Novo técnico da Portuguesa, Gilson Kleina se aventurou na política e se candidatou para deputado federal nas últimas eleições, em 2022. O treinador estava filiado ao PP do Paraná. Contudo, na ocasião, ele obteve apenas 840 votos e não conseguiu se eleger.
+ Portuguesa oficializa novo patrocinador para o Paulistão
O comandante iniciou a campanha antes de assinar com o Brusque para a disputa do Campeonato Brasileiro na Série B. Após acertar com o clube catarinense, houve a dúvida se ele seguiria com a candidatura. O clube chegou a declarar que o então novo treinador havia desistido da candidatura. Contudo, Gilson Kleina emitiu uma nota no qual confirmou que continuaria com a candidatura.
“Gilson Kleina não desistiu da sua candidatura a Deputado Federal. De fato, Gilson Kleina aceitou o convite para atuar como técnico do Brusque Futebol Clube, mas não abandonou sua candidatura ao cargo de Deputado Federal. A carreira política que almeja não apaga nem prejudica sua trajetória profissional enquanto técnico de futebol. Sua candidatura para o Congresso Nacional permanece”, afirmou, na ocasião.
Além do novo treinador da Lusa, outros nomes conhecidos da torcida lusitana também se candidataram a cargos públicos nas últimas eleições. Entre eles, estavam o torcedor que dava a vida ao leão, mascote lusitano, Romulo Senna (AGIR), para deputado federal, e a diretora de relações institucionais do clube, Gabriela Sabino (PSB), para deputado estadual, ambos por São Paulo. O ex-jogador Bebeto, embaixador da parceria da Portuguesa com a Euro17, também concorreu para deputado federal, mas pelo Rio de Janeiro e na sigla PSD. Nenhum dos três se elegeu.