Por Antonio Quintal*

Taça de Portugal
O S.Braga muito perto da final do Jamor. O S.Braga deu grande passo para garantir sua vaga na final da Taça de Portugal desta temporada que será disputada dia 31 de Maio no Estádio Nacional do Jamor.

Ontem no Estádio AXA , Braga, o time da casa não tomou conhecimento do Rio Ave e venceu pelo clássico placar de 3 a 0 em jogo de ida da referida competição. A estrela do jogo foi Zé Luís que marcou os três gols dos bracarenses. Ao final da primeira etapa os locais já venciam por 2 a 0. No S.Braga jogaram seis brasileiros, Baiano, Aderlan, Djavan, Luiz Carlos, Mauro e Alan.


Na equipe visitante estiveram o goleiro Ederson e o médio Diego Lopes. Ainda teremos o jogo da volta em Vila do Conde no próximo dia 30, mas dificilmente essa larga vantagem dos arsenalistas será desfeita. O S.Braga busca seu segundo titulo de Campeão da Taça de Portugal, o Rio Ave quer o primeiro.

O Sporting decide hoje sua sorte na Prova Rainha
Depois de empatar por dois gols com o Nacional na Madeira pelo jogo de ida, hoje em Alvalade o Sporting decide sua sorte na Taça de Portugal na partida de volta. Ao que tudo indica, deste encontro sairá o adversário do S.Braga na grande final da Taça. Pois dificilmente o S.Braga deixará escapar essa chance depois da vantagem aberta ontem contra o Rio Ave.

Por falar em Taça de Portugal, acompanhe abaixo o ranking das conquistas:

Benfica – 25 titulos
Porto – 16
Sporting – 15
Boavista – 5
Belenenses – 3
V.Setúbal – 3
Acadêmica Coimbra – 2
Beira-Mar, V.Guimarães, Leixões, S.Braga e Estrela da Amadora – 1 vez.

Na 2ª. Liga é grande a briga pelo acesso

Encerrada a 37ª rodada da II LIGA PORTUGUESA e a briga pelo acesso é muito grande. Duas equipes parecem determinadas e não abandonam as primeiras colocações. Desportivo de Chaves e Tondela seguem firmes na ponta da classificação e tudo indica que alcançarão a tão sonhada promoção à LIGA.

Em casa o líder ganhou mais uma
No sábado, apesar de sofrer bastante até abrir a contagem, o Desportivo de Chaves bateu o V.Guimarães B por 2 a 0 no Estádio Municipal Eng..Manuel Branco Teixeira. O marcador só foi aberto quando faltavam dois minutos para o final do jogo. Foram necessários dois pênaltis para a conquista da suada vitória. Aos 43’ da segunda etapa Raphael Guzzo cobrou e aproveitou a primeira penalidade máxima e 49’ Luís Barry converteu a segunda cobrança e sacramentou mais um resultado positivo dos líderes da prova. O técnico Carlos Pinto escalou o Desportivo de Chaves com Stefanovic, João Góis, Pierre Sagna, Stephane Madeira e Miguel Angelo, Duarte, Raphael Guzzo, João Patrão, Luis Barry, Issoko e João Mário. Ainda entraram: João Vieira, João Reis e Fall, substituíram João Patrão, João Mário e Duarte. Nunca vi um time com tanto João! Na reserva do Chaves esteve o zagueiro Ícaro que surgiu no futebol de Brasília para depois passar pelo futebol carioca e goiano antes de chegar em Portugal.

A surpresa da competição faz outra vítima
Atuando diante de sua torcida, no Estádio João Cardoso, o Tondela, grande surpresa da competição, fez outra vítima. Desta feita foi o Porto B que sentiu a força dos mandantes e caiu por 3 a 1. Ao termino da primeira parte o Tondela vencia por 2 a 1. Aos 15’ e aos 34’, o artilheiro Piojo marcou duas vezes, o Porto B diminuiu aos 44’ com Frederic Maciel. No segundo tempo, Tomás Podstawski marcou contra aos 16’ e aumentou a vantagem dos vice-líderes. O Tondela jogou e venceu com : Cláudio Ramos, Edu Machado, Deyvison e Vitor Alves, Pedro Araújo, Fábio Pacheco, Nuno Santos, Rúben Saldanha, Renato Santos, Piojo e Tozé Marreco. O técnico Quim Machado ainda promoveu as seguintes alterações: Carraça, Márcio Souza e Joel Silva entraram nos lugares de Nuno Santos, Renato Santos e Piojo. O zagueiro Deyvison é brasileiro revelado no América Mineiro e já andou pelo futebol turco.

