Início Colunas Coluna do Maurício Capela Opinião: Portuguesa está a dois passos do paraíso

Opinião: Portuguesa está a dois passos do paraíso

Com dois gols do atacante Paraizo, a Lusa colocou um ponto final na invencibilidade de 34 jogos do Palmeiras no Paulista Sub-20 e insinua recuperar os seus melhores momentos de sua trajetória nas categorias de base

5
Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

É preciso ser claro. Clássico no Estado de São Paulo, envolvendo a Portuguesa, acontece somente quando ela enfrenta Santos, Corinthians, Palmeiras ou São Paulo. E aqui não há demérito algum em relação ao confronto diante do Juventus, da Mooca, por exemplo. Não há. E também pouco importa se a geração videogame não acredita nisso. Tanto faz. A história rubro-verde fala por si.

LEIA TAMBÉM: Lusa negocia a contratação do goleiro Lucas Wingert, ex-Paraná

Dito isso, é hora de ser mais direto ainda. A vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-20, no último domingo (21) representa muito. Além de colocar um fim na invencibilidade do rival, que já durava 34 jogos na competição, ou seja, desde setembro de 2021, demonstra que se não houver reconstrução em espiral, desde a categoria de base até o profissional, não há reconstrução; o que há, é golpe de sorte.

Portanto, a vitória diante do Palmeiras não se resume apenas à quebra de invencibilidade do rival. Vai além. 


Vai além, porque proporciona condição favorável no grupo da competição e enche de moral quem hoje vence aquele que faz o melhor trabalho em categorias de base em São Paulo. E para a Lusa, mais diretamente, significa que o último degrau antes do profissional promete alguma esperança.

Nesse ponto, o da esperança, é sempre ruim citar um ou outro jogador. Sempre. Porque o trabalho dessa molecada é costumeiramente mais coletivo do que individual. De toda forma, chama a atenção o atacante rubro-verde de nome sugestivo, Paraizo. Autor dos dois gols diante do Palmeiras, o atleta agora se isola na artilharia do Sub-20 com 18 gols. 

O desempenho há de querer nos dizer algo. Mas não é prudente agora. Não é, porque a competição está no meio. Não é, porque muitos jogadores já brilharam em competições de base e sumiram no Profissional. No entanto, é preciso ressaltar: Paraizo está no caminho certo. 

O fato é que Alan Dotti, o treinador do sub-20 rubro-verde, não é bobo. Sabe que é um passo por vez. E Sérgio Soares, o comandante do profissional, também conhece a cantilena, qual seja: não é bom apressar o passo nessa etapa. Mas o desempenho do garoto chama a atenção, muito embora ele não jogue sozinho, reafirmo. 

O fato é que se Paraizo confirmar o que se espera dele já valerá simbolicamente muito. Será quase como a ressureição da categoria de base da Lusa, que não revela ninguém há um bom tempo. E esse é o sinal mais relevante. E importante também.

Sem contar que a chegada de Paraizo ao profissional ou do goleiro Felipe Coutinho ou do zagueiro Lucão, ou de qualquer outro nome, será fundamental para que a Portuguesa consiga recursos para reativar os demais “sub” do clube. E isso faz diferença. Porque um garoto que começa aos 15 na agremiação só tende a nutrir identificação pela mesma. Exemplos não faltam: vão desde Zé Maria, passando por Zé Roberto, até Rodrigo Fabri.

Portanto, ser campeão do sub-20 significa muito. Mas o grande valor é ter um Paraizo às portas da Série A1 do Campeonato Paulista de 2023. Isso sim, significa. Significa estar a dois passos de um outro paraíso: o de voltar a revelar grandes nomes para a Lusa e para o futebol brasileiro.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
j alex - atibaia
2 anos atrás

Nossa história sempre foi recheada de revelações dos juniores, hoje temos o Patrick , Marco e o Hudson no profissional, que venham mais garotos , é certo que nem sempre vingam mas se a cada 3/4 um fizer sucesso já paga o investimento na base. Chama atenção o mercado de jogadores jovens que aumentou muito, vários clubes europeus contratando jogadores de 15/16 anos.

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
2 anos atrás

Grande matéria, voltar a revelar realmente é o maior trunfo de uma boa gestão, traz um respiro ao departamento de futebol.

MARCO ANTONIO PINTO DIAS
2 anos atrás

Só para variar, mais um grande texto do Jornalista Maurício Capela! Entre outras, duas coisas são fundamentais para um clube de futebol, as categorias de base e a opção de ser sócio torcedor. A Lusa está no caminho certo! Dá-lhe Lusa!!!

Davi Mococa
2 anos atrás

Galera passando aqui pra convidar todos vocês pra irem pro Canindé sábado! É um jogo importante pra Lusa, precisamos da nossa torcida em peso! Bora lotar o Canindé! Torcedor de verdade apoia sempre o time! Vai lusa

Portuguesa x São Caetano

03/09-2022

Horário: 15:00

Pedro Falandes
2 anos atrás

Parece loucura da minha parte, mas essa camisa que parece um gafanhoto não tem dado sorte ao nosso time. Prefiro a nossa tradicional vermelha e verde. Agora, nosso time tem que melhorar muito. Nosso ataque é muito fraco. Essa bola alçada na área para o Mancha é muito pouco para um time que precisa ser campeão. Nosso Daniel Costa tem acertado poucos passes. Vamos torcer e ter muita fé.

wpDiscuz
Sair da versão mobile