Marchiori
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O bom momento da Portuguesa na Copa Paulista também pode ser notado nas estatísticas. Melhor equipe da primeira fase, a Lusa tem incríveis 89% de aproveitamento até o momento, números bastante superiores às campanhas dos últimos anos. Em 2017, quando chegou à semifinal do torneio, o clube do Canindé teve 59% de aproveitamento, enquanto em 2018 foram 50% e, no último ano, apenas 36%.

Em seis partidas disputadas nesse ano, foram cinco vitórias e um empate, com 15 gols anotados e somente um sofrido. Para o técnico Fernando Marchiori, a realidade que o clube vive atualmente é completamente diferente dos últimos anos.

“Sei que a Portuguesa não vinha fazendo bons campeonatos nos últimos anos, mas isso era retrato de um momento que não é mais a nossa realidade. Hoje vivemos uma realidade aqui dentro, de ambiente, de valorização que se reflete em campo. Não é por acaso que uma equipe vence cinco de seis jogos em um torneio, é mérito de todo um conjunto dentro e fora de campo e que vale a pena ser dito e valorizado, sim”, disse.

“Um grupo determinado dentro de campo, onde quem entra e quem sai mantém o nível de atuação e entrega, uma comissão e um staff que trabalham diuturnamente para oferecer o melhor trabalho e organização a todos e uma diretoria que se empenha em cumprir suas obrigações e manter o grupo motivado. Porém, são apenas os primeiros passos, conquistamos apenas o primeiro objetivo e uma nova Copa Paulista começa a partir de agora para os 16 clubes classificados, não importando quem foi o primeiro o último”, complementou.


Agora a Lusa terá pela frente o Nacional, pior equipe no geral. O primeiro jogo será neste sábado, às 15h, no Nicolau Alayon, enquanto a volta será na quarta-feira, no mesmo horário, no Canindé. As duas equipes se enfrentaram na primeira fase do torneio. Na ida, no Canindé, a Lusa goleou por 4 a 0. No Nicolau Alayon, na volta, a Portuguesa novamente venceu, desta vez por 1 a 0.

Números de Marchiori impressionam

Contratado em fevereiro, após um início ruim da Lusa na Série A2 do Campeonato Paulista, Fernando Marchiori ostenta números importantes no comando da equipe. Ao todo foram 18 partidas disputadas, com 12 vitórias, três empates e três derrotas, o que dá um total de 72% de aproveitamento.

“No dia a dia não dá nem tempo de tomar consciência desses números, mas olhando friamente são números expressivos, que retratam um pouco do trabalho e da qualidade da equipe. Quando aqui cheguei era um momento complicado na tabela onde a preocupação era evitar um rebaixamento e com muito empenho de todos, diretoria, torcida, atletas, comissão e staff, conseguimos não só afastar esse fantasma como classificarmos e por pouco não conquistarmos o desejado acesso”, lembrou Marchiori.

“Eu sou formado aqui no clube como atleta e como homem, por isso esse meu retorno é especial, onde o foco é de resgate, retomar a história e a grandeza da Portuguesa. Todos aqui sabem que há um longo caminho pela frente, mas acho que é um início”, concluiu.

3 comentários

  1. Mais do que qualidade, hoje temos profissionalismo, o que não tínhamos na gestão do AB.
    Quando se tem profissionalismo, pagamento de salário em dia por exemplo, os profissionais normalmente fazem seu trabalho com mais dedicação, o resultado está aí para quem quiser ver.
    Vamos ganhar essa copa paulista. Acredito nisso

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here