Foto: Divulgação

A história da Associação Portuguesa de Desportos remonta-se até o ano 1920 quando foi fundada em São Paulo. A partir dali, o clube passou pelas diferentes épocas, algumas melhores, outras não tão boas, até chegar à atualidade, onde o Coronavirus deixaria a galera torcendo desde a sua casa.

Anteriormente chamada “Associação Portuguesa de Esportes”, o clube trocaria o seu nome em 1940. Naquela década foi uma das melhores fases. Logo depois, em 1950 Portuguesa começou a contratar jogadores que lhe daria o renome que hoje tem e, que além disso, consagraria a Lusa como um dos clubes maiores de São Paulo.

Após participar de numerosos torneios e sair vitorioso em muitos deles (Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Paulista, Torneio Salvador, Torneio Belo Horizonte, Copa São Paulo de Futebol Jr, entre outros) Lusa foi ganhando a sua fama. Tão assim que, alguns anos depois, em 2011 recebeu o apelido de “BarsaLusa”. O jogo do equipe paulista foi tão preciso que se ganhou uma comparação com Barcelona, a famosa equipe da Espanha.

Hoje, no Paulistão Série A2 

Os próximos anos foram agitados e cheios de altas e baixas. O Lusa ascendeu e descendeu de categoría muitas vezes até chegar à atualidade na qual onde o clube se encontra na Série A2. Daí que no início deste ano, Lusa começou a jogar o Campeonato Paulista de Futebol da Série A2 de 2020. A Associação Portuguesa de Desportos já tem ganho duas vezes o Paulistão: em 2007 e em 2013.


O Paulistão Série A2 que começou na década de 1940 e que hoje leva 75 edições, tem como objetivo ascender na Série A1 aos dois times que resultaram primeiros e de reibaxar na Série A3 às duas equipes que resultaram últimos.

Das 12 partidas jogadas até o momento, Lusa ganhou cinco delas e empatou três, mas  perdeu outras quatro. A primeira partida na Série A2 foi o 22 de janeiro deste ano e  ainda faltam as quartas, as semis e a final da competição.   Hoje são 16 equipes da região de São Paulo no jogo, quem, devido ao COVID-19 deverão deixar em espera o campeonato até que as autoridades decidam que curso tomará o torneio.

Reinaldo Carneiro Bastos, o presidente da Federação Paulista de Futebol declarou numa entrevista que a Série A2 será finalizada quando as condições sanitárias e sociais o permitirem, enquanto isso eles preferem ainda não definir nenhuma data de retorno do campeonato. Mas, os presidentes dos clubes que compõem a Federação Paulista de Futebol falaram numa reunión feita no dia 16 de abril  por videoconferência, e uma data tentativa para o retorno das atividades sería no mês de Junho. Não obstante, essa informação é provisória e não é 100% segura. De modo que tudo vai depender do avanço da epidemia.

Mientras tanto, Lusa prepara-se para uma partida virtual contra o COVID-19,  no dia 25 de abril, às 19h. Você vai poder assisti-la nas redes sociais da Associação Portuguesa de Desportos e para ficar atualizado sobre as partidas de futebol online.

Veja também:

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here