A Portuguesa encarará o Marília na semifinal da Copa Paulista 2022. Essa é a quarta vez que a Rubro-Verde chega entre as quatro melhores da competição. Em 2017 e 2021, acabou eliminada, enquanto em 2020 avançou para a decisão, disputada contra o próprio Marília, e foi campeã.
LEIA TAMBÉM: FPF escala árbitro de Série A para apitar ida entre Lusa e Marília
Eliminada da Série D em 2017, a Portuguesa tinha na Copa Paulista sua única chance de não ficar sem divisão nacional em sua história. Após eliminar o Desportivo Brasil nas quartas, assim como na atua temporada, a Lusa avançou para a semifinal para enfrentar a Ferroviária. O time do interior construiu sua classificação no jogo de ida, quando ganhou no Canindé por 2 a 0. Na volta, a Portuguesa venceu, mas somente por 1 a 0 e foi eliminada, ficando sem divisão nacional em 2018.
Após péssimas campanhas em 2018 e 2019, quando foi eliminada ainda na primeira fase, a Portuguesa voltou a ter destaque em 2020. Sob o comando de Fernando Marchiori, a Lusa fez campanha consistente e chegou na semifinal para enfrentar o São Bernardo FC. O primeiro jogo, no ABC, terminou sem gols. A segunda partida foi facilmente vencida pela Lusa, por 3 a 0. O duelo ficou marcado pelas homenagens ao técnico Marcelo Veiga, que dirigia o time do ABC até ser internado e morrer vítima da Covid-19.
Campeã da Copa Paulista, a Lusa voltou à Série D em 2021, mas o acesso no nacional não veio, após a eliminação para o Caxias-RS, e a copa estadual voltou a ser a esperança de não ficar sem divisão. Na semifinal contra o Botafogo, a Rubro-Verde venceu no Canindé por 2 a 1 e levou a vantagem para o jogo de volta. A equipe de Ribeirão Preto, porém, conseguiu vencer por 3 a 1 em casa e avançou para a final.
Agora a Lusa tenta chegar à final pela segunda vez e buscar o título novamente. Portuguesa e Marília se enfrentam neste sábado (24), às 15h, no Canindé. A partida decisiva ocorre em Marília, no outro sábado (1), às 17h. Como de praxe, o NETLUSA transmite os dois jogos (apenas áudio).