora da nossa torcida comparecer um pouco mais…fazer o resultado em casa e já sair pro interior com a vaga da copa do Brasil bem encaminhada… parabéns ao técnico…inteligente ele…tá conseguindo retomar nosso jogo do início da competição.

  7. Jogou pro gasto…nessa copa de times medíocres, a Lusa está melhor montada…leia se Allan Dotti. Não sei se o ataque dos adversários é que é ruim ou, o técnico conseguiu arrumar a defesa. Mas tem se portado legal, mesmo com alguns sustos(natural). Ainda bem que acabaram com a festa do tal Maceió…oh menino ruinzinho…mas vamos torcer para que faça amizade com a bola e não judie tanto dela…. Time mais compacto, mais equipe…mais conjunto, com mais raça. Se continuar nesse crescente, acaba sendo campeã. Aí, para o ano que vem, manda uns 20 embora e contrata 10 jogadores, tecnicamente melhores. Copa paulista não é parâmetro, nem para o Paulistão…quiçá, para os outros torneios, fiquemos espertos. Lembram o que aconteceu, quando fomos campeões dessa mesma copa?!? Que a experiência tenha válido algo. Que venham os próximos….

  8. Estamos na semifinal. No ano passado não passamos das quartas. Perdemos de 1×0 contra o Gremio Prudente la e empatamos 2×2 no Caninde.
    Assisti esse jogo de camarote. Foi dificil. A Copa Paulista e o que temos. Todos jogam pelo menos no mesmo nível. O nosso vem melhorando. O Allan Dotti está me surpreendendo. Parabens professor e toda a comissão técnica. A Copa Paulista e a nossa Serie D este ano. Ano que vem, esperamos estarmos em uma situação bem melhor. Ja fou falando, quer competir na Serie D para subir para C, precisam montar um time para Serie C. Se for competir de igual para igual, ficara dificil. obs. Ja estou falando da Serie D agora.

  9. Brother Luis Gustavo (santos) e Taubate, se o jogo semana que vem for no Domingo eu vou poder ir desde Campinas. Se for no Sabado, nao vai dar pois tenho que participar em um retiro religioso. Ai nao da para competir. Idade avancada (63), sabe como e ! Prioridades mudando, etc. Mas se o jogo for no Domingo vamos nos encontrar la. Ja estou cobrando voces e outros desde ja. Acho que serei o único vestindo um tênis lindo vermelho da Lusa que ganhei dos meus primos Lusitanos esta ano no meu niver. Então para me acharem vocês terão que olhar para os pes de 5,000 que irao no jogo. Sera ?

    • Maurão,
      Se formos vamos nos encontrar por lá sim. Vamos combinar. Taubaté, Rodrigo Antônio, Fernandinho Tatuapé e outros amigos daqui do Netlusa quem sabe podemos nos conhecer pessoalmente lá também? Vamos aguardar a confirmação da data do jogo. O que pode estragar para mim é a possível vinda de parentes do interior para passar o final de semana aqui em casa. Vamos torcer para que tudo de certo e possamos ir ao jogo vibrando com a vitória rubro-verde!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile