Antonio Quintal

Tranquila vitória do Benfica na Luz.                                                         Na noite da ultima sexta-feira foi aberta a décima segunda rodada do campeonato português da Liga. No Estádio da Luz, perante 34.752 torcedores, o Benfica venceu a Acadêmica de Coimbra por 3 a 0. O brasileiro Jonas abriu a contagem aos 35’ da primeira parte quando aproveitou a cobrança de um pênalti. Na fase final, aos 24’, Jonas voltou a marcar em outra grande penalidade. Coube a Renato Sanches marcar um golaço aos 40’ quando acertou belo chute de fora da área no canto esquerdo da meta dos “Estudantes”. Em nenhum momento da partida a equipe de Coimbra ameaçou a vitória encarnada. Dessa forma o Benfica se mantém na terceira colocação. Do outro lado a situação é das mais preocupantes, o time das “Capas Negras” não dá sinais de reação para tentar fugir do penúltimo lugar e o rebaixamento vai se tornando mais próximo.

Porto leva susto nas consegue virar no Dragão.                                        No sábado, jogando para 28.617  assistentes, o Porto passou por um susto e depois conseguiu ficar com os três pontos diante do bom time do Paços Ferreira. A equipe da Capital do Móvel surpreendeu nos primeiros minutos e logo aos 8’ Bruno Madeira mandou a bola para as redes do espanhol Casillas. Ainda na fase inicial o Porto chegou ao empate com o mexicano Corona aos 29’. O gol da vitória portista surgiu aos 24’ do segundo tempo quando Layún, também mexicano, cobrou pênalti e marcou. Ao final da partida o técnico visitante Jorge Simão reclamou da arbitragem de Carlos Xistra, por causa do lance que resultou no gol da vitória dos mandantes.


Sporting encontrou dificuldades, mas venceu na Madeira.                   O líder Sporting se apresentou no sábado diante do Marítimo no Estádio dos Barreiros com 7.139 torcedores presentes e encontrou muitas dificuldades para sair da Madeira com a vitória por 1 a 0.  O conjunto insular jogou com muita disposição, exerceu forte marcação nos jogadores de  Jorge Jesus que tiveram muitos problemas para tentar impor sua melhor condição técnica. Ao final da fase inicial o marcador não foi movimentado. Os leões chegaram ao triunfo aos 8’ do segundo período quando Adrien Silva conseguiu bater o goleiro Salin. O time da casa forçou a barra em cima da defesa leonina, e foi aí que apareceu a figura do arqueiro Rui Patrício que fechou o gol e se tornou o nome do jogo. Em mais uma oportunidade, a defesa do Sporting segurou as pontas e ajudou muito na conquista da décima vitória no campeonato.

Vexame do Belenenses no Restêlo.                                                               O Belenenses foi protagonista de um grande vexame no Estádio do Restêlo ao ser batido pelo Vitória de Setúbal por 3 a 0.  Ao final do primeiro tempo os visitantes venciam por dois a zero. Aos 15’ Suk abriu a contagem e mostrou que os visitantes poderiam ficar com a vitória. Aos 18’ André Horta aumentou a vantagem do Setúbal. Na fase final, aos 15’, Suk marcou outra vez e passou a régua. O nome do jogo foi o sul-coreano Suk que marcou dois dos três gols dos sadinos que assim chegaram ao sétimo lugar. Para o time de Belém fica o aviso da fraca campanha feita até agora que poderá complicar sua permanência na Liga. Na casa do Belenenses estiveram 4.161 torcedores.

