Foto: Carlos Alberto Costa/zerozero.pt

Por Antonio Quintal*

Não poderia ter sido melhor a despedida do Benfica na ultima rodada do Campeonato Português. Além de ter motivos de sobra para comemorar o 34ª titulo do Campeão Nacional, o time encarnado ainda goleou o Marítimo por 4 a 1 e alegrou ainda mais sua imensa e fanática torcida. O placar foi aberto aos 6’ com um gol do brasileiro Lima. Aos 31’ Marega empatou para os madeirenses. Antes do final da primeira parte, Jonas desempatou para o Benfica. Na parte final, Lima e Jonas completaram o serviço. A Catedral da Luz acolheu 60.532 torcedores que fizeram muita festa. O time campeão alinhou: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu, Salvio, Samaris, Pizzi, Gaitán, Lima e Jonas. Durante a partida entraram Talisca, Mukhtar e Silvio nos lugares de Pizzi, Salvio e Eliseu. Os insulares se apresentaram com Wellington Lima, João Diogo, Briguel, Bauer, Raul Silva, Ferreira, Danilo Pereira, Alex Soares, Bruno Gallo, Marega, Xavier. No segundo tempo entraram Rossi, Fransérgio e Bessa. Sairam Ruben Ferreira, Alex Soares e Xavier. Foi a 27ª vitória do Benfica no campeonato. Já os insulares perderam pela nona vez fora de casa.

Com preguiça e vaias, o Porto venceu o lanterna no Dragão
Jogando de forma preguiçosa e recebendo muitas vaias, o Porto venceu o rebaixado Penafiel por 2 a 0. Os gols só saíram nos últimos oito minutos de jogo. Aos 37’, Aboubakar abriu o placar e aos 47’ o lateral brasileiro Danilo encerrou a contagem. Apesar da partida não valer praticamente nada, 16.009 torcedores estiveram presentes ao estádio do Dragão na despedida azul e branca do campeonato.


No Estoril, os “canarinhos” se despediram com vitória
No Estádio Antonio Coimbra da Mota, diante de 1.196 espectadores, o Estoril fez a lição de casa e derrotou o Boavista por 2 a 0. Ao final da fase inicial os mandantes venciam pela contagem mínima, aos 8’. Léo Bonatini marcou. No segundo tempo Rubens Fernandes fechou o placar no ultimo minuto. Depois de muitos anos fora do principal campeonato de Portugal, os axadrezados do Boavista conseguiram a manutenção da equipe na Liga. Por outro lado os canarinhos não conseguiram repetir a boa performance da temporada anterior e terminaram na 12ª colocação.

Belenenses vence fora de casa e se classifica para a Liga Europa
Não poderia ter sido melhor a campanha do Belenenses no campeonato. Jogando em Barcelos, o time do Restelo venceu por 2 a 0. A vitória foi construída com gols de Fábio Nunes aos 7’ e Tiago Caeiro aos 40’ do segundo tempo. Jogo visto por 1.500 torcedores. Resultado que deu ao time azul de Belém a condição de participar da eliminatória da Liga Europa. O Belenenses terminou na 6ª posição com 48 pontos ganhos. Melancólica despedida dos gilistas que estão rebaixados para a II Liga na próxima temporada.

Nacional ganha na Choupana, mas não vai à Europa
Jogando para 3.200 torcedores no Estádio da Madeira, o Nacional venceu o Paços Ferreira por 3 a 0. Placar construído com gols de Fábio Cardoso (contra) aos 13’ e Marco Matias aos 42’ da primeira parte. No segundo tempo os insulares fecharam a conta com Tiago Rodrigues aos 7’. Uma boa vitória do Nacional que reagiu muito tarde e não conseguiu a vaga para a disputa da Liga Europa. Os madeirenses ficaram com o 47 ponto no 7º lugar.

Mesmo perdendo em casa, Arouca permanece na Liga
O Arouca se despediu do campeonato perdendo em casa para o Moreirense por 2 a 1. Com apenas 800 torcedores no Estádio Municipal de Arouca, a representação de Moreira de Cônegos superou os mandantes e ficou com os três pontos. Ao intervalo os visitantes já venciam por dois gols de diferença. Aos 31’ Gerson abriu o placar, aos 39’ o mesmo Gerso marcou outra vez. Os locais diminuíram aos 41’, com Vuletich. O Arouca fecha a prova coo o objetivo alcançado, conseguiu permanecer na Liga. O Moreirense tinha propósitos iguais e também os obteve.

Vitória apertada do Sporting em Vila do Conde
Outro que se despediu com vitória foi o Sporting. Os Leões de Alvalade foram à Vila do Conde e diante de apenas 3.747 torcedores venceram apertadamente o Rio Ave por 1 a 0. Gol de Nani aos 13’ do tempo final. O Sporting terminou a competição como 3º colocado e vai disputar a eliminatória da Champions League. O time da casa fechou a disputa na 10ª. posição com 48 pontos.

Jogo cheio de gols em Coimbra
Diante de 3.498 torcedores presentes no Estádio Cidade de Coimbra, a Acadêmica foi batida pelo V.Guimarães por 4 a 2. Os visitantes abriram o marcador aos 34’ da primeira etapa com Ricardo Valente. Passados cinco minutos e Pedro Nuno empatou. Na parte final surgiram mais gols. Aos 9’, Otávio fez o segundo do Guimarães, Tomané marcou o terceiro aos 14’, Ivanildo diminuiu aos 24’ e Ricardo Valente encerrou a contagem aos 49’. Os Estudantes terminaram a prova na 15ª. colocação com 29 pontos ganhos. O V.Guimarães fechou a competição no 5º lugar que o coloca na disputa da Liga Europa.

Goleada do S.Braga em casa
No Estádio Municipal de Braga, o S.Braga goleou o V.Setúbal por 5 a 0. Ao final da primeira etapa, os bracarenses venciam por três gols. Aos 5’, João Schimidt marcou contra. Éder aos 23’ aumentou para os arsenalistas. Quando faltava um minuto Pedro Tiba marcou o terceiro. No segundo tempo Éder fez o quarto aos 19’ e aos 36’ Salvador Agra fechou as contas. O S.Braga terminou no quarto lugar com 58 pontos e lugar na Liga Europa, enquanto o time de Setúbal teve performance fraca e acabou na 14ª. colocação com apenas 29 pontos.

Mais um campeonato encerrado, com mais um titulo do Benfica. Para a próxima disputa teremos a novidade do pequeno Tondela entre os principais clubes do país. A outra atração será a presença do União da Madeira que conseguiu o acesso por terminar a II Liga como vice-campeão.
Agora vamos aguardar pelas decisões da Taça da Liga e da Taça de Portugal.

Um abraço e até a próxima.
Antonio Quintal.

* Jornalista e torcedor da Lusa

Foto: Carlos Alberto Costa/zerozero.pt

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here