Foto: Lucas Ventura/NETLUSA

Ocorreu na noite desta segunda-feira, no Ginásio Raulzão, no Canindé, mais uma reunião do Conselho Deliberativo da Portuguesa. Cerca de 90 conselheiros estiveram presentes no encontro que durou em torno de duas horas e meia.

A primeira pauta da noite foi o possível tombamento do Complexo Canindé, pedido por alguns políticos, sócios e torcedores da Lusa. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, José Roberto Cordeiro, o mandatário Antonio Carlos Castanheira foi procurado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) para saber a posição do clube sobre a situação.

Por isso, Cordeiro propôs uma votação para tomar conhecimento da opinião do Conselho. Por maioria de votos (44 a 42, confira a lista abaixo), o órgão votou pelo tombamento. A tendência agora é o presidente da Assembleia Geral, Francisco Alberto, realizar uma eleição na Assembleia Geral para saber a opinião dos sócios. Só a partir disso que Antonio Carlos Castanheira responderá ao Conpresp. No entanto, o tombamento dificilmente ocorrerá.

Segundo o vice-presidente jurídico da Portuguesa, Leandro Teixeira Duarte, neto de Oswaldo Teixeira Duarte, o Conpresp deu um parecer em que alega que o único espaço histórico e que poderia ser tombado era o parque aquático, que foi projetado por Vilanova Artigas, um dos mais renomados arquitetos da história de São Paulo. As piscinas, no entanto, foram demolidas por Alexandre Barros, ex-presidente do clube, em sua gestão.


O ex-mandatário, inclusive, foi tema da pauta mais relevante da reunião. Após o COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) dar um parecer sobre o balanço financeiro de sua gestão (2017, 2018 e 2019), ficaria a cargo do Conselho Deliberativo votar pela aprovação ou não dos balanços. Entretanto, José Roberto Cordeiro pediu para que o documento retornasse ao COF para que o órgão também fizesse um parecer sobre a demolição do parque aquático e o aluguel da Feira da Madrugada em um espaço da Prefeitura e sem o consentimento dos sócios e conselheiros. Vale ressaltar que os dois assuntos constavam no parecer somente como observação.

Visivelmente irritado, Barros questionou o adiamento e disse que a demolição das piscinas e a feirinha não foram debatidos no COF e não tinha relação com os balanços. O ex-presidente ainda afirmou que não destruiu as piscinas. Por fim, o presidente da Lusa, Antonio Carlos Castanheira apresentou a proposta orçamentária da Diretoria Executiva para o próximo ano.

Membros da torcida organizada Leões da Fabulosa marcaram presença durante toda a reunião, tanto na parte interna quanto na externa do ginásio, como forma de fiscalizar as ações dos conselheiros.

Confira como votaram os conselheiros presentes:

A favor do tombamento (44 votos)

Alexandre Barros
Alexandre Catarino
Alfredo Gomes
André Azevedo
André Heleno
Antero Marques
Armando Gonçalves
Carlos Alberto Tenório
Cassio Loureiro
Daniel Gil Gomes
Davi Reis
Fabio Heleno
Fernando Evaristo
Fernando Neves
Fernando Teixeira
Fernando Tomé
Flavio Cipriano
Francisco Antonio Rodrigues
Francisco Ramos
João Branco
João Carlos Bento
João Tomé
João Torres
José Correia
José Tavares
Julio César Eder
Julio Rodrigues
Lourenço Neves
Manuel Ramos
Manuel Reis
Manuel Tomé
Marcelo de Lima
Marcio Neves
Marcos Neves
Mario Ramos
Mauro Cesar Pinto
Paulo Reis
Renata Heleno
Renato Evaristo
Ricardo Costa
Rodrigo Santiago
Sergio Lídio
Tatiana Neves
Virgílio César Bras

Contra o tombamento (42 votos)

Aderito Domingues
Adriano Moredo
Alfredo Fernandes
Alvaro Pestana
Antonio Armênio Simões
Antonio Cardoso
Antonio Carlos Castanheira
Armindo Moreira
Artur Cabreira
Artur Figueiredo
Artur Vieira
Avelino Tomaz
Carlos Alberto Duque
Carlos Lourenço
Claudio Roberto Neves
Duarte dos Santos
Eduardo Manuel Gonçalves
Eduardo Rosmaninho
Francisco Alberto Touças
Gustavo Garcia
Joaquim Pinho
José Augusto
José Gonçalves Ribeiro
José Joaquim Pisco
José Mendes
José Rocha
Julio Cesar Castanheira
Leandro Teixeira Duarte
Lucas Ventura
Luis Augusto Santos
Manuel Campos
Marco Antonio Pires
Marcos Lico
Matheus Touças
Orlando Azevedo
Paulo Faustini
Regina Costa
Ricardo Alonso
Roberto dos Santos
Rodrigo Barreto
Urbino Amaro
Vitor Teixeira

Abstenções (4)

Flavio Barreto
Gustavo de Paula
Rafael Dotto
Vital Vieira Curto

11 comentários

  1. Esse lixo ex-presidente AB nem deveria pisar no Canindé, safado sem vergonha, deve sim ser analisados os balanços dos anos de 2017/2018/2019 que deve ter muitas irregularidades.

  2. A verdade ….uma somente a Portuguesa continua um time dividido e pior ao meio….fico de longe abismado de ver boas pessoas…bons Lusitanos ao lado do Alexandre….da mesma forma aqui de longe sou Portuguesa de verdade e como bom torcedor que acompanha seu time posso afirmar que a gestão do Alexandre mesmo com boa intençao foi um verdadeiro fracasso e agora as coisas tem caminhado bem melhor.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here