A vitória por 3 a 2, de virada, diante da Internacional de Limeira em seus domínios deu a letra sobre esse time da Portuguesa. Sob o comando do técnico Dado Cavalcanti, a equipe foi aguerrida dentro de campo, insistente, persistente, resiliente. E tecnicamente deu sinais de que reúne condições para exibir um bom futebol.
+ Giovanni Augusto comemora estreia com o “pé direito” na Lusa
Em tempo, não vou gastar a tua e a minha paciência para avaliar a arbitragem da partida. Além de um pênalti claro não assinalado, ainda tivemos um lance onde o cartão vermelho poderia ter sido naturalmente aplicado ao jogador da Inter de Limeira, que atingiu por meio de um carrinho por trás o atacante Victor Andrade. Aliás, que partida fez Victor Andrade.
Mas voltemos ao que rolou no gramado. E não, não há euforia nas linhas acima, porque nem tudo funcionou à perfeição. O sistema defensivo ficou exposto em boa parte do primeiro tempo. Há um ajuste ali entre a dupla de zagueiros e os homens de contenção no meio de campo que necessariamente deverá acontecer nos próximos confrontos. Muito embora tenha ficado evidente que Quintana é seguro, bem como Patrick. O que aconteceu ali foi falta de entrosamento. E só. Mas vai dar liga.
Agora, eu fiquei mesmo com a pulga atrás da orelha no que diz respeito ao goleiro Thomazella. Não sei… No primeiro gol, tenho cá a sensação de falha por parte do arqueiro rubro-verde. Talvez falte ritmo de jogo. Para goleiro, isso é mortal.
Por outro lado, a velocidade pelo lado de campo foi interessante. A participação de Borel fundamental, bem como Eduardo Diniz e Victor Andrade. Corredores de aproximação e velocidade deram certo. Ponto muito forte demonstrado pelo time verde-encarnado.
Henrique Dourado fez um trabalho tático, puxou a marcação, abriu espaço para a diagonal, principalmente de Victor Andrade e tentou se ajeitar no ataque. Mas também fica evidente que vai precisar mudar um pouco o seu estilo de jogo para balançar as redes adversárias, caso contrário não conseguirá pegar na bola. Marcação no Paulista é dura e será ainda pior diante de equipes mais qualificadas.
O ponto alto, no entanto, foi a entrada de Giovanni Augusto. Primeiro, porque a construção por dentro começou a ser efetiva. Depois, porque o sujeito tem bola. Sabe jogar futebol.
Complicado até comparar com Chrigor, que fez essa função na maior parte do jogo, porque como meia, a mim, não vai. Não é a dele. É uso emergencial, sabe como é… Mas pelos lados pode ser e será uma alternativa excepcional para Lusa de Dado com o decorrer do certame.
Trocando em miúdos, a vitória, além de ter sido de virada, mostrou qualidade técnica. Porque vamos combinar: os três gols da Lusa foram golaços. O do Borel, a falta de Diniz e o enfileiramento de Giovanni Augusto estão na categoria de belos gols. E exagerando um pouquinho, mas nem tanto, alô marketing da Lusa pode encomendar a placa, porque cabe, cabe bem ao tento marcado pelo novo meia da Portuguesa.
* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA
Bola no contrapé do thomazella. Não há falha alguma. Poderia fazer melhor? Poderia. Mas é um goleiro que vem de mais de 5 meses sem jogar futebol. Tem todo crédito, é ídolo e merece ser apoiado. Se não fosse thomazella, no meio de semana iríamos a capivari ou a rua javari.
É ISSO MANO!! TÔ CONTIGO!! PEGARAM O GOLEIRO NO CONTRAPÉ!! NÃO FOI FALHA!!! ACHO QUE O SEGUNDO FOI MAIS FALHA DELE E DA DEFESA QUE O PRIMEIRO!!
Concordo plenamente, o Thomazella nos salvou ano passado imagina portuguesa x Juventus.
