Foto: Bruno Castilho

Olá amigos torcedores e simpatizantes da Portuguesa de Desportos!

O próximo jogo da Lusa pela série A2 será contra Taubaté, no Joaquinzão, no dia 23 de fevereiro.

A história deste confronto mostra que já foram disputadas 46 partidas, com saldo amplamente favorável a Portuguesa, foram 31 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. A Portuguesa marcou 94 gols e sofreu 48.


O primeiro jogo ocorreu em 5 de maio de 1935 no estádio Monsenhor Silva Barros, em Taubaté, na ocasião a Lusa venceu por 5 X 1, sendo uma partida de caráter amistosa. O último jogo foi em 1 de abril de 2007 quando a Lusa sapecou 2 X 1 pelo Paulistão A2 daquele ano, sendo realizado no estádio do Canindé.

A última derrota da Lusa para esta equipe interiorana foi em julho de 1988, quando o burro da Central venceu por 3 X 0. São, portanto, quase 28 anos de invencibilidade.

A maior goleada rubro-verde foi em maio de 1945, em Taubaté, quando a Portuguesa venceu pelo score de 6 X 0 em um jogo amistoso. Já a maior derrota ocorreu pelo placar de 0 X 3, em duas ocasiões: em 1988, como já acima descrito, e em 1957, ambas amistosas e realizadas na cidade do Vale do Paraíba.

Ditão foi o jogador luso que mais vezes enfrentou, vestindo a camisa rubro-verde, o time do Taubaté, foram ao todo 15 pelejas. Já o maior artilheiro da Portuguesa contra este simpático adversário é Ocimar com 9 tentos.

O time principal da Portuguesa já atuou no estádio Joaquinzão por 7 vezes: 1 vitoria (ocorrida em 1983), 4 empates e 2 derrotas. Marcou 4 gols e sofreu 7 tentos.

Não há um artilheiro que possamos indicar como destaque da Lusa neste estádio, pois os que marcaram fizeram um tento cada. Mas a título de curiosidade, Piraju marcou 3 gols, porém válido pela Copa São Paulo de Juniores. Toquinho é o jogador Luso que mais vezes atuou neste palco, isto em 3 oportunidades.

É isso aí pessoal.
Um abraço rubro-verde para todos!

Por Sérgio Luiz Henriques