A Portuguesa volta a campo nesta sexta-feira (28), para o último jogo do primeiro turno da Copa Paulista. O adversário é o São Caetano, no qual a equipe verde encarnada conta com um retrospecto favorável.
+ Confira os resultados da 4ª rodada da Copa Paulista
De acordo com o historiador Sérgio Luiz Henriques, as equipes já se enfrentaram 30 vezes na história, no qual a Lusa conta com 11 vitórias, 12 empates e 7 derrotas. Por sua vez, o placar é equilibrado entre os times, no qual são 39 gols a favor da Lusa e 35 para a equipe do ABC Paulista.
A história deste duelo começou a ser contada em 2001, quando em uma partida válida pelo Campeonato Paulista. O jogo aconteceu no Anacleto Campanella, palco do jogo desta sexta-feira e terminou por 1 a 1. Como, naquela época, quando o jogo empatava ia para a disputa de pênaltis, a Lusa perdeu, por 2 a 1. Por sua vez, o último confronto ocorreu pela Copa Paulista de 2022 e terminou em igualdade, por 1 a 1, no Canindé.
A maior goleada imposta pela Lusa ao seu adversário ocorreu na Série B do Brasileiro em 2011, na época da Barcelusa, no qual venceu, por 5 a 2. A última derrota para o São Caetano se deu em 2017 pela Copa Paulista no Canindé. Na ocasião, o marcador foi 3 a 2. Por sua vez, o último triunfo lusitano ocorreu na Série A2 do Paulista do ano passado, quando derrotou o time do ABC, por 2 a 1.
A partida será disputada no estádio Anacleto Campanella onde estas equipes mediram forças 14 vezes e o retrospecto mostra equilíbrio: três vitórias lusas, oito empates e três derrotas. O curioso é que os últimos seis jogos entre Lusa e São Caetano terminaram empatados. A última vitória no estádio diante do São Caetano ocorreu em 2010, por 3 a 1.
Estatisticamente falando, estamos bem na fita VAI LUSA PÔ!
Como é meu último dia de férias vou ver se consigo subir a serra e apoiar a Lusa no Anacleto Campanella. Vamos para a Série D, Lusaaaa!