Você que gosta de jogar poker já sabe que jogando poker na modalidade online, só tem a ganhar. Começando pelo fato de poder jogar poker online em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite e com adversários do mundo inteiro, diretamente do seu smartphone ou outro dispositivo móvel! Você poderia imaginar competir nos Jogos Olímpicos pela chance de ganhar uma medalha de ouro para o seu país jogando poker? 

O conceito pode parecer improvável a princípio, mas a International Mind Sports Association (IMSA) agora oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), poderá fazer com que os “esportes da mente” sejam incluídos como esportes olímpicos no futuro.

O debate sobre se o poker deve ser considerado um esporte é antigo. No entanto, o avanço mais recente certamente influenciará o argumento daqueles que veem o poker como um esporte. A Associação Global das Federações Esportivas Internacionais (GAISF) aceitou o Match Poker na família olímpica, concedendo-lhe o status de Observador.

A GAISF é uma empresa da Suíça que trabalha em estreita colaboração com o Comitê Olímpico Internacional. Seu objetivo é introduzir novos esportes nos Jogos Olímpicos. E obter o status de observador é o primeiro passo. Recentemente, recebemos o anúncio de que o karatê, o surf, a escalada e o skate farão sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. Então, parece que o Comitê Olímpico está aberto para adicionar novos esportes à sua lista.


O poker é jogado em muitas variações, com regras diferentes que determinam a força da mão, os padrões de apostas, etc. No entanto, na maioria das vezes, ele é jogado contra outros jogadores usando a mão que recebeu, por exemplo um straight. O fator sorte é mais pronunciado neste aspecto do jogo, pois você não tem controle sobre as duas mãos iniciais que recebe.

Os criadores do Match Poker reconheceram esse problema e criaram uma variação de poker na qual a distribuição da mão inicial não seria mais um problema. O jogo é jogado da mesma forma que o bridge, com jogadores diferentes sentados nas mesmas posições em mesas diferentes e recebem exatamente as mesmas mãos iniciais.

Dessa forma, ninguém pode reclamar do azar. O assento um na mesa um e o assento um na mesa nove receberão as mesmas mãos iniciais durante a competição, e quem jogar melhor ganhará mais e / ou perderá menos fichas.

Uma vantagem importante do Match Poker é que ele remove todo e qualquer argumento de “jogo”. Já que a sorte não é mais um problema, ninguém pode reclamar. Cabe ao jogador sozinho usar seu conhecimento e inteligência para obter os melhores resultados

No Match Poker, você não está competindo só contra os outros jogadores da sua mesa. Você está jogando contra eles, enquanto a verdadeira concorrência é contra outros jogadores de outras mesas, jogando com as mesmas cartas.

Portanto, essa variação específica foi considerada adequada para ser aceita na família olímpica de esportes e também é uma categoria que pode ser jogada por pessoas de todas as idades. O Match Poker é sobre o jogo como um esporte, não sobre um jogo de azar.

Após esse anúncio, a Federação Internacional de Poker (IFP) mudou seu nome para Federação Internacional de Match Poker (IFMP) para se definir claramente como o órgão governante dessa categoria.

A batalha para obter esse reconhecimento pelo poker foi longa. Finalmente, com o Match Poker e a organização governante por trás disso, o poker tem recebido uma aceitação mais ampla, o que poderá significar um grande impulso para o jogo.

Com esta versão, o poker pode quebrar duas barreiras simbólicas que limitaram sua expansão desde que o boom do poker online causado pelo triunfo de Chris Moneymaker o colocou no cenário do entretenimento internacional. Durante décadas, os defensores do poker uniram forças para fazer com que ele se expanda globalmente e receba uma consideração maior do que a reservada a um mero jogo. 

O alcance da mídia na primeira década deste século foi muito amplo, mas ainda existem territórios quase inexplorados que ainda não permitem declarar a universalidade do poker. Como na China, por exemplo, que baniu o poker online no País desde junho de 2018.

Até o momento, a Federação Internacional de Poker já conseguiu se tornar parte da associação de esportes mentais, e o poker adquiriu status de esporte em diferentes regiões, principalmente em países como Brasil ou Rússia.A concessão do Status de Observador determina as bases necessárias para que as federações nacionais do Match Poker sejam estabelecidas em todo o mundo, e as pessoas do IFMP acreditam que este é apenas o começo de algo muito maior. Vamos ver como o Match Poker evolui, tanto em termos econômicos quanto esportivos. Talvez seja uma grande oportunidade para alguns jogadores profissionais que sonham em ser olímpicos um dia.

1 comentário

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here