Por Antonio Quintal*

Mais uma vitória do Benfica em casa
O Benfica continua mandando no Campeonato Português. Em jogo inserido na 25ª rodada o time encarnado, com gols de Jonas no primeiro tempo e Eliseu na fase final, derrotou o S.Braga por 2 a 0 e segue na liderança do campeonato. A torcida do Benfica lotou o Estádio da Luz, 62.122 espectadores viram a equipe começar a partida com : Júlio Cesar, Max Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu, Salvio, Samaris, Pizzi e Gaitan, Jonas e Lima. O técnico Jorge Jesus ainda utilizou três reservas, André Almeida, Ola John e Ruben Amorim que substituíram Max Pereira, Gaitan e Samaris respectivamente. O time de maior torcida em Portugal segue com quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Porto. São 65 contra 61 pontos.

O Porto vence apertado e continua na perseguição ao líder
No Estádio do Dragão, diante de 34.199 torcedores, o Porto, com dificuldades, bateu o modesto Arouca, 1 a 0, gol de Abolbakar no primeiro tempo. O Porto jogou Fabiano, Ricardo Pereira ( Helton), Martins Indi, Marcano e Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Óliver ( Ruben Neves) e Aboubakar, Quaresma ( Tello) e Brahimi. O goleiro brasileiro Fabiano foi expulso com apenas doze minutos de bola rolando. O técnico espanhol Lopetegui foi obrigado a retirar Ricardo Pereira para colocar Helton na meta portista. Resultado que mantém o time azul e branco na segunda colocação com 61 pontos.


Sporting bate o Marítimo na Madeira e segue em terceiro
Jogando na Madeira, o Sporting derrotou o Marítimo, 1 a 0, gol marcado por Adrien na primeira parte cobrando penalidade máxima. O Estádio dos Barreiros abrigou 6.892 pagantes. O técnico Marco Silva escalou o time de Alvalade com: Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Ewerton e Jefferson, João Mário ( André Martins), Rosell e Adrien, Carrillo ( Carlos Mané), Slimani ( Tanaka), Nani. O Sporting continua na 3ª. Colocação com 53 pontos.

Vitória de Setúbal surpreende em Guimarães
Sábado em Guimarães, o Vitória de Setúbal protagonizou uma surpresa quando venceu o Vitória de Guimarães por 1 a 0. O gol foi assinalado por Rambé na segunda etapa. O Estádio Dom Afonso Henriques recebeu 18.975 torcedores. Para a equipe de Setúbal os três pontos significam distancia da zona da degola.

No Restelo, Belenenses e Estoril empataram
Diante de sua torcida, o Belenenses ficou no empate por dois gols com o Estoril. Jogo muito movimentado, cheio de alternativas que agradou os 2.123 assistentes que estiveram no Estádio do Restelo. No primeiro tempo os visitantes abriram o placar com Balboa, os mandantes igualaram com Ricardo Dias. Na fase decisiva, Pelé cobrou grande penalidade e colocou a equipe de Belém à frente. Quando faltavam nove minutos o Estoril chegou ao segundo gol com Tozé.

Gil Vicente dá outro passo rumo ao descenso
Precisando dos três pontos para fugir das ultimas colocações o Gil foi incapaz de segurar o Moreirense e acabou derrotado pela contagem mínima. A representação de Moreira de Cônegos marcou o tento da vitória na segunda parte através Gerso. O Estádio Cidade Barcelos contou com a presença de 4.270 torcedores. Derrota que aproxima ainda mais o time gilista do rebaixamento.

Desta vez os Estudantes fizeram bem a lição de casa
Finalmente a Acadêmica venceu como mandante. O Estádio Cidade de Coimbra contou com a presença de 6.221 espectadores que viram a primeira vitória da Briosa em casa. Os “Estudandes” derrotaram o Nacional da Madeira por 2 a 1. Na primeira fase o time de Coimbra abriu o marcador com Marcos Paulo. No segundo período Lucas Mineiro ampliou a vantagem. Os madeirenses diminuíram nos acréscimos com Marcos Matias. Foram necessárias vinte e cinco rodadas para que a Acadêmica conseguisse vencer diante de seus adeptos.

Penafiel segue seu calvário
No Estádio 25 de Abril, o Penafiel diante de 971 torcedores foi batido pelo Rio Ave por 2 a 0 e se afundou ainda mais na tábua de classificação. Os gols da turma de Vila do Conde foram marcados por Del Valle e Hassan na segunda etapa. A nova derrota do lanterna, causou a demissão do técnico Rui Quinta.

Paços Ferreira passa pelo Boavista na Capital do Móvel
No primeiro encontro dessa rodada, jogando como mandante e com 3.559 torcedores presentes no Estádio Capital do Móvel, o Paços de Ferreira venceu o Boavista por a 1 a 0,gol apontado por Manuel José cobrando pênalti no ultimo minuto da fase inicial. Na etapa final os axadrezados lutaram bastante e tentaram o empate que não veio.

