Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Após a eliminação na Série A2 do Campeonato Paulista, o técnico Fernando Marchiori deu uma entrevista exclusiva ao Youtube do NETLUSA na última quinta-feira (17). Ao longo de uma hora de conversa, o treinador da Rubro-Verde analisou sua escalação contra o XV de Piracicaba e também falou sobre seu futuro no clube, entre outros assuntos. Confira os principais tópicos:

Escalação contra o XV

Tive quatro lesionados contra o Juventus e, nosso departamento médico deu ao menos quatro semanas de recuperação. O Magrão e o Toledo não tinham condições. Já o Maia e o Baia aceleraram sua recuperação para entrar de campo. Mas, como eu ia colocar um atleta que não aguentaria fisicamente o jogo? Como montaria um banco de reservas de um jogo, que poderia ir para os pênaltis, com dois atletas podendo sair por lesão? Além disso, o Moser poderia jogar no máximo um tempo também.

Não tivemos um bom primeiro tempo, então tinha que tentar algo. O Lucas Douglas, o Roger e o Diego Rosa não fizeram um bom primeiro tempo. Não foi um jogo que me agradou. Tentamos voltar de uma maneira diferente, com mais velocidade pelos lados.

A opção do Anselmo foi pelo motivo do Lúcio Flávio não estar 100%. Ele era um dos batedores de pênalti. Se ele começa, teria que ser tirado durante o jogo com certeza, por isso iniciei com o Anselmo.


O William Magrão não está pronto até hoje, ficou fora por ordem médica, assim como o Raphael Toledo. O Maia e o Baia tive que escolher somente um, pois se escolhe os dois, um deles poderia nos deixar na mão.

Peguei um time sem departamento médico, na zona de rebaixamento, com o CT destruído. Fizemos uma reformulação do elenco, que conseguimos graças a credibilidade. Minha lição é deixar o orgulho vivo na nação lusitana. O que eu levo é voltar a fazer o sentimento aflorado, voltar a brigar pra ser um time grande, pois a Portuguesa é um time grande, maravilhoso. Contudo, vivia uma situação péssima. A profissionalização do futebol está voltando e estamos fazendo isso.

Formação diferente

Essa informação dos três zagueiros não procede, não fiz isso. Como iria testar isso tendo dois dos meus quatro zagueiros machucados na ida. Na volta, como começaria com o Gregório e, qualquer lesão ou expulsão, ficaria sem reposição.

Futuro na Lusa

Tenho contrato até o final do ano. Já tive muitas propostas e fiquei. Minha intenção é manter o planejamento e seguir. Depois disso, conversar com o presidente para ver se renovarei ou não.

Jogadores liberados

Hoje, na Portuguesa, falo com muita propriedade que o time ainda tem muita dificuldade financeira. A Copa Paulista é um torneio deficitário e não temos condições de fazer milagre. Já criamos um cenário de equilibrar o elenco. O processo é árduo, doloroso, mas é natural. Não podemos vender ilusão, mentiras para ninguém. A Lusa passando pela reestruturação, mais breve do que muito se imagina, voltará muito forte. Ela precisa acontecer imediatamente para que o clube volte a ser grande. Nosso presidente está fazendo milagre, honrando com tudo e melhorando, evoluindo. A saída de alguns atletas passa pela nossa condição orçamentária. Nossa folha salarial era de Bezinha (a quarta divisão do futebol paulista).

Não sabemos ainda se vamos enxugar mais nossa folha financeira, algo que precisamos. Com a pandemia, tivemos que nos readequar. Precisamos do entendimento de todos.

Elenco na Copa Paulista

Temos um banco de dados e sempre olho e observo os atletas. O Bruno Xavier, por incrível que pareça, nos tentamos ele, mas ele optou pela Série B. Vamos tentar bons jogadores, porém vamos esbarrar nas condições que temos. E está correto, pois o que se combina precisa ser cumprido. Nosso presidente não está deixando faltar nada, fazendo tudo de uma forma muito bacana. Queremos atletas bons, porém que encaixem no orçamento. É disso que precisamos.

Falta da torcida

Tenho certeza absoluta de que mudaria. Não a atitude, pois nosso elenco era muito compromissado. Depois que acertaram, nunca ninguém faltou com respeito, pelo contrário, só lutaram. Tendo a torcida, não tenho dúvidas, de que aumentaria a motivação, daria um gás a mais e nos ajudaria demais.

Estilo no torneio

Vou manter minha forma de jogar, contudo vai depender muito também das peças que iremos encontrar para que a gente defina. O que me chateou muito foi que, após a bela vitória diante do Juventus, eu ter cinco trocas por obrigação. Quatro por lesão e mais um que pediu para sair.

Veja também:

5 comentários

  1. Pra que contratar um LD se não pode aproveitar o mesmo??

    Marchiori , estamos já cansado de tantas desculpas , vc foi infeliz nesses 2 jogos , inventou quando não podia inventar , quem se lasca somos nós torcedores, vc não….acaba o contrato vai embora.

  2. E as categorias de base? Quando terão oportunidade no time profissional? A Portuguesa sempre revelou grandes jogadores. Se tem dificuldade financeira, essa deve ser a solução e não ficar trazendo jogadores a custo zero (e produtividade zero também).

  3. Na minha opinião particular, o Fernando M. eliminou a Portuguesa na Série A-2 por dois anos consecutivos: um dirigindo o Santo André e o outro dirigindo a própria Portuguesa. Estas desculpas dele não colam. Ele escalou errado e substituiu pior ainda. Não utilizou os garotos da base e deu vez à aberrações como Vinicius, Adilson Bahia, Anselmo, Geovani, Ícaro, Jobinho, etc. O Vica seria melhor opção do que este técnico que temos.

  4. ñ concordo qdo o fernando diz que encontrou ct destruido qdo chegou,…quem destruiu foi a antiga estão que nada fez…e o pessoal da junta reformou com $$ proprio….qdo fernando chegou o ct estava todo arrumado

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here