Início Colunas Coluna do Edgar Lopes Edgar Lopes: Vitória é a certeza da tua força

Edgar Lopes: Vitória é a certeza da tua força

Lusa venceu o Altos-PI com goleada no Canindé e avançou à terceira fase da Copa do Brasil

3
Foto: Divulgação/Portuguesa

Receba as principais notícias da Portuguesa no seu WhatsApp!

Ícone WhatsApp Seguir

Um forte quadro viral tem me perseguido desde sábado passado. Quase uma semana inteira de noites mal dormidas. O desgaste é tamanho que não dá nem para jogar roleta russa com meus pulmões e arriscar tomar chuva, para sentir o prazer de ver uma goleada da Lusa

Certamente, seria a panaceia destes dias sustentados a base de remédios e chás assistir ao vivo um 5 a 1 que há anos não presencio, mas, acredito, nem isso me curaria. Infelizmente.

Quando achava que teria uma boa noite, eis que sou acordado às 00:32 com uma mensagem no celular. “Olha a coletiva de hoje (quinta-feira)”. 

Foco. Foco. Foco. Grupo unido. União. Saber o que quer. O peso deste escudo. Nós temos uma missão. Nós estamos trabalhando muito. 

Essas palavras ditas por quase 37 minutos praticamente em jogral entre técnico e jogador me pegaram. 

Chorar de emoção com palavras confesso que só em filmes de esporte. Exemplos são muitos. Não os convém citar. O que passou na minha mente ao ver Fábio Matias e Igor Torres falando foi um que a torcida conhece, mas quer o ‘vale a pena ver de novo’. Chama-se “Portuguesa grande, forte e vencedora”.

A classificação à terceira fase da Copa do Brasil já era citada na coletiva da eliminação para o Corinthians, no domingo à noite. Frases como “virar a chave” e “agora o foco é outro” soaram bonitas, mas o tom de desconfiança ainda persistia. 

Treinador e jogadores devem perdoar a torcida. Os últimos 24 anos solaparam qualquer euforia ou esperança com palavras bonitas.

A bem da verdade é que a chuva fria serviu de combustível para Igor Torres e Cauari que até o último minuto do jogo infernizaram os jogadores do Altos.

Falar em esquema tático numa partida como a de ontem é desperdício. É brincar com teorias desnecessárias. Fábio Matias havia dito na segunda-feira, “é mais uma final para o nosso time”. 

É, professor? Então podemos gritar “É campeão”? 

TRABALHO MENTAL 

Durante alguns esquentas do NETLUSA mencionei aos colegas e a quem nos assiste que a Portuguesa precisava investir pesado na preparação dos atletas sem desprezar tudo o que envolve a grande meta de uma equipe de futebol. 

E para isso são necessários médicos, fisiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e, para espanto de alguns, psicólogos. Sim, trabalho mental. 

“A Jéssica, nossa psicóloga, faz um trabalho muito interessante, que é entender esses caras que estão aqui. Cada um tem uma abordagem diferente e preciso entendê-los”, explicou Fabio Matias. 

“Quero enaltecê-la, pois tem nos ajudado a criar essa cultura, essa mentalidade, dentro do nosso trabalho.”

(Para entender o que significa trabalho o leitor volte ao quarto parágrafo.)

* Edgar Lopes, jornalista há mais de 25 anos, orgulhoso de ter gritado gols – muitos gols – de Dener, Tico, Bentinho e Cia. Vive entre o amor dos anos 90, a tristeza de 2002 e o ódio de 2013. ¿Te das cuenta, Benjamín? El tipo puede cambiar de todo: de cara, de casa, de familia… de novia, de religión, de Dios… pero hay una cosa que no puede cambiar, Benjamín… no puede cambiar… de pasión. — Pablo Sandoval, em “O Segredo dos Seus Olhos”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

Faça parte do Clube NETLUSA e apoie o jornalismo lusitano independente.

guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários