Com a quarentena mundial imposta pelos governos por conta do novo coronavírus (Covid-19), a população terá que ficar resguardada em suas casas. Vale ressaltar que o Brasil tem mais de 350 casos confirmados até o momento, e diversos campeonatos esportivos e eventos com aglomerações foram paralisados, como a própria Série A2.

Pensando nisso, o NETLUSA traz uma lista com filmes, livros e vídeos relacionados à Portuguesa para o torcedor rubro-verde aproveitar o tempo livro e relembrar momentos maravilhosos do clube do Canindé.

Confira a lista desenvolvida pelo nosso portal:

1 – Ivair – O príncipe do Futebol
Leivinha, Rivellino, Paes, Celso Unzelte, Rodrigues, Lima, Givanildo, Antônio Quintal e Eduardo Coelho. Esses são apenas alguns dos entrevistados do documentário “Ivair – O Príncipe do Futebol”. O filme conta a vida e a carreira de um dos maiores craques da história e foi lançado no dia 27 de janeiro de 2016 em São Paulo. O longa foi produzido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, com apoio oficial da Portuguesa e do Corinthians. O documentário está à venda na NETLUSA Store.


2 – Rubro-Verde Espetacular
O time que resgatou a força do futebol brasileiro no exterior após a depressão do Maracanazo. A equipe que varreu a Europa e a América, vencendo os clubes mais temidos da época. O esquadrão que se tornou base das seleções paulista e brasileira.

Uma das mais famosas escalações da história do futebol paulista virou filme. Trata-se da Portuguesa dos anos 1950, de Julinho Botelho, Djalma Santos e Brandãozinho. O documentário que conta a trajetória da Tri-Fita Azul do futebol brasileiro está à venda na NETLUSA Store.

3 – Campanha da Lusa no Brasileiro de 1996
Apesar da perda do título na final para o Grêmio, a campanha da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 1996 tem de ser exaltada. Por isso, aqui você confere aquela campanha, com todos os gols rubro-verdes, entrevistas, entre outros momentos. Vale muito a pena assistir e relembrar.

4 – Pré-jogo da 1ª final entre Portuguesa x Grêmio, em 1996 – Rádio Globo
Ainda sobre a disputa do Brasileirão de 1996, o YouTube possui um áudio com o pré-jogo da primeira final, disputada no Morumbi, com a equipe da Rádio Globo. Com apresentação de Luiz Roberto de Múcio, o conteúdo tem quase 30 minutos e entrevistas com Capitão direto do ônibus da Lusa. Mais uma raridade que merece ser vista! Ouça já!

5 – Pós-jogo de Portuguesa 7 x 2 São Paulo, pelo Brasileirão de 1998 – Jovem Pan
Dois anos depois, a Lusa goleou o São Paulo por incríveis 7 a 2, pelo Campeonato Brasileiro de 1998. O pós-jogo da Jovem Pan, com Milton Neves, no Terceiro Tempo, tem quase uma hora de muitas lembranças boas ao torcedor da Portuguesa. Clique AQUI e relembre!

6 – Portuguesa 2 x 2 Sport – título da Série B de 2011
Quem não se lembra da Série B de 2011, com a tão falada Barcelusa? No YouTube, você encontra o jogo do título completo para você ver e rever. A Lusa ficou no empate com o Sport por 2 a 2 e comemorou o título nacional. Bons momentos! Relembre agora mesmo!

7 – Para Nós És Sempre O Time Campeão
Voltamos novamente até 1996 para falar sobre um livro que precisa fazer parte do catálogo de todo torcedor rubro-verde. Duas décadas depois, o jornalista e torcedor André Carlos Zorzi publica o livro que traz tudo sobre aquele mágico ano para a torcida rubro-verde: desde a conquista do Torneio Início, passando pela boa campanha no Paulistão, a sofrida 1ª fase do Brasileiro, quando a Lusa conseguiu um pequeno milagre para obter a classificação na última rodada, os históricos jogos contra Cruzeiro (quartas) e Atlético-MG (semis), até chegar à fatídica partida diante do Grêmio. Adquira o seu exemplar na NETLUSA Store.

8 – Boteco da Lusa
Escrito por Michelle Abílio e com cartuns de Paulo Batista, o Boteco da Lusa contém 96 páginas, com textos e desenhos publicados no blog de mesmo nome entre 2010 e 2013, com direito a relatos sobre a trajetória da Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B de 2011. O livro está à venda na NETLUSA Store.

9 – Os Dez Mais da Portuguesa
Em “Os dez mais da Portuguesa”, o experiente jornalista Jorge Nicola narra as alegrias e os dramas de dez dos maiores craques não só da Portuguesa, mas também do futebol mundial. O torcedor da Lusa vai se deliciar com os feitos de Félix, Djalma Santos, Julinho Botelho, Enéas, Zé Roberto, entre muitos outros craques formados no Canindé. Será uma inesquecível viagem no tempo, quando se comprovará a razão de toda a tradição da Portuguesa de Desportos. São 160 páginas de muitas emoções, ilustradas por cerca de 60 fotos históricas. O livro está à venda na livraria Saraiva.

Gostou da lista? Faltou algo? Deixe sua opinião!

Veja também:

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here