Dessa vez concordo contigo… o time foi bem e demonstrou personalidade estando atrás no marcador duas vezes, e no campo inimigo… aguerrido e buscando a vitória sempre.. é assim que queremos ver a LUSA… e, realmente, a defesa vacilou em algumas oportunidades.. me preocupa contra times mais qualificados… erros podem ser fatais… mas vamos jogo a jogo para sabermos até onde poderemos chegar… “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém..”
p.s: esse Vitor Andrade jogou muita bola.. para mim o melhor em campo..
Parabéns Lusa, fazia 24 anos que não vencia a Internacional de Limeira, o resto é o resto, mais uma vez parabéns a todo o elenco, continuem assim.
Oque importa é ganhar, time teve atitude e buscou o ataque, pressionou, foi pra cima, o Técnico me parece bom, fez boas substituições, já é uma grande mudança de times anteriores, quanto ao Thomazella, na MINHA OPINIÃO, falhou nos 2 gols, tem crédito ??? Sim tem crédito, mas ao meu ver é um goleiro que sai muito mal do gol, não me trás segurança ! Bora Lusa, ganhar do Redbull na quarta e pra cima dos Bambis no Sábado !!!
Concordo com Capela: O Thomazella está sem ritmo de jogo. No primeiro gol da Inter ele saiu correndo para o centro do gol sem perceber que já estava nele e daí foi pego no contrapé. O Quintana também estava sem ritmo de jogo.
Acho que o Thomazella não falhou no primeiro gol
Achei que num lance depois sim, deu um soco pra baixo e quase toma o segundo
No terceiro gol poderia ter saído com os pés, mas tem que dividir essa com os zagueiros
Thomezalla tem muito crédito ainda.
Um ataque com Chrigor, Dourado e Victor Andrade seria interessante.
Meio campo com Zé Ricardo, Ricardinho e Giovanni Augusto.
Borel, Quintana, Patrick (tem que correr um pouco mais) e na lateral esquerda tenho dúvida, pois o Diniz é apenas para 1 tempo de jogo.
Mas pelo que vimos durante o jogo foi um time que não parou. Ótimo começo contra um time que também quer a série D.
Ricardo, o Dudu Miraima é muito bom.
Meus amigos! Torço para a Lusa há mais de 70 anos. Fazia tempo que eu não experimentava a alegria que estou sentindo! Não especificamente pela Vitória (de virada e mais gostoso) mas pelo espírito de luta, garra, determinação e principalmente do nível técnico que estava tão afastado do Canindé ultimamente! Parabéns, jogadores,comissão técnica, funcionários, torcida, é porque não dizer diretoria tão execrada nos últimos tempos.
Belo texto, adoramos a vitória lusitana e continua a torcida por um ano cheio de glórias, VAI LUSA PÔ!
Goleiro tem que crescer na frente do atacante adversário e isso Thomazella não fez no segundo gol da Inter ! Muito pelo contrário se encolheu ainda mais ! Mas ,como disse o colega ,esse goleiro tem crédito dentro do clube e só está fora de ritmo ! Sim , não fosse ele e ao invés de Limeira , estaríamos indo jogar com a Briosa lá em Santos ….
Falha da zaga, em que o atacante cabeceia sozinho no meio de 02 zagueiros, e o segundo gol também, falha da zaga, que estava em linha no meio campo, estão correndo atrás do atacante da Inter até agora.
O Thomazella vai ter muita dor de cabeça com essa zaga ainda.
Gente de boa , goleiro com culpa não vi !
Segundo gol falha do miolo , fazer o gue?
Agora o time é bom , e bom se vê logo no início ,
E eu vi , vai dar blassificação desta vez…..ufa!
Acompanho a opinião de quem percebeu mais falta de entrosamento entre o meio de campo e o miolo da zaga. Thomazella tem muito crédito e foi seguro em outros dois lances.
Que vitória maravilhosa,acho que no primeiro gol o thomazella falhou mais ele tem muito crédito e ótimo começar o camp com vitória pra da confiança Vitor Andrade jogou muito,time muito aguerrido vamos lusa