Arouca soube fazer a lição de casa.                                                  Jogando diante de seus torcedores,  o Arouca soube impor sua condição de dono da casa e venceu o Boavista por 3 a 2 em jogo dos mais movimentados que agradou os 1.942 espectadores presentes ao Estádio Municipal de Arouca. Os mandantes começaram melhor e aos 19’ o brasileiro Maurides abriu o placar. Os axadrezados equilibraram a partida e alcançaram o empate aos 35’ quando Tengarrinha cobrou penalidade máxima e se deu bem. Mal deu tempo da turma do Bessa comemorar a igualdade e Ivo Rodrigues desempatou no minuto seguinte. Mostrando muito empenho e força ofensiva a equipe alvinegra tornou a empatar aos 45’ da primeira parte com Henrique. No segundo tempo houve muito equilíbrio e aos 37’ Nuno Coelho desempatou para o Arouca ao cobrar de forma certeira uma grande penalidade. Bom resultado para o Arouca que chega ao sétimo posto. Em relação ao Boavista o resultado foi péssimo para quem está na antepenúltima colocação.

Jogo equilibrado e empate no Estoril.                                                 Ontem no Estádio Antonio Coimbra da Mota, Estoril, Caiscais, diante de 1.147 espectadores, Estoril e Nacional da Madeira empataram por 1 a 1 em jogo dos mais parelhos. No primeiro tempo não houve gol. O  placar foi aberto aos 10’ da fase final quando os madeirenses abriram o marcador com Salvador Agra. Os amarelinhos pressionaram bastante em busca do empate que surgiu aos 42’ com o gol do brasileiro Léo Bonatini. Resultado que justificou o futebol apresentado por duas equipes que tem mesma pontuação na prova.

União vence na Madeira e se afasta dos últimos lugares.                        Se apresentando no Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, diante de 1.982 torcedores o União venceu o modestíssimo Tondela por 2 a 0 e melhorou um pouco sua condição na tábua de classificação. O brasileiro Danilo Dias abriu o placar aos 42’ da primeira fase. Na segunda etapa os mandantes sacramentaram o resultado positivo aos 21’ quando o venezuelano Jhonder Cádiz marcou. Jogo de dois times fracos que precisarão lutar e melhorar muito para evitar o rebaixamento.

Nada de gols em Moreira de Cônegos.                                     Moreirense e S.Braga jogaram ontem em Moreira de Cônegos, fizeram um jogo feio, de poucas ações ofensivas e não foram capazes de mexer no placar do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Um 0 a 0 que não agradou nenhum dos 1.961 torcedores que assistiram ao “jogo”.

A rodada será encerrada nesta segunda-feira com o encontro V.Guimarães x Rio Ave no Estádio D.Afonso Henriques na cidade de Guimarães.

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 Sporting 32 12 10 2 0 21 5 +16 a
2 FC Porto 30 12 9 3 0 25 5 +20 a
3 Benfica 24 11 8 0 3 27 7 +20 a
4 Braga 21 12 6 3 3 17 6 +11 a
5 Rio Ave 18 11 5 3 3 17 13 +4 a
6 7 V. Setúbal 18 12 4 6 2 21 16 +5 a
7 8 Paços Ferreira 17 12 5 2 5 12 14 -2 a
8 7 Arouca 16 12 3 7 2 12 11 +1 a
9 8 Nacional 15 12 4 3 5 11 11 0 a
10 8 Estoril Praia 15 12 4 3 5 10 15 -5 a
11 8 Marítimo 14 12 4 2 6 15 20 -5 a
12 8 Belenenses 13 12 3 4 5 12 26 -14 a
13 V. Guimarães 13 11 3 4 4 9 15 -6 a
14 Moreirense 11 12 2 5 5 9 15 -6 a
15 7 U. Madeira 10 11 2 4 5 7 12 -5 a
16 8 Boavista 9 12 2 3 7 8 16 -8 a
17 Académica 7 12 1 4 7 6 20 -14 a
18 Tondela 5 12 1 2 9 5 17 -12 a

2ª. Liga

Apenas um jogo sem gols em doze disputados.

