Foto: Beto Boschiero/Ferroviária

O ano de 2017 chega ao fim e a Portuguesa não tem o que comemorar após mais uma temporada pífia para o clube do Canindé. No primeiro ano de gestão do presidente Alexandre Barros, a Lusa não atingiu os objetivos. Muito pelo contrário. Sofreu nas competições em que disputou.

Sob comando de Tuca Guimarães, a equipe rubro-verde iniciou a Série A2 do Campeonato Paulista com o objetivo de subir. Mas ficou longe disso. Já comandada por Estevam Soares, que substituiu Tuca no decorrer da competição, a Portuguesa terminou o torneio na 13ª colocação, duas acima do Velo Clube, o primeiro rebaixado.

Na Copa do Brasil, o desempenho foi semelhante. Após passar pelo Uniclinic-CE na primeira fase, a Lusa tropeçou diante do Boavista-RJ, no Canindé, e deu adeus à competição.

Restava apenas a Série D do Campeonato Brasileiro, que era o objetivo principal do clube rubro-verde. Um fracasso deixaria a Portuguesa sem divisão nacional em 2018. E foi o que aconteceu. Em apenas seis rodadas, a Lusa teve nova mudança de treinador, desta vez Mauro Fernandes assumiu, e muitas dispensas de jogadores. O resultado não poderia ser outro. Eliminação precoce e sem divisão no próximo ano.

No entanto, a Portuguesa viu uma oportunidade para retornar à Série D: vencer a Copa Paulista. O início não foi bom e fez Mauro Fernandes ser dispensado. PC Gusmão foi contratado. Mesmo sem jogar um grande futebol, a Lusa foi ultrapassando as fases até chegar semifinal, sendo eliminada pela Ferroviária, que acabou campeã. Esta foi a última chance de a equipe rubro-verde ter calendário nacional em 2018.

As más campanhas nos últimos anos também custaram a Copa do Brasil, competição que a Lusa disputava desde 2007 e que ficará de fora em 2018.

No total, foram quatro treinadores em apenas um ano e mais de 50 jogadores contratados. Além disso, Emerson Leão foi contratado para ser o executivo de futebol do clube, mas saiu após divergência com o presidente Alexandre Barros.

Depois de um 2017 pífio, o que esperar da Portuguesa na Série A2 e Copa Paulista, únicas competições que restaram?

NETLUSA EM UM CLIQUE
Ative as notificações do NetLusa, receba alerta de gols e todas as notícias do portal e fique por dentro de tudo o que acontece na Portuguesa. Clique AQUI e saiba mais!

13 COMENTÁRIOS

  1. Uma vergonha o primeiro ano do Alexandre Barros. Pra quem defecava pelo microfone um monte de verdades, dizendo que era entendedor de futebol, ficou um gosto amargo. Viu que não é tão simples assim. O problema é que não admite os erros. Fica dizendo no famoso microfone que só não subiu na A2 por causa do pênalti no Leandro Domingues é que não foi a final da copa paulista por causa da arbitragem. Não vê erros. Aliás, até vê, mas sempre compartilhado. Se não baixar a bolinha, vai continuar patinando. Perdeu o melhor jogador do time e já anunciou o Zé Roberto. Para 2 jogos. Disse que um velho conhecido está voltando. Mas pode não dar certo. Somos um time fora de série e isso é responsabilidade sua, presidente.

  2. Vai ser mesmo difícil.
    já que pelo lados do Canindé as coisas são sempre assim, deveriam tentar o ZÉ ROBERTO para a A2 e jogando de meia sem obrigação de marcar.
    na minha opinião e pelo perfil dele como atleta, se treina duas vezes na semana joga sem muito esforço, é uma forma dele poder seguir com seu cargo no PALMEIRAS.
    Ele gosta de jogar e este é o ponto.
    não sei se vale a pena , mas com a chegada do Rafael Moura – HE MAN, O BIL está sem clima no AMÉRICA MINEIRO., quem sabe.

    UMA COISA É CERTA A CADA NOVO CAMPEONATO NOSSO ESFORÇO DEVE SER EM SUA TOTALIDADE,TEMOS DE DAR TUDO QUE PODEMOS, É PRECISO SAIR DESTE ATOLEIRO.
    DEVE COLOCAR TUDO QUE TEM A NIVEL DE CLUBE, TENDO ACESSO IMEDIATO, JÁ CLARIA UM POUCO.

    SE EU TIVESSE DINHEIRO BANCAVA UNS 04 DE 50 MIL CADA UM, DE CARA NA A2, CONTRATO DE 04 A 05 MESES.
    TENDO 01 ACESSO IMEDIATO, O PRÓXIMO VIRÁ NA SEQUÊNCIA.

    BOM ANO NOVO A TODOS,AVANTE LUSA.

  3. Ñ sei pra que essa retrospectiva. Tds já sabe do vexame q foi em 2017.
    Vamos torcer para q neste ano de 2018, apareça 1 parceiro q queira assumir a APD. E q os conselheiros a provem essa parceria.
    Pq só assim poderemos voltar a ser oq era ou melhor.
    Pra frente Lusa.

  4. Retrospectiva só serve pra quem é ddesinformado. Pra quem ñ acompanha o noticiario e o dia do clube.
    No + é enchemento de linguiça e falta de noticia atual da hora do momento.
    Pra frente Lusa!
    É oq interessa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here