Início Notícias da Portuguesa Morre Rubens Minelli, primeiro técnico tri campeão brasileiro

Morre Rubens Minelli, primeiro técnico tri campeão brasileiro

Treinador com passagem de destaque por Internacional, Palmeiras e São Paulo, Rubens Minelli comandou a Lusa entre os anos de 1971 e 1972

18
Foto: Divulgação

O ex-jogador e ex-treinador Rubens Minelli faleceu, na tarde desta quinta-feira (23), aos 94 anos. O ex-técnico foi o primeiro a conquistar quatro títulos brasileiros por Palmeiras, Internacional e São Paulo, além de ser considerado um dos grandes treinadores do futebol nacional. A morte foi confirmada nas redes sociais do Inter.

+ Fernando Henrique reforça o XV de Piracicaba na Série A2

De acordo com o ge, Minelli deu entrada no hospital no dia 24 do mês passado para tratar uma infecção. Ele fez tratamento com antibiótico, mas o problema evoluiu e ele não resistiu. O óbito foi confirmado por volta das 12h44.

Nascido em São Paulo no dia 19 de dezembro de 1928, Rubens Minelli teve uma de suas primeiras oportunidades como treinador justamente na Portuguesa, entre os anos de 1971 e 1972, após ter já sido campeão do Robertão com o Palmeiras anos antes. Ao todo, ele comandou a Lusa em 26 jogos, com 13 vitórias, seis empates e sete derrotas.


Contudo, um jogo marcante que contou com a presença do treinador da Lusa na vitória sobre o Zeljznicar, da antiga Iugulávia, em um jogo comemorativo à inauguração do Canindé, no dia 16 de janeiro de 1972. Inclusive, a convite de Orlando Duarte, conselheiro da Portuguesa, o jogador Rivellino, do Corinthians, jogou com a camisa verde encarnada e foi homenageado, antes do jogo, recebendo uma placa de prata. O atleta marcou um dos gols da vitória, por 2 a 0, contra a equipe europeia. Waldomiro havia marcado o primeiro gol do jogo.

Embora tenha tido uma passagem apagada pela equipe verde encarnada, Minelli ganhou espaço no futebol brasileiro. Inclusive, ele foi o primeiro técnico a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas. Em 1975 e 1976 pelo Inter e, no ano seguinte, pelo São Paulo. Antes, quando a competição não tinha o atual nome, foi campeão pelo Palmeiras, em 1969.

Entretanto, foi no clube gaúcho que ele se destacou, no qual fez uma revolução tática no time, no qual contava com nomes como Falcão, Dario Valdomiro, Caçapava, entre outros. Até a publicação da matéria, não existem informações com relação ao velório e sepultamento.

Confira o post divulgado pela Portuguesa sobre o falecimento de Rubens Minelli

18 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Taubaté
11 meses atrás

3 coisas são certas: 1 morreremos, 2 venderam nossa vaga, 3 a colônia omissa passou pano pro bandido português. Meus sentimentos à família e amigos do Sr. R. F.Minelli

Mauro Martins Pereira
11 meses atrás
Responder para  Taubaté

Aguarde cidadao, vai responder por todas postagens. Jurídico acionado, e a Netlusa já teve ciência (mensagem particular). Como já havia dito, hj tudo é rastreado. Comece a arrecadar dinheiro.

Mauro Martins Pereira
11 meses atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Xenofobia jamais, é crime.

Taubaté
11 meses atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Dínovo Mauro??? Que medinho!!! Vou repetir pela enésima vez, acusar e ñ provar é crime. Ofender uma promotora pública do Vale do Paraiba é crime, e muiti crime!!! Enfim tô aki na porteira aguardando a notificação.

Mauro Martins Pereira
11 meses atrás
Responder para  Taubaté

Aguarde.

Mauro Martins Pereira
11 meses atrás
Responder para  Taubaté

Provas estão no site, 57 foram printadas, sem mais.

Taubaté
11 meses atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Achei que o Sr. estava até hj na praça do escudo à minha espera!!! Vai começar o Paulistão aí a gente toma aquela caipirinha, mas se preferir no FDS estarei na praia do Indaia( Caraguatatuba) quiosque Refúgio do Pirata, cai pra cá!!!