Feirense vence mais um em casa e segue como o melhor postulante ao acesso.                                                                                               No Estádio Marcolino de Castro, o Feirense derrotou o líder Porto B pela contagem mínima e assegurou a condição de melhor dos postulantes ao acesso à Liga na próxima temporada. O gol da vitória foi apontado pelo brasileiro Higor Platiny cobrando pênalti aos 31’ da segunda etapa. Resultado dos mais importantes para o Feirense que chegou aos 36 pontos ganhos. Festa em Santa Maria da Feira.

Santa Clara vence nos Açores em jogo de muitos gols.                                      No Estádio de São Miguel, Ponta Delgada, Açores, o Santa Clara derrotou o Penafiel por 3 a 2 em partida muito movimentada que agradou o publico presente. O brasileiro Lucas Silva marcou aos 45’ da primeira parte e colocou o Santa Clara em vantagem. Na segunda fase os visitantes empataram aos 10’ com Ivo Gonçalves. Depois de três minutos Lucas Silva marcou outra vez e recolocou os mandantes à frente. Aos 30’, aproveitando a cobrança de grande penalidade, João Martins empatou novamente. Coube a Paulo Clemente anotar o gol da vitória dos mandantes aos 45’. Dessa forma o Santa Clara vai subindo na tábua de classificação enquanto o Penafiel desce a rampa.

Derby minhoto ficou com o S.Braga B.                                      No Estádio Municipal 1º de Maio, Braga, o time B do S.Braga derrotou o V.Guimarães B, 2 a 1, e venceu o derby minhoto.Logo no primeiro minuto de bola rolando, o nigeriano Ogama abriu a contagem para os bracarenses. Placar que permaneceu até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa Carlos Fortes, aos 11’, cobrou pênalti e ampliou a vantagem dos arsenalistas. O costa-marfinense Inters Gui diminuiu aos 32’ para a equipe de Guimarães.

Boa vitória do Acadêmico de Viseu fora de casa.                              Jogando como visitante no Complexo Desportivo de Vila das Aves, o Acadêmico de Viseu, derrotou, de virada, o Desportivo de Aves por 2 a 1. Alexandre Guedes abriu o marcador logo aos 5’ da primeira parte para os donos da casa. A reação da equipe de Viseu surgiu na etapa final. Aos 24’ o brasileiro Carlos Eduardo empatou e aos 46’ , outro brasileiro Yuri fez o gol da vitória atleticana.

Em Covilhã o time da casa ficou com os três pontos.                                        Diante de seus adeptos no Estádio José dos Santos Pinto, Covilhã, o Sporting de Covilhã derrotou o Varzim por 2 a 1.  Os donos da casa foram melhores no primeiro tempo e terminaram com a vantagem de dois gols. Aos 11’, o brasileiro Davidson cobrou penalidade máxima e abriu a contagem. Aos 32’ Edgar Sá ampliou. O time da Póvoa voltou melhor chegou a diminuir o escore aos 15’ com Vitor Hugo, mas apesar da luta não conseguiu chegar à igualdade.

Nada de gols em Freamunde.                                                                    Em Freamunde, jogaram Freamunde e Leixões que não mostraram capacidade de marcar gols. As defesas predominaram e os ataques pouco fizeram. Resultado justo pela inoperância ofensiva das duas equipes.

Mafra vence mais uma em seus domínios.                                                                    No Estádio Dr. Mário Silveira, Mafra, o time da casa se aproveitou da fragilidade do lanterna Oliveirense e venceu por 2 a 0. O brasileiro Alisson abriu o placar aos 41’ do primeiro tempo. Na segunda parte, aos 8’, outro brasileiro Érico Junior fechou as contas a favor dos mandantes.

Tudo igual em Barcelos.                                                                              No Estádio Cidade de Barcelos, Gil Vicente e D.Chaves empataram por 1 a 1. A turma de Chaves marcou primeiro, aos 22’ da fase inicial João Reis colocou a bola no fundo da meta gilista. Somente aos 15’ da segunda etapa o Gil Vicente empatou com um gol do costra-marfinense Goba Zakpa.

