Início Notícias da Portuguesa Autor do hino da Lusa, cantor português Roberto Leal morre em São...

Autor do hino da Lusa, cantor português Roberto Leal morre em São Paulo aos 67 anos

Cantor estava internado há cinco dias no Hospital Samaritano, em São Paulo

0
Foto: Divulgação/Globo

Morreu na madrugada deste domingo, em São Paulo, aos 67 anos, o cantor português Roberto Leal. A assessoria do Hospital Samaritano confirmou a informação.

Conhecido pelas músicas “Arrebita” e “Bate o pé”, Leal é o autor do hino da Portuguesa atual. Ele deixa a mulher, Márcia Lúcia, e três filhos.

Após ficar internado desde a última terça-feira, o cantor morreu devido a um melanoma maligno (tumor) que atingiu o fígado e causou insuficiência hepato-renal. Roberto Leal fez tratamento contra o câncer por dois anos.

O velório será realizado nesta segunda-feira, na Casa de Portugal, das 7h às 14h, e o enterro no Cemitério de Congonhas, na zona sul de São Paulo.


“A luta era uma luta feroz, ia fazer três anos que ele lutava. Começou na vista passou para a perna, coluna e depois descobrimos que tomou o corpo”, explicou José Sá, empresário do cantor, em relação ao tumor.

“Nós mantínhamos a agenda normal. Nesses três anos cancelamos 6 shows que ele teve que ficar no hospital. A cada 15 dias ele vinha, segunda e terça e depois tocava a agenda”, disse o empresário.

O filho mais velho do cantor, Rodrigo Leal, disse que se dedicou a cuidar do pai nos últimos anos. “Parei com a minha vida nos últimos anos para ficar com ele, cuidar dele, porque somos uma família de músicos, né, cada um em cada lugar, um pra cada lado, um no Canadá e outro na Austrália”.

Carreira

Nascido em Macedo de Cavaleiros, no norte de Portugal, Roberto Leal vendeu mais de 17 milhões de discos e gravou mais de 400 músicas em 45 anos de carreira.

O cantor chegou ao Brasil aos 11 anos, com os país e os seus nove irmãos. Em 1978, protagonizou o filme “O milagre – O poder da fé”, inspirado em sua própria história.

No final dos anos 1980, Leal voltou a morar em Portugal e comandou um programa de TV do país.

A popularidade do cantor aumentou no Brasil em 1995, quando os Mamonas Assassinas lançaram o “Vira-vira”, que satiriza músicas dele. Roberto Leal costumava dizer, em entrevistas, que se sentia homenageado pelo grupo.

O retorno do cantor ao Brasil foi em 1998 e, dois anos depois, lançou o disco “Roberto Leal canta Roberto Carlos”. O ultimo disco, “Arrebenta a festa”, saiu em 2016.

No último ano, Roberto Leal foi candidato a deputado estadual de São Paulo pelo PTB, mas não conseguiu ser eleito.

Veja também:

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
wpDiscuz
Sair da versão mobile