Mauro Martins Pereira
11 meses atrás
Responder para  Taubaté

Vamos deixar claro: pode ser promotor (aliás nem sei quem é rs), presidente da República, o Papa, seja quem for, ninguém está acima do bem e do mal, quem for conivente com suas falas xenofobicas tem que ser punido sim…vc é criminoso…o netlusa já bloqueou várias mensagens suas, e só não o excluiu definitivamente pq cada mensagem sua tem um IP diferente. Sim, erroneamente, chamei o senhor para falar na minha cara essas xenofobias criminosas, mas um erro não pode ser reparado com outro. Tome muito cuidado, hj machões de whats, sites estão sendo não só banidos como muito bem PUNIDOS. Isso é crime. Ou o senhor tem muito dinheiro para pagar ou é um sem noção mesmo.

LUSITANO
11 meses atrás

Foi um dos grandes e vitoriosos treinadores do futebol brasileiro… sempre respeitou a história da LUSA e a enaltecia como um dos grandes do futebol paulista e brasileiro… profissional de outra época…

LEONINO
11 meses atrás

Ele tinha um sonho , dirigir a seleção brasileira . Grande competência e ótimo curriculum ! Mas , nunca o chamaram ! Injustiça eterna !

LEONINO
11 meses atrás

Mais um grande nome do futebol brasileiro que passou pela Portuguesa ! Exatamente mais um exemplo da grandiosidade lusitana no passado ! Resta o resgate dessa grandiosidade ! E não será por estes que comandam a Lusa atualmente ! Esses passarão como água em riacho !

Rodolfo Vicente Teixeira
11 meses atrás

Descanse em paz grande técnico, que Deus conforte o coração dos seus familiares.

Sérgio Luiz Henriques
11 meses atrás

Rubens Minelli, foi o treinador da Lusa na inauguração do estádio do Canindé. Ao todo Minelli comandou a Portuguesa em 29 jogos com o seguinte retrospecto: 14 vitórias; 7 empates e 8 derrotas, sob o seu comando os rubro-verdes fizeram 36 gols e sofreram 24 tentos. No Canindé comandou poucos jogos da Lusa: 7 jogos com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota com 11 gols pró e 5 contra.

LEONINO
11 meses atrás

Dos vinte últimos técnicos que passaram pelo Canindé não chega 1/5 da qualidade do primeiro que passou pelo Canindé,Rubens Minelli ! Ele queria e merecia ter sido chamado pela CBF ,mas esses imbecis não o chamaram nunca ! Vi uma entrevista dele com lágrimas nos olhos e bastante emocionado e muito triste pelas não chamadas sucessivas ! E pensar que muitos se negaram a assumir a seleção brasileira ,como Muricy Ramalho ! Minelli sempre mereceu uma chance na seleção brasileira ! Ao invés dele chamavam Coutinho e Lazaroni , sem o currículo dele !

joão paiva lopes
11 meses atrás
Responder para  LEONINO

Caro Leonino, é a velha politicagem de sempre.
A CBF quer um técnico que siga suas normas.
Não gostam de técnico independente, que convoque os jogadores que ele acha
que devam ser convocados, não aqueles indicados por questões sabe-se lá quais.

Luiz Gustavo - Santos/SP
11 meses atrás

Grande treinador, do tipo que não tem mais. Que descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares e amigos.

joão paiva lopes
11 meses atrás

Que Deus ilumine o Rubens Minelli em sua nova morada.
Faz parte do time dos grandes técnicos que comandaram a Portuguesa.
Condolências à família e amigos.

LEONINO
11 meses atrás

Minelli sempre foi simples e humilde! Falava o necessário e naquele ritmo acaipirado , porém, inteligente ! A CBF nunca o chamou porquê sempre preferiu os gravatinhas que rebuscam as palavras ,mas sem a mesma ação de Minelli em campo ! Se vai um grande técnico, mas seu nome ficará para sempre como grande campeão que foi . A Lusa tem que se orgulhar de sua passagem pelo clube e num momento importante , no início do Canindé !

wpDiscuz
Sair da versão mobile