P J V E D GM GS DG
1 Benfica 65 25 21 2 2 62 11 +51 Jogos
2 FC Porto 61 25 19 4 2 57 10 +47 Jogos
3 Sporting 53 25 15 8 2 46 22 +24 Jogos
4 SC Braga 46 25 14 4 7 39 17 +22 Jogos
5 V. Guimarães 40 25 11 7 7 37 24 +13 Jogos
6 Paços Ferreira 36 25 10 6 9 31 35 -4 Jogos
7 Belenenses 36 25 9 9 7 25 26 -1 Jogos
8 Rio Ave 33 25 8 9 8 31 31 0 Jogos
9 Nacional 32 25 9 5 11 31 35 -4 Jogos
10 Moreirense 31 25 8 7 10 22 28 -6 Jogos
11 Marítimo 30 25 9 3 13 31 35 -4 Jogos
12 Estoril Praia 27 25 6 9 10 27 42 -15 Jogos
13 Boavista 25 25 7 4 14 20 40 -20 Jogos
14 Académica 25 25 4 13 8 19 30 -11 Jogos
15 V. Setúbal 23 25 6 5 14 18 40 -22 Jogos
16 Arouca 20 25 5 5 15 17 39 -22 Jogos
17 Gil Vicente 19 25 3 10 12 19 40 -21 Jogos
18 Penafiel 16 25 4 4 17 22 49 -27 Jogos

 

Próxima Rodada

SC Braga SEXTA  Académica
Estoril Praia SABADO  Penafiel
Rio Ave SABADO  Benfica
Nacional SABADO  FC Porto
Boavista DOMINGO  Belenenses
Moreirense DOMINGO  Marítimo
Arouca DOMINGO  Gil Vicente
Sporting DOMINGO  V. Guimarães
V. Setúbal SEGUNDA  Paços Ferreira

Artilheiros da Liga

Artilheiros                                                                                           Gols
Jackson Martinez (Porto) 17
Lima (Benfica) 12
Ahmed Hassan Koka (Rio Ave) 12
Andre Andre (Vitória de Guimarães) 11
Marco Matias (Nacional) 11
Jonas (Benfica) 10
Anderson Talisca (Benfica) 9
Moussa Maazou (Maritimo) 9
Deyverson (Belenenses) 8
Eduardo Salvio (Benfica) 8

Veja o que aconteceu na 2ª. LIGA PORTUGUESA

União perde em casa e se afasta dos primeiros lugares
Jogando na Ribeira Brava no Centro Desportivo da Madeira, o União perdeu para o surpreendente Tondela por 2 a 1. Os madeirenses deixaram escapar a grande chance de se igualar ao Tondela na classificação. Dessa forma o União permanece com 53 pontos enquanto o Tondela chegou aos 59 na vice-liderança. Os visitantes marcaram com Thiago Barros e Luis Machado, já nos acréscimos Elio Martins descontou para os insulares.

Olhanense surpreende o Beira-Mar no Aveiro
No Estádio Mário Duarte, Aveiro, o Beira-Mar foi pego de surpresa pelo Olhanense e perdeu por 1 a 0. Gol de Galassi no segundo tempo. Vitória que revigora as forças da equipe de Olhão para fugir das ultimas colocações.

Maritimo B e Oliveirense judiaram da bola
No Estádio da Imaculada Conceição, Funchal, o Maritimo B e o Oliveirense mal trataram a bola e mereceram ficar no 0 a 0. Empate ruim para a equipe de Oliveira de Azeméis que perdeu a oportunidade de se aproximar do topo da tabela.

No Faro, deu Benfica B
No Estádio São Luís, Faro, o Benfica B não encontrou dificuldades para bater o Farense por 3 a 0. Ao final da primeira etapa os encarnados marcaram com Pawel Dawidowicz e Nelson Semedo, na parte final Nuno Santos passou a régua.

Feirense vence em casa e ainda pensa no acesso
Jogando no Estádio Marcolino de Castro em Santa Maria da Feira, o Feirense teve problemas para vencer o S.Braga B por 3 a 1. Fabinho marcou o único gol da primeira fase para os mandantes. Na etapa final os bracarenses empataram com Menga. Quando faltavam quatro minutos para o final, Luiz Phelype fez o segundo gol e ele mesmo marcou o terceiro já no tempo adicional. Resultado que mantém vivas as esperanças do Feirense em subir à Liga.

Nos Açores o líder deixou dois pontos
Mesmo não realizando boa campanha na competição, o Santa Clara, jogando no Estádio São Miguel em Ponta Delgada, segurou o líder Desportivo de Chaves no 1 a 1. O placar foi aberto por João Vieira no ultimo minuto da fase inicial. Os açorianos buscaram a igualdade que veio com o gol de Vouho. Só para lembrar, o zagueiro Accioli que defendeu a Portuguesa de Desportos em 2004 é o Capitão do Santa Clara.

