A Portuguesa venceu o EC São Bernardo, na tarde desta sexta-feira (14), por 3 a 0, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Luis Gustavo, com direito a um golaço do meio de campo, Chrigor, que assumiu a artilharia da Copa Paulista e Rone, nos acréscimos do segundo tempo, anotaram os gols lusitanos no embate.
+ Lusa leva vantagem em retrospecto contra o EC São Bernardo
Com este resultado, a Lusa assume, provisoriamente, a liderança do grupo 3 da Copa Paulista, com sete pontos. A Rubro-Verde agora torce por um tropeço da Portuguesa Santista diante do Santo André, neste domingo (16), para confirmar a posição.
A Rubro-Verde foi a campo com um desfalque importante. O goleiro Thomazella sentiu um desconforto no joelho direito, momentos antes da escalação ser divulgada e foi poupado. Ele será reavaliado pelo departamento médico para confirmar se poderá voltar a campo.
Além dele, o lateral Talles e o atacante Pedro Bortoluzo seguem aos cuidados do DM e estão fora da partida.
A mudança para Santo André ocorreu a pedido do São Bernardo, por conta do valor do aluguel do 1° de Maio. Com isso, a partida ocorreu no Bruno José Daniel e passou do sábado para sexta-feira.
O JOGO
Com menos de um minuto de jogo, em cobrança de escanteio, a Lusa teve uma boa chance de marcar. Em bola alçada na área, a defesa mandou para a linha de fundo.
A Rubro-Verde teve outra boa chance de abrir o marcador. Aos 13, Rone tentou novamente lançar dentro da área e, Paraizo, de cabeça finalizou. Contudo, a bola foi para a linha de fundo. No minuto seguinte, Nathan recebeu em velocidade no lado direito e chutou rasteiro. Fernando Henrique espalmou e a defesa mandou para a linha de fundo.
Contudo, a Portuguesa conseguiu aproveitar e anotar um golaço. Aos 33, Luis Gustavo recebeu a bola antes do meio de campo, viu o goleiro adiantado e mandou uma bomba que encobriu o goleiro e foi para o fundo das redes, para anotar uma pintura.
O EC São Bernardo passou a pressionar para buscar o gol de empate. Por sua vez, a Lusa buscava, nos espaços do adversário, a chance de ampliar a vantagem. Aos 44, Paraizo, pelo lado direito, fez a jogada individual e chutou rasteiro, a defesa tentou afastar e Chrigor empurrou para marcar o seu quarto gol na Copa Paulista e assumir a artilharia do torneio.
Na etapa final, o técnico Renato Peixe fez duas mudanças para buscar o empate e sacou dois jogadores para as entradas de Eduardo Kuhn e William Piá. Por sua vez, a Lusa manteve a mesma escalação que iniciou o jogo.
Contudo, o confronto teve uma Portuguesa no ataque e o EC São Bernardo com algumas falhas no troce de passes, principalmente no terço final. Aos 15, Chrigor recebeu a bola, mas, antes de fazer o passe, a defesa do EC São Bernardo mandou para a linha de fundo.
Aos 20, a Rubro-Verde fez as suas duas primeiras mudanças para a partida. Saíram de campo Eduardo Diniz e Paraizo para as entradas de Wendel e Rochinha. Com apenas dois minutos de jogo, o atacante recebeu uma falta mais dura de Vinicius Leandro e o zagueiro do time do ABC foi expulso.
Com um atleta a menos, a Rubro-Verde teve mais liberdade para pressionar e buscar o terceiro gol. A melhor chance do EC São Bernardo na etapa final ocorreu aos 44, com chute cruzado de William Piá, mas Fernando Henrique fez uma boa defesa. Entretanto, aos 47, Rone recebeu ótimo passe, aproveitou a falha da zaga e tocou rasteiro, no canto direito, para dar números finais ao jogo.
A Portuguesa volta a campo para a disputa da Copa Paulista no duelo diante da Portuguesa Santista, no dia 22 de julho, às 17h, no Canindé.
FICHA TÉCNICA
EC SÃO BERNADO: David Becker; Lucas Santos, Deverlan, Vinicius Leandro, Luiz Felipe e Paulo Henrique (Gabriel Cunha); Vitor Hugo (Kaká), Cauê Pereira (Eduardo Kuhn) e Nathan (William Piá); William e Gustavo Santana (Jonas).
PORTUGUESA: Fernando Henrique; Luis Gustavo (Hudson), Robson (Milani), Patrick e Eduardo Diniz (Wendel); Marzagão, Tauã (Adriano Jr) e Luiz Felipe; Rone, Chrigor e Paraizo (Rochinha).
Bom jogo da LUSA… Resultado merecido com sobras… Não sofreu em momento nenhum… Que golaço do Luis Gustavo!!!!
Que golaço do Luis Gustavo. A última vez que tinha visto um gol assim na Lusa foi do Alcindo chutando do meio de campo contra o Remo em 1975.
Foi contra o América de Natal, em 1977
3 x 0 LUSA….
Putz foi mesmo. Era moleque quando o jogo passou na TV.
Teve gol do meio de campo no 7×2 sobre o São Paulo em 98
É verdade, teve o gol do Ricardo Lopes naquele eterno 7 X 2 que metemos no São Paulo, no Pacaembu. Era o Campeonato Brasileiro de 1998 e estávamos muito bem no torneio. Que saudade!
Ganhou é o que importa, porém não jogou bem, Luiz Felipe continua devendo futebol e entendo que ficou fácil após a expulsão, que venham mais 3 pontos no Canindé, presta atenção Portuguesa, VAI LUSA PÔ!