No clássico da Madeira, o União levou a melhor
No clássico insular, disputado no Estádio Municipal de Machico, o União se saiu melhor ao derrotar o Marítimo B por 2 a 1. Os mandantes marcaram o primeiro gol com o brasileiro Dyego Souza aos 41’ da fase inicial. A virada do União aconteceu na fase final com os gols marcados por Rúben Andrade e Miguel Fidalgo cobrando pênalti. Vitória importante dos visitantes que ainda sonham com o acesso. Jogo que teve a presença de dois brasileiros. No Marítimo B jogou Dyego Souza, revelado no Moto Club do Maranhão. No time União tivemos a atuação do volante Willian Soares que surgiu no Vila Nova GO. Agora com 62 pontos ganhos o União ainda está na briga pelo acesso.

O lanterna perde mais uma e se afunda cada vez mais
Na Trofa, o Trofense não ofereceu resistência ao Beira-Mar e viu a equipe do Aveiro ganhar por 3 a 0. O primeiro gol dos visitantes foi marcado aos 16’ da fase inicial. No segundo tempo, Leandro Chaparro marcou duas vezes e passou a régua. Neste jogo disputado no Complexo Desportivo do Trofense, tivemos a participação de dez brasileiros, sendo quatro pelo lanterna ( Eduardo Enrique, Rafael Silveira, Dário Junior e João Pedro) e seis pelo Beira-Mar ( Alan Henrique, Anderson Matos, Rafael Assis, Paulinho, Giordano e Nadson Viana). Os donos da casa seguem na ultima colocação com apenas 29 pontos depois de conhecerem a 22ª derrota.

Boa vitória do Feirense fora de casa
Quem obteve boa vitória fora de casa foi o Feirense que foi ao Estádio Carlos Osório em Oliveira de Azeméis e venceu o Oliveirense pela contagem mínima. O único gol da partida foi marcado aos 43’ da primeira parte através Luiz Phellype . Resultado que deixa a equipe de Santa Maria da Feira em condições de buscar o acesso. No momento o Feirense está na quinta colocação com 62 pontos.

Sporting B fez seu papel
O time secundário do Sporting B fez sua parte no sábado quando jogou no Stadium Aurélio Pereira e venceu o Leixões por 3 a 1. Quando foi encerrado o primeiro tempo os Leões venciam por dois a zero, gols de João Palhinha e Diego Rubio. Na fase complementar Lewis Enoh diminuiu para a turma de Matosinos e Gelson Martins definiu para o Sporting B. Jogo que contou com a presença cinco brasileiros. Pelo Sporting jogou Wallysson, já pelo Leixões jogaram Roberto Sousa, Bruno Lamas, Thiago de Leonço e Alemão.

Em Viseu o time casa ganhou mais uma
Em Viseu, no Estádio do Fontelo, o Atletico protagonizou a goleada da rodada ao bater o Oriental por 4 a 0. Os visitantes ainda ofereceram certa resistência no primeiro tempo que terminou com a vantagem mínima do time local gols de Tiago Almeida aos 39’. No segundo o Atletico dilatou o marcador com Tiago Almeida, João Amorim e Clayton Leite. Apenas 737 torcedores presentes que viram cinco brasileiros em ação. No Atlético jogaram Dalbert, Alex Porto, Clayton Leite e Sandro Lima. Pelo Oriental jogou Roncatto.

Na Tapadinha deu Atlético
Seriamente ameaçado pelo rebaixamento, o Atletico conseguiu sua oitava vitória no campeonato ao vencer o Sporting de Covilhã por 2 a 1 no Estádio da Tapadinha. Depois de um primeiro fraco e sem gols, o jogo melhorou no tempo final. Os locais marcaram dois gols com Ibrahim Kargbo e Manuel Palacios, os visitantes diminuíram com João Traquina. Os três pontos ficaram com o Atletico que luta para fugir da forca. Péssimo resultado para os Leões de Covilhã que tiveram brecada a arrancada às primeiras colocações. Apenas 696 torcedores prestigiaram o encontro que teve a presença de dois brasileiros. Nos vencedores jogou o zagueiro Roberto Ribeiro, nos vencidos atuou o dianteiro Erivelto Silva que no Brasil defendeu o Guaraní, Guaratinguetá e Madureira.

Em Vila das Aves o mandante se deu bem
Em Vila das Aves, no Estádio Clube Desportivo das Aves, o Desportivo de Aves venceu o Farense por 2 a 0. Miguel Vieira abriu o placar logo aos 2’ do primeiro tempo. Na parte final o brasileiro Higor Platiny fechou a contagem. Jogo acompanhado por 672 torcedores. Apenas um brasileiro no jogo, Higor Platiny revelado pelo Inhumas GO.

Boa vitória do Portimonense em Braga
No Estádio 1º de Maio, o S.Braga B foi pego de surpresa pelo bom futebol do Portimonense e perdeu por 2 a 0. No primeiro tempo não houve gols. Na fase complementar o time de Portimão marcou com Dener e Ricardo Pessoa e ficou com os três pontos. O tradicional estádio do Braga contou com a presença de 320 torcedores. No Portimonense atuaram sete brasileiros, Maurício ( zagueiro revelado no São Paulo), Fabricio (volante, Capivariano, Botafogo RP),Dener ( meia revelado pelo São Paulo), Ewerton ( Volante revelado no Fluminense, Paulista, Madureira), Rafinha ( meia revelado no São Paulo, Guarani, Ceará), Fidelis ( atacante revelado no Cruzeiro, BOA, PSV) e Gleison ( meia revelado no RED BULL).

Vitória encarnada em Olhão
Em Olhão, no Estádio José Arcanjo, o Benfica B venceu o Olhanense por 2 a 1 com gols de João Teixeira aos 10’ da primeira fase e do brasileiro Victor Andrade ( ex-Santos) aos 24’,da segunda etapa. Para o Olhanense marcou Rodrigo Antonio quando faltavam quatro minutos para o final. Partida que contou com cinco brasileiros. No Olhanense atuaram Diogo Melo ( que passou pelo Cruzeiro) , Rodrigo Antonio ( zagueiro revelado no Vasco ), Murilo ( revelado no Barueri) e Weldon ( atacante que defendeu o Benfica, Belenenses, Sport, Cruzeiro, Criciuma e outros). Victor Andrade jogador revelado no Santos defendeu o Benfica B.

Em Freamunde, o único jogo sem gols
A única partida que terminou sem gols foi disputada por Freamunde e Santa Clara no Complexo Desportivo de Freamunde que contou com 888 assistentes. Empate que foi ruim para as duas equipes. O Freamunde perdeu a chance de se aproximar das primeira colocações e o Santa Clara não consegue desgrudar da linha da degola. O time dos Açores está há um ponto do abismo. Jogo que contou com a presença de quatro brasileiros, dois para cada lado. Robson e Jô Oliveira pelo Freamunde e Accioly que defendeu a Portruguesa de Desportos em 2004 ( época da Ability) e Rafael Batatinha ( revelado pelo Bahia).

Placar da Rodada

Tondela 3-1  FC Porto B
Freamunde 0-0  Santa Clara
Marítimo B 1-2  U. Madeira
Trofense 0-3  Beira-Mar
UD Oliveirense 0-1  Feirense
Sporting B 3-1  Leixões
Ac. Viseu 4-0  Oriental
Atlético CP 2-1  Sp. Covilhã
Desp. Aves 2-0  Farense
SC Braga B 0-2  Portimonense
Chaves 2-0  V. Guimarães B
Olhanense 1-2  Benfica B
P J V E D GM GS DG
1 Chaves 67 37 17 16 4 51 34 +17 Jogos
2 Tondela 66 37 17 15 5 52 36 +16 Jogos
3 Benfica B 63 37 18 9 10 70 50 +20 Jogos
4 Sporting B 63 37 18 9 10 52 44 +8 Jogos
5 Feirense 62 37 18 8 11 50 39 +11 Jogos
6 U. Madeira 62 37 17 11 9 52 30 +22 Jogos
7 Freamunde 61 38 16 13 9 39 25 +14 Jogos
8 Sp. Covilhã 60 37 17 9 11 54 36 +18 Jogos
9 FC Porto B 55 37 16 7 14 59 49 +10 Jogos
10 V. Guimarães B 54 38 16 6 16 60 48 +12 Jogos
11 Portimonense 52 37 13 13 11 43 45 -2 Jogos
12 UD Oliveirense 52 37 14 10 13 40 46 -6 Jogos
13 Ac. Viseu 48 37 13 9 15 45 44 +1 Jogos
14 Beira-Mar 48 37 13 9 15 42 41 +1 Jogos
15 Oriental 46 37 11 13 13 35 41 -6 Jogos
16 Leixões 46 37 13 7 17 43 49 -6 Jogos
17 Desp. Aves 44 37 10 14 13 41 46 -5 Jogos
18 Farense 43 37 10 13 14 33 46 -13 Jogos
19 Olhanense 38 37 8 14 15 39 51 -12 Jogos
20 Santa Clara 36 37 6 18 13 27 38 -11 Jogos
21 SC Braga B 36 37 8 14 15 38 52 -14 Jogos
22 Atlético CP 35 37 8 11 18 46 60 -14 Jogos
23 Marítimo B 35 37 9 8 20 33 60 -27 Jogos
24 Trofense 29 37 7 8 22 28 62 -34 Jogos

Próxima Rodada

Benfica B 10/04  18:00  Chaves h2h
U. Madeira 11/04  15:00  Ac. Viseu h2h
FC Porto B SABADO  Trofense h2h
V. Guimarães B SABADO  Tondela h2h
Farense SABADO  Atlético CP h2h
Portimonense SABADO  Desp. Aves h2h
Olhanense SABADO  Freamunde h2h
Oriental SABADO  Marítimo B h2h
Beira-Mar SABADO  SC Braga B h2h
Feirense SABADO  Leixões h2h
Santa Clara SABADO  UD Oliveirense h2h
Sp. Covilhã DOMINGO  Sporting B h2h

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

* Jornalista e torcedor da Lusa

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here