Sporting B ganha mais uma
Jogando no Stadium Aurélio Pereira, Alcochete, o Sporting B venceu o Acadêmico de Viseu por 2 a 1. Os Leões marcaram no primeiro tempo com Rúbio. Na fase complementar Geraldes aumentou a vantagem que foi diminuída por Tiago Gonçalves.

S.Covilhã passa pelo lanterna
Atuando diante de sua torcida no Estádio Santos Pinto, Covilhã, o Sporting de Covilhã derrotou o Trofense por 2 a 0 gols de Bhel na primeira fase e Zé Tiago no tempo final. O Leões de Covilhã continuam na briga pela promoção à Liga.

Leixões vence com folga em Matosinhos
Aproveitando dos fatores campo e torcida, o Leixões venceu com tranqüilidade o Atlético de Lisboa por 3 a 0.Ao final do primeiro tempo o time de Matosinhos vencia pela contagem mininma, gol de Mendes. Na fase final o placar foi dilatado com gols de Enoh e Tiago De Leonço. Festa no Estádio do Mar.

Oriental e Freamunde não mereceram outro placar
Foi de doer o jogo entre Oriental e Freamunde disputado no Engenheiro Carlos Salema, Lisboa, e o placar sem gols acabou fazendo justiça ao futebol apresentado pelos dois times. Os mandantes procuraram impedir a vitória do Freamunde que ainda está na briga pelo acesso. Por sua vez, o Freamunde não mostrou competência para furar o bloqueio local.

Outro jogo sem gols em Portimão
A terceira partida sem gols da rodada foi jogada no Estádio Municipal de Portimão, onde Portimonense e V.Guimarães B não conseguiram mexer no placar. O destaque ficou por conta do goleiro Ricardo Ferreira que evitou a derrota dos mandantes.

Porto B vence em casa
O time B do Porto, jogando no Estádio Luiz Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, venceu o Desportivo de Aves por 2 a 1. Com apenas dois minutos o Porto marcou seu primeiro gol com Gonçalo Paciência. Ainda na fase inicial os visitantes igualaram com Miguel Vieira. Ainda nesta etapa, Frederic marcou o segundo tento azul branco.

JORNADA 34 2015-03-15
Portimonense 0-0  V. Guimarães B
FC Porto B 2-1  Desp. Aves

Classificação

P J V E D GM GS DG
1 Chaves 60 34 15 15 4 46 32 +14 Jogos
2 Tondela 59 34 15 14 5 46 33 +13 Jogos
3 Freamunde 57 34 15 12 7 36 21 +15 Jogos
4 Benfica B 54 34 15 9 10 62 47 +15 Jogos
5 Sp. Covilhã 54 34 15 9 10 50 33 +17 Jogos
6 Sporting B 54 34 15 9 10 45 42 +3 Jogos
7 Feirense 53 34 15 8 11 43 38 +5 Jogos
8 U. Madeira 53 34 14 11 9 46 29 +17 Jogos
9 UD Oliveirense 52 34 14 10 10 38 39 -1 Jogos
10 FC Porto B 51 34 15 6 13 54 44 +10 Jogos
11 V. Guimarães B 50 34 15 5 14 58 43 +15 Jogos
12 Portimonense 48 34 12 12 10 39 40 -1 Jogos
13 Beira-Mar 45 34 12 9 13 38 38 0 Jogos
14 Oriental 45 34 11 12 11 34 35 -1 Jogos
15 Ac. Viseu 45 34 12 9 13 41 40 +1 Jogos
16 Leixões 42 34 12 6 16 37 44 -7 Jogos
17 Farense 40 34 9 13 12 31 42 -11 Jogos
18 Desp. Aves 38 34 8 14 12 38 45 -7 Jogos
19 Olhanense 36 34 8 12 14 36 47 -11 Jogos
20 SC Braga B 35 34 8 13 13 38 47 -9 Jogos
21 Santa Clara 34 34 6 16 12 26 36 -10 Jogos
22 Marítimo B 34 34 9 7 18 30 55 -25 Jogos
23 Atlético CP 32 34 7 11 16 43 54 -11 Jogos
24 Trofense 26 34 6 8 20 27 58 -31 Jogos

Próxima Rodada

UD Oliveirense X  Sporting B
Olhanense X  V. Guimarães B
Marítimo B X  Leixões
Benfica B X  Portimonense
Freamunde X  FC Porto B
SC Braga B X  U. Madeira
Atlético CP X  Feirense
Trofense X  Oriental
Tondela X  Santa Clara
Desp. Aves X  Beira-Mar
Chaves X  Farense
Ac. Viseu X  Sp. Covilhã

Um abraço e até a próxima.

Antonio Quintal

* Jornalista e torcedor da Portuguesa. Atualmente é comentarista da Web Rádio Lusa

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here