O torcedor da Portuguesa sabe que o clube irá enfrentar o Caxias-RS na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Também está ciente que o jogo de ida será fora de casa, no estádio Centenário, neste domingo, às 15h. Mas, você sabe como foi a campanha na fase de grupos? Quais são seus principais jogadores? Se a resposta for não, fique tranquilo. O NETLUSA conversou com o jornalista Pedro Petrucci, da Rádio Gaúcha, e trouxe as respostas.
O time do interior gaúcho somou apenas 18 pontos na primeira fase e ficou na quarta colocação do Grupo A8. A campanha foi idêntica a do Esportivo-RS, que só terminou em terceiro por causa do confronto direto. Por outro lado, o clube grená ficou com a vaga por ter superado Juventus-SC e Marcílio Dias-SC no saldo de gols.
“A campanha do Caxias na primeira fase foi bem decepcionante. Embora tenha conseguido a classificação, a expectativa era de terminar a primeira fase nas primeiras colocações e um caminho, em tese, menos complicado. Porém, terminou em quarto, com a pior campanha entre os 32 classificados”, declarou Petrucci.
Como chega?
Depois de um bom primeiro turno, o Caxias caiu de rendimento na segunda metade do torneio. Entre os fatores para o baixo aproveitamento está a internação do técnico Rafael Jacques, ex-atacante de Grêmio, São Paulo, entre outros. Ao recusar a vacina, o comandante precisou ficar afastado por mais de 20 dias de suas atividades.
“O time começou fazendo bons jogos, porém caiu de rendimento na reta final do primeiro turno e não se recuperou. Tanto que venceu apenas o Rio Branco-PR, saco de pancadas do grupo, nos últimos sete jogos. Entretanto, o clube tenta impor uma narrativa de que foi prejudicado por um surto de Covid-19. Sete jogadores realmente ficaram afastados, contudo, foram apenas dois jogos. A ausência maior foi do treinador, que contraiu o vírus e chegou a ser internado no período de 20 dias que ficou afastado. Com 45 anos, ele não se vacinou, gerando muitas críticas”, ponderou.
Quem é favorito?
Por fim, o jornalista ainda colocou a Rubro-Verde como favorita para o confronto. A Lusa, além de ter a melhor campanha e decidir em casa, tem mais chances de buscar a vaga na terceira fase da competição, na opinião de Pedro Petrucci.
“O Caxias apresenta poucas perspectivas de que poderá brigar pelo acesso à Série C, então vejo a Portuguesa como ampla favorita no confronto. A esperança do Grená é a zebra, que ocorre com mais frequência em jogos de mata-mata”, concluiu.
O grande destaque da equipe gaúcha é o atacante Michel, que já anotou sete gols na Série D.
Time-base do Caxias: Marcelo Pitol; Erik, Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho, João Vieira, Marlon (Paulinho Santos), Diogo Oliveira e Bruno Ré; Kelvin e Michel
Só pelo discursinho anti-vacina o Caxias já merece ser desclassificado! Pra cima Lusa!
Não tem essa de ser favorito! tem que fazer valer dentro de campo!!
Vai pra cima deles LUSAAAA!! ohhhohhhh
Vai pra cima deles LUSAAAA!!
Esse papo furado é de seca Lourenço ,vamos com tudo pra cima LUSA
Vamos LUSA!!