Início Notícias da Portuguesa Goleiro campeão com Palmeiras foi barrado na Lusa e saiu de graça

Goleiro campeão com Palmeiras foi barrado na Lusa e saiu de graça

Weverton, que conquistou a Libertadores no último sábado, era ídolo da Portuguesa, mas não foi valorizado

22
Weverton, anunciado em 2010, ao lado de Manuel da Lupa, presidente da Lusa à época (Foto: Divulgação/Portuguesa)

Um dos responsáveis pelo título da Libertadores do Palmeiras, Weverton fez história por dois anos vestindo a camisa da Portuguesa. Apesar disso, o goleiro acabou barrado na reta final de vínculo e viu o clube do Canindé ser rebaixado no Campeonato Paulista.

Contratado a custo zero do Botafogo-SP em maio de 2010, o jogador permaneceu na Lusa até maio de 2012. Nesse período, o arqueiro foi peça importante na conquista da Série B de 2011, na equipe que ficou conhecida como Barcelusa. No ano seguinte, porém, problemas com a diretoria colocaram fim à passagem marcante.

Com vínculo somente até o fim do Paulistão de 2012, diretoria e atleta inciaram as tratativas pela renovação. Participação determinante na Série B do ano anterior e um dos líderes do elenco, Weverton pediu R$ 80 mil por mês e um valor de luvas. O goleiro queria ajudar a mãe com a manutenção da casa que acabara de enfrentar enchentes. Eles são de Rio Branco, no Acre.

A diretoria rubro-verde, presidida por Manuel da Lupa e tendo Luis Iaúca e Carlos Lourenço como homens fortes do futebol, não concordou com o aumento. Na visão dos dirigentes, era possível conseguir um goleiro melhor por um custo menor.


Nesse período de indefinição, o Athletico – Atlético-PR à época -, que disputaria a Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano, fez uma proposta, com luvas incluídas, e acertou um pré-contrato com o camisa 1.

Com a divulgação do acordo, uma reunião entre a diretoria e o técnico Jorginho definiu o afastamento de Weverton e a entrada de Rodrigo Calaça, reserva imediato.

Foto: Divulgação

“O Weverton tem que resolver a vida dele, se ele fica aqui ou vai embora. Não posso continuar com ele no gol se ele não está focado nos jogos. A preocupação dele hoje é decidir sua vida”, disse Jorginho, à época.

A troca, no entanto, derrubou a Portuguesa do Paulistão. No jogo que poderia garantir a permanência da Lusa na Série A1, diante do Linense, no Canindé, Calaça falhou e o placar terminou 2 a 2. Em situação delicada no torneio, Weverton foi chamado de volta para a partida derradeira. “Precisamos de você”, era o sentimento que a diretoria passava ao jogador.

Ele retornou à equipe, mas não conseguiu evitar o descenso. Uma derrota para o Mirassol por 4 a 2, no interior, definiu o rebaixamento de um clube que há poucos meses havia conquistado o Brasil.

Mesmo assim, Weverton ainda queria ficar. Ele dizia a todos que, se a Portuguesa se acertasse com o Athletico, ficaria no clube. Sentindo-se traída, a diretoria da Lusa pouco fez e aguardou somente o término do contrato. Weverton ainda fez três partidas com a camisa rubro-verde, dois pela Copa do Brasil diante do Bahia, e um pelo Brasileiro, justamente contra o Palmeiras, seu atual clube, onde tornou-se ídolo da torcida. Ele é, hoje, o que lhe foi tirado quando vestia as cores rubro-verdes.

Foto: Divulgação/Twitter do Palmeiras
22 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José
3 anos atrás

Comentar o que né, lembro do episódio, só parabenizar o goleiro pelo titulo, e dizer que na minha opinião é dos 3 melhores do Brasil, e dos melhores do mundo.

SILVINO ALMEIDA
3 anos atrás

Parabéns aos “visionários” diretoires”. Meu Deus, qto lixo já passou nessa diretoria/presidência. Nada é por acaso, por isso chegamos ao fundo do posso. Ainda bem que ainda existem pessoas boas e bem intencionadas como o Castanheira que gostam da APD.

Taubaté
3 anos atrás
Responder para  SILVINO ALMEIDA

Silvino, perfeito!!!

Rodrigo Antônio
3 anos atrás

Pode colocar na conta do senhor jorginho cantiflas, o encantador de serpentes. Nos deu um título nacional e um rebaixamento vergonhoso pra série a2, junto com maylson e calaça. Uma vergonha. Aliás, acabou de cair de novo com o figueirense. Espero que nunca mais pise no canindé.

Taubaté
3 anos atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

Rodrigao, perfeito!!!!

Taubaté
3 anos atrás

A única visão desses padeiros citados e bolso e frango assado de domingo. E ainda tem gente que defende e fica bravinho com as verdades.

ROBERTO ANTONIO FERNANDES
3 anos atrás

Goleiro campeão. Pena que saiu da nossa Lusa dojeito que foi, excelente profissional. Parabéns pela conquista no Palmeiras, mereceu. Agora quanto aos diretores e presidente Da Lupa nao valem nada.

PedroEduardo Gomes
3 anos atrás

Na epoca so tinha burro na Lusa torco para a Lusa a 50 anos

Antônio Luiz de Siqueira
3 anos atrás

Parabéns
Para o goleiro Weverton, melhor goleiro atualmente do Brasil, merece ser titular da seleção brasileira sem dúvida.

VALTER DOS ANJOS ALVES
3 anos atrás

A Portuguesa teve seus tempos de “10 Pragas do Egito” que, tomara, nunca mais aconteçam. Rebaixamentos sucessivos e contratações de jogadores “pé de rato”levaram o Clube à quase falência com centenas de ações trabalhistas.
Hoje vivemos novos ares de reconstrução.
Ainda bem !

José Luiz Monteiro
3 anos atrás

Foi importante no acesso em 2011? sim, foi um dos principais jogadores naquela campanha, mas em 2010, ano que a Portuguesa terminou em quinto lugar, um ponto atrás do América MG, ele falhou vergonhosamente nos dois gols do América RN, que mesmo sendo rebaixado por ter terminado o campeonato em último lugar, conseguiu a virada sobre a Portuguesa no Canindé.

Aulacio Rodrigues Carvalho de Almeida
3 anos atrás

Mais uma vez tinha ficado revoltado, eu dizia goleiro de seleção tem que ficar como também Marco António, Edno e outros tantos que tinham arrebentado na Barce Lusa.
Mas dinheiro e Ganância é o que predominava infelizmente.

Luso cansado
3 anos atrás

Sempre disse que o iauca e um câncer na portuguesa mas ele dava dinheiro pra um monte de lixo sanguessuga(diretor,leões da fabulosa ,etc) aí se falassem mal dele,quem se lembra do Felipe Gabriel? Ele pegou pra ele o jogador e pós milhões no bolso

Belmiro Augusto
3 anos atrás

Vários jogadores de qualidade fizeram parte do elenco do clube. Dirigentes que não pagam salários e direitos dos jogadores e demais profissionais do clube, dirigentes que não cumprem contratos estabelecidos por eles mesmos arruinaram o clube. Weverton é mais um exemplo que deve ser sempre lembrado, para que esses dirigentes abutres não possam mais pisar no sagrado Canindé…

Luiz Henrique Spossar
3 anos atrás

Tá colhendo o que plantou, deveria fechar as portas. Lixo.

Marco amtonio da costa simoes
3 anos atrás
Responder para  Luiz Henrique Spossar

Lixo. ??
Vc está falando do que ??

Da Associaçåo Portuguesa de Desportos ??

É isso ??

ALTAIR PEREIRA DE OLIVEIRA
3 anos atrás

O que falaram pouco foi o trabalho feito pelo Furacão pra fazer do Weverton o grande goleiro que é… Claro sua dedicação e esforço é muito grande… Mas se não fosse o CAP contratar e treiná-lo (principalmente com os pés, no qual todos os goleiros do clube são treinados) não estaria hoje configurado entre os grande do Brasil, assim como Santos.

adenir botelho
3 anos atrás

Tenho um amigo que jogou na portuguesa, inclusive de goleiro….. ele disse que lá é muito difícil jogar…….. só joga quem é apadrinhado…… meu amigo desistiu por esse motivo……

GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA
3 anos atrás

Pq omitiram a passagem pelo Corinthians ?

João Paiva Lopes
3 anos atrás

Wewerton é mais um caso onde a diretoria tratou mal um atleta.
Ele sempre se mostrou digno e nunca ouvi nenhuma entrevista onde falasse mal da Portuguesa, até se submeteu a jogar as últimas partidas quando o time estava mal, outro não faria isso.
Isso é para alguns torcedores nó cegos: quando jogador sai da Portuguesa atirando contra a diretoria, não fique do lado da diretoria. Eu diria que em 90% dos casos, o atleta tem razão.

Beto
3 anos atrás

Nessa final da Libertadores também estava Luan Peres, da base.

Cansei de ver parte da torcida reclamar dele à época.

Aliás, vi muito isso ao longo da história com jogadores de nossa base.

Newton Prestes da Silveira
3 anos atrás

Como disse o Sinval, cria e grande artilheiro da nossa Lusa: o câncer da administração do clube, até tempo recente, tem sido o “pessoal das imobiliárias”, verdadeiros judas especuladores que não perdem a oportunidade de se locupletar às expensas do erário da agremiação que nossos antepassados nos deixaram. Só vamos renascer das cinzas no dia em que essas pragas forem inxotadas de vez do Canindé.

wpDiscuz
Sair da versão mobile