Foto: NDonline

Tricampeã paulista, a Portuguesa é a quinta força do futebol paulista historicamente. Ainda que o momento atual seja de dificuldade, com o quinto ano seguido fora da elite estadual, a Lusa guarda consigo um passado de glórias, refletido em algumas estatísticas do Paulistão. Um levantamento feito pelo site 1902futebol mostra que a Portuguesa é o time que mais vezes derrotou Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo em edições únicas do Paulistão. A Rubro-verde conseguiu o feito em cinco oportunidades.

O primeiro time a conseguir o feito foi a xará santista em 1936. 16 anos depois, a Portuguesa pela primeira vez derrotava todos os seus maiores rivais em uma única edição do Campeonato Paulista. O primeiro triunfo foi diante do Corinthians, pelo placar mínimo. Depois goleou o Santos por 5 a 1 e ainda venceu Palmeiras e São Paulo por 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente. Apesar disso, a Lusa terminou na terceira colocação.

Em 1960, a Portuguesa teve um de seus grandes esquadrões na história. O time rubro-verde foi bem diante dos maiores rivais e conseguiu vencer todos (3×0 Corinthians, 2×1 e 4×3 São Paulo, 4×3 Santos e 4×1 Palmeiras). Nas primeiras rodadas, porém, a Lusa perdeu pontos para América, Corinthians de Presidente Prudente, Jabaquara e XV de Piracicaba. No final, terminou com 48 pontos, e, mesmo sem ser derrotada para o Santos – empatou a outra partida –, ficou dois pontos atrás do rival e com o vice-campeonato.

Quatro anos mais tarde a Portuguesa voltaria a vencer todos os seus maiores rivais (1×0 e 3×1 Palmeiras, 4×3 Santos, 4×2 Corinthians e 2×0 São Paulo). Mais uma vez pontos perdidos para equipes do interior fizeram falta e a Lusa ficou no terceiro lugar com 40 pontos, atrás de Santos (44) e Palmeiras (41).

Em 1975, o feito de ter vencido todos os maiores rivais foi ofuscado. Isso porque durante a campanha a Rubro-verde derrotou Santos (3×1), Corinthians (5×1) e Palmeiras (3×0). Contra o São Paulo, foram cinco jogos. Os três primeiros terminaram empatados. No quarto, já na disputa do título, o Tricolor levou vantagem e venceu por 1 a 0. A Portuguesa devolveu o placar e completou a ‘quadra’ no jogo seguinte. Porém, isso levou a decisão para os pênaltis, onde a Lusa errou todos e foi vencida pelo adversário por 3 a 0.

Dois anos mais tarde, a Portuguesa realizou 44 jogos no Paulistão e encarou seus maiores rivais três vezes cada, derrotando cada um uma vez (3×0 Corinthians, 1×0 São Paulo , 2×1 Palmeiras e 1×0 Santos). Eliminada no quadrangular semifinal, terminou na sétima colocação geral.

Outros
Além da Portuguesa e Portuguesa Santista, outras seis equipes conseguiram vencer todos os quatro grandes de São Paulo. Guarani (3x), Comercial (2x), Ferroviária, Inter de Limeira, Botafogo e São José. A última vez que isso ocorreu foi em 1981.


14 comentários

  1. Como se isso adiantasse… só criar várias contas no face….larga a mão de ser imbecil, respeite as pessoas, COMENTÁRIOS com críticas e opiniões diferentes e principalmente não permita o Taubaté cometer racismo contra o povo Português que está tudo certo, quer controlar a internet ??? …kkkk Tem muito que apreender mortadela…

  2. AO INVÉS DE SE PREOCUPAR COM CENSURA, DEVIA SE PREOCUPAR COM O RACISMO E ATAQUES QUE O TAUBATÉ FAZ CONTRA O POVO PORTUGUÊS, ELE É O CAUSADOR DISSO….ACEITEM AS CRÍTICAS, OPINIÕES CONTRÁRIAS, DIFÍCIL PRA QIUEM É COMUNISTINHA, NÉ ? … NÃO VÃO ME CALAR JAMAIS. VOU CRIAR VÁRIAS CONTAS NO FACE… QUANDO PARAR O RACISMO IMUNDO DO TAUBATÉ EU PARO….BABACAS ! CHOREM….KKKK

    • Vou te explicar, porque o senhor sem nome e sem educação parece não entender. O Taubaté não publica ataques contra o povo português. Uma pessoa (além de você) utiliza o nome dele e confunde as pessoas. Que revolta é essa, rapaz? Você se dá ao trabalho de entrar em um site e xingar a pessoa que te informa através dos comentários. Qual o nexo disso? Tenha um pouco de empatia e amor no coração. Todo mundo é livre para escrever o que quiser e quando quiser. O NETLUSA respeita as opiniões. Agora, você não pode entender as coisas de forma errada e começar a xingar as pessoas como está fazendo. Respeite um pouco. Só isso que peço, é possível?

      • MEU NOME NÃO IMPORTA, ISSO EU QUE ESCOLHO, NÃO É PRERROGATIVA DO SITE OU DE ALGUÉM….MINHA EDUCAÇÃO DEPENDE DA SUA…O VERDADEIRO TAUBATÉ É RACISTA SIM…TODOS OS CONHECEM E JA RECLAMAM DE SEUS COMENTÁRIOS A ANOS….TODA VEZ QUE ELE OFENDER OS PORTUGUESES, COM SUA INJÚRIA RACIAL IMUNDA, VOU ME MANIFESTAR…O CERTO MESMO, ERA LEVÁ-LO A RESPONDER CRIMINALMENTE PELA INJÚRIA RACIAL, MAS NÃO VALE A PENA E NEM TENHO TEMPO PARA PERDER COM ISSO….MAS A RESPOSTA AQUI EU NÃO DEIXO PASSAR…VOU PARAR…MAS A PAZ DEPENDE DELE…

    • É que é complicado, cara. Aqui é um espaço pra galera conversar e debater sobre a notícia, mas tem pessoas que usam pra ofender os outros. Pô, o mundo já tá uma bosta e tem gente que gosta de xingar e deixar tudo anda mais pesado. Já pensei até em tirar os comentários, mas sei que muita gente gosta deste espaço. Abraços.

  3. Entendo a posição do portal mas não pretendo abrir uma conta no facebook, de qualquer forma vou continuar acompanhando a lusa por aqui!
    Com relação a matéria realmente temos um passado lindo, a pergunta é teremos um futuro?? Como será esse futuro?
    LUSA SEMPRE!!

  4. pessoal queria saber se estou certo neste timaço nosso , luisão, orlando , ( não lembro ), zé maria , marinho e augusto em pé , agachados ratinho , leivinha ivair , lorico e rodrigues . Assisti muito jogos desse timaço que orgulho lusitano ….

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here