Até o golaço, um jogo muito fraco da portuguesa. Muitos erros de passe, tauã mais uma vez muito abaixo e esse rapaz número 10 sem condições de ser o armador da equipe. Depois do gol, o time melhorou muito e no segundo tempo apenas administrou. Fez o que tem que se fazer quando se pega time de a3: passou o trator e siga pra mais 3 pontos. Esse crigor tem me surpreendido, até que joga bem. O rone também tem alguns momentos mais lúcidos. O paraizo, infelizmente, parece totalmente fora. Era pra ser reserva e ir entrando aos poucos, mas foi colocado na fogueira, mais uma vez. É ganhar os pontos que precisa e se classificar o quanto antes. Siga pro próximo jogo.
Só digo uma coisa: Várzea !!!
Ricardo Lopes também Lateral 7×2 contra o São Paulo 1998
Nosso time não é bom, fato.Os outros também não são, fato. O problema da Portuguesa é a falta de criação do meio campo, festival de jogadas bisonhas. SDe contratar um cara que tem intimidade com a bola ali, melhora muito.
Que e jogar bem dominou o joho inteiro e ja taba 2×0 quando foi expulso corneteiro nunc ta contrnte .E um otimo jogador corre jogo todo narca oasa chuta
A portuguesa dominou o jogo antes do gol da mesma forma que vc domina o português.
horroroso esse São Bernardo, o Fernando Henrique nada fez – grama artificial muda bastante o jogo, a bola fica bem mais rápida, se alguns já tem dificuldade no campo normal hoje apanharam da bola, esse nosso camisa 10 é um crime e o 9 uma decepção
P Q P
Kraio vcs só criticam a Lusa jogou bem hoje sim ainda mais em um campo sintético. Os donos da casa são acostumados a jogar na grama sintética. Vamos apoiar o time está crescendo jogo após jogo BORA LUSA O TIME É NOIS
Ganhar e fundamental pra dar confiança daí tudo da certo mesmo quando não joga bem bora lusa pra cima
Hoje foi o único jogo do nosso grupo que não consegui assistir (depois vou ver o replay). Achava o São Bernardo o segundo melhor time do nosso grupo, fora a Portuguesa. Acho que o mais chato adversário será a Portuguesa Santista em Ulrico Mursa. Apesar das divergências entre jogou bem ou não jogou bem, acredito que estes três pontos somados contra um adversário que estava a nossa frente na tabela serão de fundamental importância. Parabéns à todos os envolvidos.
Não vi o jogo, que deve ter sido no bairro do limão, a julgar pelo azedume de 90% dos comentários… rsrsrs
Assisti o jogo, e gostei bastante! Foi nítida a evolução comparado ao último jogo diante do São José. Percebe-se que o Zago soube administrar os erros, e corrigí-los, teve mérito pela vitória de hoje… Time jogou bem, bola no chão, melhorou a qualidade dos passes, e soube administrar a partida. É isso aí, estamos evoluindo!
Dá-lhe Lusa!
Parabéns vamos encorpando ao longo do campeonato. Tem uma turma aí difícil de agradar. Da-lhe lusa, construindo a caminhada rumo a Serie D.
Alguns torcedores querem ver um Manchester City em campo e por isso criticam tudo ! Calma lá , pelas contratações e muita sem critério técnico até que estamos indo bem .Os adversários são fracos e com mais tutano conseguiremos papar essa Copa Paulista ….O torneio só é importante para o clube porque não dá pra esperar mais sem um calendário nacional …A série D em 2024 é questão de honra !!! Falta um bom volante articulador e que se infiltre na zaga adversária! Cadê ele ? Custa tirar a bunda do sofá e correr atrás? Nem precisa viajar de avião pro norte ou sul do Brasil ! Aqui mesmo no interior um olheiro que não seja cego acaba encontrando !
Qual foi o público e renda da partida?
Assisti os 3 jogos. O sistema defensivo me parece sólido com a marcação também do Marzagão e Tauã no meio campo. A criação do time com esse 10 não está bem. Não sei se ele tem condições de melhorar. Crigor realmente é uma grata surpresa para mim. Rone também não é bobo de bola. Temos que continuar evoluindo. Ótimo vencermos mesmo um adversário fraco mas que até então tinha somado duas vitórias. VAMOS LUSA!!!
agora o SB é fraco, antes do jogo os comentarios era, quero ver pegando um dos lideres
Lusa x Briosa vai pegar fogo ! É o encontro da primeira Portuguesa do Brasil ( Briosa 1917 ) com a mais tradicional ( Lusa1920 ) !!! Lá no Ulrico Mursa ( primeiro estádio de concreto do Brasil ) , vamos ganhar se tivermos raça! Interessante , antes do Ulrico Mursa todos os estádios eram de madeira ! O primeiro jogador que jogava em Santos a ser chamado para a seleção brasileira não era do Santos ,era da Briosa ,o famoso Elba De Pádua TIM !!!
O JOGO SERA O CANINDE
A Briosa teve sérios problemas com racismo quando foi jogar no exterior e isso há várias décadas ! Mas parece que o ser humano não evoluiu ,o racismo continua e já estamos em 2023 !
Lusa , respeito lá em Santos ! Vamos jogar com nossa irmã mais velha !!! Lá Pelé e seus companheiros iam jogar no Ulrico Mursa com as chuteiras nas mãos ! E Pelé sempre se referiu respeitosamente ‘a Briosa de Portuguesinha! Sinal que sempre nos considerou como Portuguesona !…
Interessante essas três postagens sobre a Briosa, que sempre achei ser mais jovem do que a nossa Lusa. Abraço
O Santos também tem laços portugueses ! Seu nome foi extraído do nome da cidade
(logicamente ) , que foi fundada por Brás Cubas , um português !
O gol do Luís Gustavo tem que ser mostrado pelas tvs aberta, pois se fosse da série a, seria o gol puskas