A notícia da desistência do São Caetano em disputar a Série D caiu como uma bomba nesta quarta-feira. Alegando problemas financeiros em função da Covid-19, o clube do ABC enviou um comunicado à Federação Paulista de Futebol pedindo para não participar da competição. Sem o campeão da Copa Paulista de 2019, surge a pergunta: quem vai ocupar a sua vaga?

Pelas redes sociais, muitos torcedores da Portuguesa especulam a participação da equipe rubro-verde no torneio nacional. No entanto, a possibilidade de a Lusa disputar a Série D deste ano é pequena, para não dizer impossível.

De acordo com o artigo 34, § 1º, do Regulamento Específico da Série D deste ano, “a vaga pertencerá ao Clube classificado a seguir, em relação à posição do Clube desistente, na tabela de classificação da competição que originou a vaga e assim sucessivamente, até esgotar-se o total de clubes disputantes do certame”. Ou seja, sem o campeão São Caetano, a vaga iria para o vice-campeão, no caso, o XV de Piracicaba.

A única dúvida é se o clube do interior poderia participar da Série D já que optou pela Copa do Brasil (o campeão da Copa Paulista escolhe Série D ou Copa do Brasil. O vice fica com a vaga restante). O NETLUSA conversou com pessoas ligadas à federação paulista e a tendência é que a vaga na quarta divisão nacional seja repassada ao EC São Bernardo, que perdeu para o São Caetano na semifinal da Copa Paulista do último ano.


A Federação Paulista de Futebol deve se posicionar nas próximas horas sobre essa situação.

Confira as últimas da Portuguesa no Boletim NETLUSA:

Veja também:

4 comentários

  1. Duas coisas : se o São Caetano desistiu, outros vão desistir. Deve até faltar clube pra jogar. Segunda coisa: só aumenta a raiva do Alexandre Barros que não conseguiu passar da primeira fase.

  2. Pela história e colocação no ranking do futebol brasileiro poderia ser a Portuguesa mas sabemos que realidade dos últimos anos nos deixou abaixo de outros times. Mas seria muito legal repetirmos a Dinamarca de 1992 que entrou no Euro após a eliminação da Iugoslávia nos tribunais devido à guerra da Bósnia e tornou-se a campeã batendo a Alemanha na final.

  3. a Portuguesa deveria pleitear a vaga na serie D pois no ranking da CBF, por incrivel que pareça, é o paulista mais bem ranqueado, ou seja, na desistencia do São Caetano, ela deve protocolar junto a FPF e a CBF a intenção de participar do campeonato, baseando-se nesse fato de colocação no ranking da CBF.

  4. Já era. A CBF encarou a desistência do São Caetano como abandono. Sendo assim não haverá um substituto e a competição será disputada com um clube a menos. A intenção é evitar que outros clubes “desistam” para que alguns clubes mais influentes consigam vagas na série D, visto que isso já aconteceu em anos anteriores, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here