Início Notícias da Portuguesa Ídolo lusitano e ex-Seleção Brasileira, Marinho Peres morre aos 76 anos

Ídolo lusitano e ex-Seleção Brasileira, Marinho Peres morre aos 76 anos

Zagueiro marcou o primeiro gol da Lusa no estádio do Canindé e foi o capitão do Brasil na Copa de 1974

21
Foto: Divulgação/Belenenses

O ex-zagueiro e ídolo lusitano Marinho Peres faleceu na noite desta segunda-feira (18), aos 76 anos. A causa da morte, assim como as informações de funeral e enterro não foram divulgadas. A família divulgou a morte do ex-defensor, em suas redes sociais.

+ Thomazella pede desculpas à torcida após eliminação na Copa Paulista

O ex-jogador sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em julho de 2019, quando chegou a ser internado em um hospital de Sorocaba. Desde então, o ex-atleta estava com a saúde debilitada e foi novamente internado, há alguns dias.

Nascido em Sorocaba, no interior de São Paulo, em 19 de março de 1947, Mário Peres Ulibarri iniciou a sua carreira no São Bento, em 1967, mas logo chamou a atenção da Portuguesa. Com a camisa rubro-verde, ele atuou em 262 jogos e marcou 27 gols. Inclusive, ele marcou o primeiro gol da Lusa na história no estádio do Canindé e recebeu o sufixo “Peres”, que o marcou em sua carreira, para diferenciar de um outro Marinho, que jogava como lateral.


Marinho Peres foi um dos melhores em sua época no Brasil, tanto que disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, como capitão da Seleção. Deixou a Portuguesa em 1972, como um dos seis dispensados depois da famosa “Noite do Galo Bravo”, ocorrida depois de uma derrota para o Santa Cruz. Quando saiu da Lusa, jogou ainda em outras grades equipes, Santos, Barcelona, Palmeiras e Internacional, por onde foi campeão gaúcho e brasileiro no ano de 1976.

Após pendurar as chuteiras, atuou como treinador de futebol, onde teve maior sucesso em Portugal. Somou quatro passagens pelo Vitória de Guimarães, duas no Belenenses, onde venceu a Taça de Portugal em 1989 – e uma por Sporting (onde revelou o astro Figo) e Marítimo, além do Aviação, de Angola, e da seleção de El Salvador. Por fim, no futebol brasileiro, somou passagens por Santos, União São João, Botafogo, Juventude e Paysandu.

21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis Henrique
1 ano atrás

Saudades de ver a Lusa entre os grandes do futebol brasileiro

J Alves
1 ano atrás

Esse o tempo de quem jogava bola eram os jogadores e não o técnico, tinham honra da camisa em que vestia, assim como ele outros mais que passou pela portuguesa

LUSITANO
1 ano atrás

Foi um dos grandes da história lusa apesar da famosa Noite do Galo Bravo.. época que a Portuguesa tinha um presidente e não um fiasco como tem hoje…aliás, cabe a pergunta: será que algum componente da atual Leões da Fabulosa viu a LUSA daquele tempo??? Com certeza não, caso contrário não festejariam um time de mer.. como o de hj…. como disse um outro amigo, na realidade, atuais gatinhos da fabulosa….

Carlos Henrique
1 ano atrás

Um dos grandes jogadores que passaram pela Portuguesa.Zagueiro clássico,saía jogando com a bola dominada,não era violento,chute forte,Melhor zagueiro que vi jogar na Portuguesa.Que Deus o tenha em bom lugar.

LEONINO
1 ano atrás

Seu pai era médico e tentou fazer com que ele fizesse Medicina …Marinho Peres relutou e preferiu o futebol …Na verdade começou no extinto Estrada aqui de Sorocaba e depois foi para o rival São Bento . Naquele tempo , a Portuguesa tinha olheiros de verdade e acabou levando Marinho … um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro e inclusive capitão da seleção brasileira na Copa de 74 .

LEONINO
1 ano atrás

OTD enérgico mandou um punhado de jogadores embora em 72 porquê julgou que estavam fazendo corpo mole ! Em 73 , com elenco renovado , a Lusa foi campeã paulista , mostrando que naquele tempo sabia agir como time profissional ! Hoje isso acabou !!! Hoje não , já há algum tempo ! Os dirigentes de hoje do clube são uma piada indigesta !

