Foto: Fábio Poço/Global Imagens

Antonio Quintal

No primeiro grande clássico da temporada portuguesa disputado na noite de ontem, o Porto venceu o Benfica por 1 a 0 na casa portista. O jogo foi muito equilibrado, se no período inicial o Benfica esteve melhor e exigiu duas grandes defesas de Casillas, não é menos verdade que na segunda etapa o Porto foi superior e acabou merecendo a vitória. O gol do Porto surgiu aos 41’ quando tudo dava a entender que o placar não seria movimentado. Boa trama do ataque azul e branco que começou pela esquerda, onde teve participação decisiva de Varella que ajeitou a bola para o arremate certeiro de André André. Festa da torcida do Porto que vê sua equipe abrir quatro pontos de vantagem sobre um dos seus maiores rivais na competição. O Estádio do Dragão recebeu 49.209 torcedores.

Tudo igual no Bonfin A quinta rodada do Campeonato Português foi aberta na noite da ultima sexta-feira. No Estádio do Bonfin, V.Setúbal e V.Guimarães fizeram um bom jogo e empataram por dois gols para 3.570 torcedores. Logo aos 2’, Henrique, ex-atacante da Portuguesa e do Palmeiras cobrou pênalti e abriu a contagem. Aos 14’ o artilheiro Issoko igualou. No segundo tempo aos 11’, novamente Issoko marcou e colocou os locais em vantagem. Aos 28’ Semedo deu azar, marcou um gol contra e deixou tudo igual no placar. O destaque do jogo foi o atacante congolês Issoko com dois gols.


Tondela perde em casa e começa a se complicar. A jornada seguiu no sábado, na pequena Tondela, no Estádio João Cardoso, com apenas 953 torcedores, o time da casa acabou batido pelo Estoril por 1 a 0. Na fase inicial ninguém marcou, o único gol do jogo surgiu aos 33’ do tempo final quando o brasileiro Léo Bonatini marcou para os amarelinhos.

Na Capital do Móvel os visitantes fizeram a festa. A primeira surpresa da rodada aconteceu sábado em Paços de Ferreira. Jogando diante de seus torcedores o Paços Ferreira foi goleado pelo Rio Ave por 3 a 0. Ao final da primeira etapa, depois de ter cometido uma série de erros, o Paços perdia por 2 a 0. Na etapa final, embora tentasse muito a reação, o time da casa sofreu mais um gol e viu terminar qualquer possibilidade de evitar a derrota. O cabo-verdiano Heldon, artilheiro do jogo, marcou aos 37’ e aos 40’ do período inicial, sendo que o brasileiro Edimar aos 38’ passou a régua e fechou as contas bem positivas para a equipe de Vila do Conde que levou três pontos importantíssimos para casa. No Estádio Capital do Móvel contou com a presença de 2.663 espectadores.

Mais uma derrota da Acadêmica em casa. Vivendo série crise técnica, a Acadêmica perdeu mais uma no campeonato. Desta feita foi o Boavista que se serviu da fragilidade do time de Coimbra. Os axadrezados começaram muito bem a partida e logo no primeiro minuto abriram a contagem quando Zé Manuel marcou. A fase inicial terminou com a vantagem mínima do Boavista. No segundo tempo “os estudantes” tentaram reagir más esbarraram na boa defesa dos visitantes. Aos 21’ do tempo final foi decretada a vitória do Boavista com o segundo gol apontado pelo brasileiro Anderson Carvalho. A Acadêmica segue sem vencer na competição, até foram cinco derrotas em cinco rodadas. No Estádio Cidade de Coimbra estiveram 3.507 torcedores.

Jogo fraco e sem gols na Madeira. União da Madeira e Arouca fizeram uma das piores partidas do campeonato ao empatarem no Estádio da Ribeira Brava por 0 a 0. As duas equipes evidenciaram total falta de capacidade para mexer no marcador. Portanto nada mais justo a igualdade nula. Apenas 1.608 torcedores presentes.

Hoje teremos o encerramento da rodada. Nesta segunda-feira a rodada será encerrada com a realização de três jogos. Em Lisboa o Sporting enfrenta o Nacional da Madeira, o S.Braga tem o Marítimo pela frente na cidade de Braga e no Restelo o Belenenses recepciona o Moreirense.

A bola rolou pela II Liga com rodada completa.
Atlético perde na Tapadinha. O time B do Porto foi ao Estádio da Tapadinha e em jogo dos mais movimentados venceu o Atlético por 3 a 2. Os donos da casa começaram bem a partida e aos 12’ abriram o placar quando Vouho aproveitou a cobrança de uma penalidade máxima. Os visitantes chegaram ao empate aos 44’ com o brasileiro Gleison Moreira e virou aos 45’ com André Silva. Na etapa final Gleison Moreira voltou a marcar aos 15’ e somente aos 47’ o costa-marfinense Vouho diminuiu pára os atleticanos.

Olhanense vence em casa. Jogando no Estádio José Arcanjo, na cidade de Olhão, o Olhanense venceu o Oliveirense por 2 a 0. O italiano Galassi cobrou pênalti aos 23’ do primeiro tempo e inaugurou o placar. Na segunda parte aos 47’ João Oliveira fechou a contagem para os donos da casa. Já o time de Oliveira de Azeméis continua na lanterna e sem vencer depois de oito rodadas disputadas.

