Foto: Everton Calício/Portuguesa

Eu estava lá, outros milhares também. Mas, mais importante, a Portuguesa estava lá. A Portuguesa de Djalma Santos, Eneas e Dener. A Portuguesa que aprendemos a amar.

Do Monte Olimpo da bola, eles viram em campo um time digno dos grandes esquadrões que vestiram a camisa verde encarnada ao longo da história.

Ganhar ou perder é do futebol, mas esses meninos conseguiram algo que não tem preço. Resgataram um orgulho perdido em meio a tantas decepções nos últimos anos.

O Canindé estava cheio, como nos bons tempos. Pulsava, em uma sinergia entre jogadores e torcedores. E foi assim desde o início. Jogo a jogo ganhando corpo, atraindo mais adeptos.

Uma campanha heroica, diante de tantas dificuldades. O time que não tem divisão superou equipes das Séries A e B. Derrotou um Palmeiras que, se dependesse da tal grande mídia, teria um mero compromisso burocrático diante da Lusa.

Se a taça não veio, azar da Copa São Paulo, que deixou de ter um campeão com uma bela história, ainda mais especial em tempos de abismo financeiro no futebol brasileiro.

O manto foi bem vestido, por jovens que deixaram a alma em campo e saíram do tapete verde de cabeça erguida, assim como os torcedores. A tristeza não é pela derrota em si, mas por saber que a “máquina do tempo”, que nos fez relembrar de uma Portuguesa vibrante, pode ter feito a sua última “viagem”.

Não sei o que futuro nos trará. Se esses meninos seguirão e ajudarão na reconstrução ou se continuarão suas vidas longe do clube. Independentemente disso, eles conquistaram a maior vitória possível: nos deram esperança!

Por Elcio Mendonça

NETLUSA EM UM CLIQUE
Ative as notificações do NetLusa, receba alerta de gols e todas as notícias do portal e fique por dentro de tudo o que acontece na Portuguesa. Clique AQUI e saiba mais!

24 COMENTÁRIOS

  1. É exatamente esse o sentimento… o sentimento de resgate da relação time torcida que havia se perdido. Oq esse time de meninos criou com a torcida, o profissional não tinha há bons anos. Espero que tenha sido um começo e não apenas um acaso…

  2. LUTO!!!! Que tristeza do caralho!!! Mais do que ninguém esses MLK mereciam o título, porém…. Caímos de pé como a muito tempo não fazíamos, agora bola pra frente na A2 e se DEUS e NOSSO SENHOR JESUS CRITO quiser subir pra A1!!!

  3. Essa molecada resgatou uma parte do nosso orgulho. Até nossas camisas jogadas no fundo da gaveta voltaram a ser usadas. Só nesse final de semana eu vi quatro.
    Agora o que precisamos é sabedoria e competência para segurar esses garotos. Tenho absoluta certeza que não será fácil, mas não é uma missão impossível.
    Obrigado Zanardi! Vc foi um tremendo maestro.
    Obrigado meninos! Por resgatar aquilo que estava perdido.
    Dá-lhe Lusa!!!

  4. Parabéns garotos da lusa lutaram até o final estou muito orgulhoso do nosso time , provamos como nós somos grandes , avante lusa !!!!!nossa torcida então 1ue maravilha lotamos 1/2 estadio sensacional estou muito emocionado …

  5. Ontem vi no Canindé algo que não se via a muito tempo e sinceramente acreditava que nunca mais iria ver … a torcida em peso e unida !
    A torcida da Portuguesa, sempre tão criticada por presidentes e diretores, mostrou que é JUSTA quando o time faz por merecer !
    Não conseguimos a classificação, mas saímos vitoriosos de campo ! Conseguimos fazer renascer o orgulho de ser torcedor da Lusa ! Só tenho a agradecer aos atletas e comissão técnica dos juniores por isso !
    Parabéns pela campanha, muito obrigado pelas alegrias e que as lágrimas de tristeza que vimos no final do jogo logo se transformem em lágrimas de alegrias com muitas conquistas para nossa amada Lusa !

  6. Parabéns a esses garotos e comissão técnica, voces foram os verdadeiros heróis e campeões com todas as dificuldades que passamos, com um elenco pequeno e renegados dos outros times. A luta continua e tenho certeza vamos ir bem longe e com resultados positivos. Ontem o Canindé estava lindo, a nossa lusa acordou, o gigante acordou. Parabéns a todo elenco e comissão técnica, grandes revelações futuras para o nosso profissional. Vai Lusa !!!

  7. Parabéns a toda comissão Técnica, Jogadores , Diretoria agora é dar sequência com esses jogadores no profissional Cesinha é monstro ,rumo a elite de novo porra a Portuguesa resurgiu no cenário nacional cacete ganhamos dos Porco e engrossamo o jogo para o Flamengo .

  8. Lindo texto, Élcio! É isso aí. Não estou conseguindo conter as lágrimas diante do que você escreveu e dos comentários dos amigos. Meu sangue é rubro-verde!!!!!!!! Eu te amo Portuguesa!!!!!!!!

  9. Tenho um site onde escrevo sobre cerveja, música e futebol. Porém, ao escrever sobre esse último tema, 9 em cada 10 textos acabam sendo sobre minha amada Lusa.
    O último que escrevi fala sobre nossa honrosa e brilhante participação na copinha e o resgate do sentimento de orgulho da torcida em ver em campo jogadores honrando o manto rubro verde.
    Peço que, caso gostem, sigam acompanhando o site.
    O link do texto é esse: https://futbeer.wordpress.com/2018/01/23/ressurgimento/

  10. Esses garotos do sub-20 onde muitos eram do sub-17 merecem todos esses elogios que estão recebendo. Afinal enfrentaram de igual para igual um Flamengo semi-profissional onde nada menos do que 6 atletas já fazem parte do time profissional . Parabéns garotos.

  11. texto emocionante, parabéns a toda equipe e comissão técnica, tive orgulho de ontem ver o jogo junto com meus dois netos – o primeiro de 09 anos JÁ LUSA, JÁ SAIU AQUI DE MG E ENTROU EM CAMPO NAQUELE TRISTE JOGO COM O VILA DE GOIÁS.
    O OUTRO COM DOIS ANINHOS ONTEM JÁ VESTIU O MANTO QUE UM DIA SERVIU PRO IRMÃO.
    DA-LHE LUSA, ENQUANTO DEUS NOS DER SAÚDE, NOSSO ORGULHO É VOCÊ.
    QUE O TIME PROFISSIONAL POSSA APROVEITAR ESTA CHAMA ACESA E FERVENTE, JOGAR BOLA E NOS DAR A TÃO SONHADA VAGA PRO PAULISTÃO A1 EM 2019 E DEPOIS VENCER A COPA PAULISTA.

  12. A GLORIOSA LUSA NOS FEZ VIAJAR NO TEMPO , LEMBRANÇAS DE UM TIME AGUERRIDO E FOCADO, QUE SE NÃO FOSSE O JUIZ SAFADO A HISTÓRIA SERIA OUTRA , IRÍAMOS RANCAR AS PENAS DESSES URUBUS EM PLENO CANINDÉ, MAIS TENHAM CERTEZA DE UMA COISA A RECONSTRUÇÃO ESTÁ NO CAMINHO CERTO.E DÁ-LHE LUSA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here