Foto: David Mdzinarishvili/Reuters

Antonio Quintal*

Não poderia ter sido melhor para Portugal, o sorteio das eliminatórias que indicarão as seleções européias que participarão da Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Cabeça de chave no sorteio realizado em São Petersburgo, na Rússia, Portugal deu sorte e não enfrentará França e Itália. O caminho parece mais fácil aos portugueses que jogarão contra Suíça, Hungria, Letónia, Andorra e Ilhas Feroé. No aspecto teórico o Grupo B parece ser mais tranquilo para a qualificação portuguesa. Logo após o sorteio, Fernando Santos, técnico da Seleção de Portugal, tratou de baixar o entusiasmo dos mais eufóricos ao dizer que “Não é tão fácil como se poderá dizer”.


As probabilidades de Portugal ter um grupo muito mais difícil nas eliminatórias eram grandes, a preocupação era “cruzar” com Itália ou França.

No grupo B, a Suíça passa a ser o adversário mais dificil e perigoso para Portugal. Apesar de não estar nem na qualificação para a Euro 2016.

A Hungria é a terceira classificada no Grupo F nas eliminatórias para a próxima Euro.Os hungaros estão atrás da Irlanda do Norte e Roménia. Na pratica, a Hungria não deve ser pedra na trajetória portuguesa para o Mundial.

A Letônia, não bem na disputa das eliminatórias para a Euro 2016. Até aqui foram seis partidas e nenhuma vitória. A maior atração da Letônia e o atacante Rudnevs que joga pelo Hamburgo na Alemanha.

Quanto as demais seleções Ilhas Faroe e Andorra, não me parece lógico imaginar que uma delas possa tirar pontos dos portugueses. São selecionados amadores que ainda tentam caminhar no futebol europeu.

Reconhecendo que a missão de Portugal está relativamente simplificada, o técnico Fernando Santos mostra certa satisfação com o sorteio, mas ressalta que é preciso tomar cuidado no futebol.

Acompanhe abaixo os grupos sorteados:

Grupo A
Luxemburgo
Bielorrússia
Bulgária
Suécia
França
Holanda

Duas seleções de muita tradição, França duas vezes campeã e a Holanda. Em nível um pouco mais baixo vem a Suécia que tem um vice-campeonato.

Grupo B
Andorra
Letónia
Ilhas Feroé
Hungria
Suíça
Portugal

Grupo C
São Marino
Azerbaijão
Noruega
Irlanda do Norte
Rep. Checa
Alemanha

Um grupo fácil para os atuais campeões mundiais. A Alemanha vai passear nesse grupo.

Grupo D
Geórgia
Moldávia
Rep. Irlanda
Sérvia
Áustria
País de Gales

Um grupo extremamente equilibrado, onde quatro equipes aparecem com possibilidades iguais. Fora da briga estão Geórgia e Moldávia.

Grupo E
Cazaquistão
Arménia
Montenegro
Polónia
Dinamarca
Roménia

Outro grupo onde não há nenhum país do primeiro escalão e onde três seleções vão lutar com equilibrio de forças. ( Dinamarca, Polônia e Romênia).

Grupo F
Malta
Lituânia
Eslovénia
Escócia
Eslováquia
Inglaterra

Parece ser um grupo fácil aos ingleses, mas não é. Entendo que será suada, dificil mesmo a classificação inglesa.

Grupo G
Liechtenstein
Macedónia
Israel
Albânia
Itália
Espanha

Aqui um verdadeiro clássico do futebol mundial, onde duas seleções campeãs vão decidir a vaga nos jogos entre ambas. Os demais são meros figurantes.

Grupo H
Chipre
Estónia
Grécia
Bósnia
Bélgica

Um grupo muito bom para a Bélgica que deverá se classificar sem grandes problemas. Talvez a Grécia coloque certa resistencia no caminho dos belgas.

Grupo I
Finlândia
Turquia
Ucrânia
Islândia
Croácia

Aqui a briga é boa, são seleções praticamente do mesmo nível. Todo mundo tem chance. Claro que a Rússia, país promotor, não estará participando da disputa das eliminatórias.

Pelo menos no sorteio, Portugal começou bem.

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

* Jornalista de torcedor da Lusa

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here