Benfica B ganha mais uma no Seixal. Atuando no Centro de Treinamento do Seixal, a equipe B do Benfica derrotou o Gil Vicente por 1 a 0. O gol encarnado foi marcado aos 42’ por João Nunes.

Tudo igual em Braga. Na cidade de Braga, S.Braga e Feirense empataram por 1 a 1 em jogo disputado no Estádio 1º de Maio. Os bracarenses abriram o placar no ultimo minuto da fase inicial com Carlos Fortes. No segundo tempo a equipe de Santa Maria da Feira chegou ao empate aos 4’ quando Vasco Rocha marcou.

Leixões não consegue vencer em Matosinhos. Jogando no Estádio do Mar, Matosinhos, o Leixões não conseguiu vencer o Mafra e não passou de um empate por 1 a 1. O time da casa marcou aos 27’ do segundo tempo com Pedras. O jogo caminhava para seu final quando o nigeriano Adelaja empatou aos 47’ e tirou a segunda vitória do Leixões no campeonato.

Boa vitória do Desportivo de Aves em Lisboa. Jogando no Estádio Eng. Carlos Salema em Lisboa, o Desportivo de Aves enfrentou e venceu o Oriental por 2 a 0. O artilheiro do jogo foi Alexandre Guedes que marcou aos 16’ do primeiro tempo e aos 38’ da segunda etapa e garantiu vitória importante da equipe de Vila das Aves.

Em Portimão deu empate. No Estádio Municipal de Portimão, Portimonense e S.Covilhã ficaram no empate por um gol. Aos 19’ do primeiro tempo o português Jorge Pires abriu o marcador para o time da casa. O empate da equipe de Covilhã surgiu aos 26’ com o cabo-verdiano Mailó.

Em Famalicão o placar ficou em branco. No Estádio Municipal 22 de junho em Vila Nova de Famalicão, tivemos um jogo feio e sem gols. Famalicão e Acadêmico de Viseu não conseguiram mexer no placar. Empate que acabou agradando os visitantes que ganharam um pontinho fora de casa e seguem nas primeiras colocações.

Sporting B vence em Freamunde. Jogando no Complexo Desportivo de Freamunde, o time B do Sporting derrotou o Freamunde por 2 a 1. O jogo foi muito equilibrado e quando todos pensavam que a partida ficasse sem gols o placar foi movimentado nos últimos minutos. Aos 42’ Daniel Podence marcou para a equipe de Alvalade. Aos 47’ o brasileiro Matheus Pereira aumentou para os Leões. O Freamunde diminuiu aos 51’ com Pedrinho.

Boa vitória do Penafiel em casa. Em jogo disputado no Estádio 25 de Abril, Penafiel, o Penafiel conquistou boa e importante vitória, 1 a 0,contra o Desportivo de Chaves que tem mostrado credenciais para conquistar o acesso. Em partida das mais disputadas os donos da casa marcaram o gol da vitória ocorreu aos 22’ da primeira etapa com o brasileiro Vieira.

Finalmente o Santa Clara venceu nos Açores. Somente na oitava rodada do campeonato o Santa Clara conseguiu vencer em casa. Ontem no Estádio São Miguel em Ponta Delgada nos Açores, o Santa Clara venceu o Farense por 2 a 0. O zagueiro brasileiro Accioly abriu o placar aos 8’ da fase inicial. Ainda nesta etapa, o brasileiro Rafael Batatinha colocou números finais no placar. Depois de três vitórias como visitante os açorianos venceram pela primeira vez como mandante.

Na Póvoa deu Varzim. Jogando diante de sua torcida no Estádio da Póvoa, o Varzim derrotou o V.Guimarães B por 1 a 0. O gol dos vencedores foi apontado aos 16’ do segundo período quando Nelsinho marcou.

Classificação:
1- Porto B 18
2- Sporting B 17
3- S.Braga B 15
4- D.Chaves 14
5- Ac.Viseu 14
6- Atlético 13
7- Varzim 13
8- Benfica B 13
9- Santa Clara 12
10- Famalicão 11
11- Olhanense 11
12- Portimonense 11
13- Farense 11
14- Penafiel 11
15- Gil Vicente 9
16- D.Aves 9
17- V.Guimarães B 8
18- Freamunde 8
19- Oriental 8
20- Mafra 8
21- Feirense 7
22- Leixões 6
23- S.Covilhã 6
24- Oliveirense 2

Próxima Rodada ( 9ª.)
Dia 30 Setembro

D.Aves x Leixões
Farense x Portimonense
Gil Vicente x Oriental
V.Guimarães x Penafiel
Porto B x Varzim
Ac.Viseu x Atletico CP
D.Chaves x Benfica B
S.Covilhã x S.Braga B
Feirense x Famalicão
Oliveirense x Freamunde
Sporting B x Olhanense
Mafra x Santa Clara

Um abraço e até a próxima
Antonio Quintal

Foto: Fábio Poço/Global Imagens

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here