Importante vitória do Famalicão em Lisboa.                                                                    No Campo Eng.Carlos Salema, Lisboa, o Famalicão se apresentou bem e ficou com os três pontos ao derrotar o Oriental por 1 a 0. O gol dos vencedores foi assinalado aos 35’ da fase complementar quando o brasileiro Diego Medeiros marcou.

Benfica vence o clássico de Lisboa.                                                                     No Seixal, Lisboa, tivemos o “clássico” Benfica x Sporting, duas equipes B que disputam a segunda liga. Ao final do encontro a vitória foi encarnada com o gol marcado aos 32’ da segunda parte por Nuno Santos. Duas equipes que jogam o campeonato mas não podem subir.

Portimonense perde em casa e perde chance de encostar nos líderes.                                                                                                         Decepção da torcida do Portimonense que viu seu time ser batido dentrop de casa pelo Atlético de Lisboa por 2 a 1. Em dia muito de muita inspiração o suíço Cephas Malele marcou dois gols para os atleticanos. Aos 12’ e aos 35’ da segunda fase. A equipe de Portimão ainda descontou com o brasileiro Fidélis aos 45’ e não teve tempo de buscar o empate. Grande e importante resultado da turma da Tapadinha.

Olhanense vence no Faro e sobe na classificação.                                                                     Outra equipe que se deu bem fora de casa foi o Olhanense que foi ao Faro e lá derrotou o Farense por 2 a 1.Depois de terminar o primeiro tempo sem gols o jogo foi melhor na fase final onde surgiram os tentos que deram a vitória aos visitantes. O Ganês abriu a contagem aos 12’ para a equipe de Olhão. Os donos da casa chegaram ao empate aos 18’ quando o espanhol Ubay Luzardo cobrando pênalti. O gol do triunfo do Olhanense foi anotado aos 45’ por José Coelho.    

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 FC Porto B 40 19 12 4 3 40 23 +17 a
2 Feirense 36 19 9 9 1 23 16 +7 a
3 7 Chaves 32 19 8 8 3 23 16 +7 a
4 8 Sporting B 32 19 9 5 5 28 20 +8 a
5 Portimonense 31 19 8 7 4 27 24 +3 a
6 7 Famalicão 29 19 7 8 4 26 21 +5 a
7 7 Olhanense 28 19 8 4 7 19 19 0 a
8 7 Atlético CP 27 19 7 6 6 18 16 +2 a
9 8 Freamunde 27 19 7 6 6 19 15 +4 a
10 7 SC Braga B 27 19 7 6 6 20 20 0 a
11 7 Ac. Viseu 27 19 7 6 6 21 23 -2 a
12 8 Gil Vicente 27 19 7 6 6 24 20 +4 a
13 8 Desp. Aves 26 19 7 5 7 20 18 +2 a
14 7 Benfica B 26 19 8 2 9 23 25 -2 a
15 7 Sp. Covilhã 24 19 5 9 5 18 23 -5 a
16 7 Santa Clara 23 19 7 2 10 21 23 -2 a
17 8 Varzim 23 19 6 5 8 19 23 -4 a
18 8 Farense 23 19 6 5 8 22 22 0 a
19 7 Mafra 22 19 5 7 7 16 17 -1 a
20 8 Penafiel 21 19 5 6 8 19 25 -6 a
21 8 V. Guimarães B 21 19 5 6 8 18 23 -5 a
22 Leixões 17 19 3 8 8 17 24 -7 a
23 Oriental 15 19 4 3 12 20 29 -9 a
24 UD Oliveirense 10 19 1 7 11 13 29 -16 a

OBS.: Quero agradecer meu amigo e excelente profissional FELIPE LUCENA que é Auxiliar Técnico da ASS. PORTUGUESA DE DESPORTOS.  Grande abraço.

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here