J Alves
1 ano atrás

Que me chama a atenção ele sendo zagueiro em 262 jogos 27 gols, ai os dirigentes da portuguesa trás atacantes com 170 jogos 3 gols, e tem jogadores que trouxeram só passeou em campo, nem um gol sequer,só pra refletir a diferença entre os do passado que a diretoria buscava e os de hoje, é eram todos os setores, os caras sempre foram craques, infelizmente as esperanças é última que morre mas tá difícil

Alexandre Lemos Mendes
1 ano atrás

Uma pena pela perda
Uma pena os sites poucos citarem a Portuguesa na sua trajetória
Estamos sendo apagados da história
E ainda tem gente achando que estamos no caminho certo
E gente apoiando essa gente

Jaime Ventura
1 ano atrás

Apesar da noite do Galo Bravo do saudoso OTD, Marinho Peres que estava entre os que foram dispensados, na minha seleção da Lusa que eu vi jogar de 1960 até hoje, ele é o quarto-zagueiro titular. Descanse em paz, que Deus o tenha em bom lugar e condolências a família.

LEONINO
1 ano atrás

Uma defesa com Félix, Djalma Santos ,Luis Pereira ,Marinho Peres e Zé Roberto seria talvez a melhor do mundo !

LEONINO
1 ano atrás

Merece estar na galeria dos melhores quarto zagueiros de todos os tempos do futebol mundial ! Torna ainda mais nobre a história da Portuguesa De Desportos !

sérgio luiz Henriques
1 ano atrás

Só para acrescentar alguns números que o Museu Histórico da Portuguesa tem a respeito desse maravilhoso jogador: disputou 273 partidas vestindo o elegante manto rubro-verde e obteve o seguinte retrospecto: 125 vitórias, 71 empates e 77 derrotas. Ao todo marcou 28 gols.

Wanderley
1 ano atrás

Para de quem já teve, marinho Peres e Luis Pereira, e hoje tem esses pernas de pau aí é de lascar.

Rodolfo Vicente Teixeira
1 ano atrás

Mais um saudoso, o futebol está perdendo seus ídolos.

Elzon Regis
1 ano atrás

Ridículo, só desgraça aparece nessa pagina postagens de time de varzea. Chega de ser trouxa, babaca, acreditar em dirigentes mentirosos, safados que gostam de humilhar seus torcedores, seus amadores no que fazem e o pior muitos usam tudo isso para se sentirem poderosos, chaga cambada de ladrões sem futuro.
Por isso vejo muitos apanharem no dia a dia, sempre fui contra a violência, mais esses bostas já que não entregam seus cargos que saíam na porrada cambada de ladrões, desse tipo de canalhas o mundo tá cheio.
Esses ridículos dizer ao término da partida que faria tudo novamente tem mais que serem posto para fora na porrada seus safados vai enganar o time do inferno seus amadores !!!

Jaime Ventura
1 ano atrás

Espero que a direção do clube , tenha tido a sensibilidade de enviar ao velório um representante e uma coroa de flores em nome da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS.

Luiz Gustavo - Santos/SP
1 ano atrás

Descanse em paz, Marinho Peres. Marcou época na Lusa e inclusive foi para a Copa de 70 quando ainda vestia nossa camisa. Meus sentimentos à familiares e amigos. Vi uma matéria, acho que foi no GE, que davam destaque à Barcelona, Palmeiras, etc e nem mencionavam a Portuguesa. Analfabetos de futebol…

LEONINO
1 ano atrás

Se Marinho Peres for se lembrar de algum clube lá no céu, vai se lembrar do manto RubroVerde que vestiu ! Na Portuguesa , ele foi amadurecendo ainda jovem e seus 27 gols foram consequência de sua ânsia em ver a Lusa vencedora !!!!!!

Jaime Ventura
1 ano atrás

A imprensa faz questão de ignorar a Portuguesa , principalmente agora que o clube está numa draga danada , acabou as festas principalmente de aniversário que eram regadas a Bacalhau e vinho. Net Lusa é o veiculo de comunicação que nos deixa informado sobre as coisas do clube.

LEONINO
1 ano atrás

A imprensa sempre t ncionouignorar a Lusa através dos tempos ,mas num tempo em que o clube derrotava os outros queridinhos da mídia ,era obrigada a mencionar seus triunfos ! Agora ,no quase ostracismo , não se poderia esperar outra coisa …Tudo começou depois que essa maldita Globo começou a comandar o futebol ( agora nem tanto )! Nos tempos áureos da Record e Tupi , a Portuguesa tinha muito mais espaço !!!!! Isso vai ter que voltar um dia ,se a Lusa voltar a ocupar seu espaço de direito !

LEONINO
1 ano atrás

O Super Zé estava comentando o jogo pela Cultura ! Sabe que foi tri mundial ainda na Lusa !!! Pena ,mas caímos fora ! Esse time fracoide não ganharia nem de time varzeano ! Uma vergonha !!! Marinho Peres ia para o ataque quando estávamos perdendo ou empatando ! Na raça e na raiva metia a bola na rede adversária !

wpDiscuz
Sair da versão mobile